Dicas práticas de como instalar um chuveiro elétrico com segurança

06/03/2023min de leitura

Uma das principais opções dos consumidores na hora de escolher o produto que irá fornecer água aquecida para banhos confortáveis e relaxantes são os chuveiros elétricos. Afinal, nada melhor do que chegar em casa depois de um dia cansativo e tomar um bom banho quentinho, não é? Agora imagine chegar nesse momento do dia e perceber que o chuveiro não está funcionando, que precisará ser substituído? 


Essa é uma situação mais comum do que você pode imaginar, por isso, quando esse momento chegar, é importante que você entenda como instalar um chuveiro elétrico para acabar com o perrengue de maneira rápida e caseira. O chuveiro elétrico é um aparelho bem mais prático comparado com as duchas, por exemplo, por conta do seu aquecimento próprio, onde você não precisa de um sistema de aquecimento de água separado. 


Além disso, os chuveiros elétricos oferecem a vantagem de uma regulagem de temperatura constante e mais simples, pois, ao escolher o nível ideal de aquecimento da água para o seu banho, ela vai continuar do mesmo jeito até o final dele. Os chuveiros elétricos também gastam uma quantidade menor de água no processo de aquecimento dela, mesmo representando uma boa parte da conta de energia. 


Você já sabe como instalar um chuveiro elétrico no caso de precisar substituir o seu? Se quer aprender mais sobre, chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo com dicas e um passo a passo práticos para te ajudar a entender como lidar com essa situação, caso seja necessário. Para mais conteúdos como este não deixe de acompanhar nosso blog, lá falamos sobre os mais variados e importantes assuntos do mercado imobiliário!


O que é necessário para instalar um chuveiro elétrico?


O primeiro passo para instalar um chuveiro elétrico de forma correta e prática é separar os materiais necessários para fazer essa instalação. Usar as ferramentas corretas é imprescindível para evitar qualquer dano ou problema futuro. Nesse caso, você vai precisar de:

 

  • Escada;
  • Fita isolante ou conector elétrico;
  • Furadeira (em alguns casos);
  • Alicate;
  • Fita veda rosca;
  • Chave Philips;
  • Chave teste;
  • Chave de fenda.


Muito provavelmente você já possui a maioria desses itens na sua casa, mas é importante lembrar que pode ser que você não precise usar todas elas. Com isso dito, agora vamos ao passo a passo da instalação dessa peça.


Como instalar chuveiro elétrico em alguns passos simples


1. Desligue a energia e a água


O primeiro passo da nossa lista é desligar a eletricidade e a água da casa antes mesmo de começar tudo. Para isso, abra o registro do chuveiro para que toda a água do encanamento escorra e faça um teste para garantir que não há corrente elétrica. Lembre-se, ainda, de confirmar se a voltagem da casa é a mesma do chuveiro (127V ou 220V) e que o fio terra do aparelho está conectado a um sistema de aterramento.


2. Monte o chuveiro e comece a instalação


Na hora de montar o chuveiro e começar a instalação, é o momento de fazer o encaixe do cano do chuveiro. Passe a fita veda rosca e faça, aproximadamente, seis voltas no sentido horário. Em seguida, encaixe o corpo do chuveiro no cano, conhecido ainda como braço do chuveiro. Nesse caso, também é indicado passar uma fita veda rosca nos canos do braço antes de instalar na parede, assim você garante uma melhor fixação.


No caso de banheiros que ainda não tenham o cano do chuveiro à mostra, é necessário furar a parede de acordo com o encanamento do espaço. Para que tudo seja feito de forma correta, é importante contar, nesse momento, com ajuda profissional.


3. Prenda o chuveiro na parede


Chegou o momento da fixação do chuveiro. Essa fase é simples, depois de passar a fita veda rosca, rosqueie o braço do chuveiro na parede para deixá-lo firme, porém sem muita força para evitar danificar o equipamento. Nesse momento, você pode precisar usar alguma ferramenta para ajudar na fixação do chuveiro da melhor maneira. É importante confirmar que o chuveiro está alinhado e reta para que a queda d’água seja perfeita na hora do tão sonhado banho.


4. Identifique os fios de conexão elétrica


Agora a parte que as pessoas mais temem, a fiação elétrica. Apesar de assustar, essa é uma tarefa simples e você não precisa entender muito sobre eletricidade para conseguir executar. Porém, caso não se sinta totalmente seguro, o ideal é poder contar com o auxílio de um profissional. Se você quiser continuar este processo sozinho, o próximo passo é conectar os fios de alimentação do chuveiro à rede elétrica, instalando cada fio conforme sua cor.


Seguindo essas cores, o azul-claro é o fio neutro; o verde ou amarelo podem ser o fio-terra; e vermelho, preto ou marrom o de fase. É importante lembrar de passar a fita isolante no entorno dos fios na hora de conectá-los para evitar problemas elétricos.


5. Faça o encaixe dos acessórios


Nesse passo já nos aproximamos à parte final da tarefa de instalar o chuveiro elétrico. Agora, basta encaixar os acessórios que acompanham o aparelho, como suporte, chuveirinho, entre outros. 


6. Teste o chuveiro


Por último, mas não menos importante, chegou a hora de testar se toda a instalação foi bem sucedida. Para isso, ligue novamente os disjuntores de eletricidade e a água da casa para abrir o registro do chuveiro. Uma dica importante aqui é fazer o teste primeiro com a temperatura fria e, caso tudo esteja certo, mude para o quente. Com isso, está tudo pronto e seu chuveiro instalado para que você possa desfrutar de um bom e relaxante banho!


Como trocar a resistência do seu chuveiro?


Agora você já sabe como instalar o chuveiro elétrico, mas o que fazer caso seu chuveiro queime? Primeiro, é importante entendermos o que acontece nesses casos. Cada caso é um caso, porém, podemos dizer que na maioria das vezes que o chuveiro elétrico para de esquentar a água, o problema está na resistência, que é a peça responsável pela temperatura da água.


Cada chuveiro conta com um tipo de resistência específico, que precisa estar discriminado na caixa, e no caso da peça queimar, é possível comprar uma nova para substituí-la você mesmo, evitando todo trabalho e tempo perdidos na troca do chuveiro como um todo. O passo a passo para isso é mais simples do que parece:


1. Desligue o disjuntor e desmonte o chuveiro


Antes mesmo de começarmos o processo, é importante fazer o mesmo que no começo da instalação do chuveiro: desligue o disjuntor geral e verifique se não existe corrente elétrica com a chave teste. Em seguida, desmonte o chuveiro e retire a tampa para ter aceso à parte interna. Nesse momento, tenha cuidado para deixar a borracha que fica entre a câmara e a tampa intacta, afinal, é ela que garante a vedação do chuveiro elétrico.


2. Coloque a nova resistência


Chegou o momento de observar bem a posição da resistência queimada para que você possa usar como modelo e posicionar a nova. Aqui você perceberá que existe uma parte maior e uma menor. Não errar no encaixe da resistência nos contatos vai garantir que o chuveiro volte a funcionar. Para retirar a resistência queimada e encaixar a nova você pode usar um alicate.


3. Remonte o chuveiro para colocá-lo no lugar


Antes de religar a energia, abra o registro e deixe a água cair por alguns segundos, igual como indicamos no processo de instalação, pois isso vai evitar que a nova resistência também queime no primeiro momento. Em seguida, você pode ligar o disjuntor e aproveitar seu banho quente normalmente!


Gostou do post? A Nova Época Imóveis espera ter conseguido tirar suas dúvidas quanto à questão de como instalar um chuveiro elétrico. Para mais conteúdos como este, não deixe de conferir nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":