Dicas práticas essenciais para economizar água em casa

04/01/2023min de leitura

Não é a primeira vez que a Nova Época Imóveis fala sobre assuntos ambientais. Já falamos aqui sobre como tornar seu condomínio e sua casa mais sustentáveis, adotando a coleta seletiva, por exemplo, mas agora chegou a hora de falarmos de um assunto de igual importância: como economizar água dentro de casa. A água é um recurso essencial para diversos fins, desde atividades cotidianas até o desenvolvimento econômico do país. Por isso, é importante falar sobre economia de água.


A água é um dos recursos naturais mais desperdiçados, o que prejudica aqueles de baixa renda ou quem mora em lugares mais afastados, por isso economizá-la é essencial não só para a preservação do meio ambiente, mas também para nossa própria qualidade de vida. Além disso, a água também é indispensável para inúmeros processos industriais, como na produção de alimentos e consumo, para a geração de energia, para a agricultura, entre outras atividades.


Atualmente, economizar água não é mais somente uma iniciativa verde, mas uma necessidade e um ato de civilidade. Campanhas para conscientizar a economia da água são cada vez mais frequentes e, por isso, a Nova Época Imóveis achou importante trazer esse conteúdo explicando a importância e enumerando dicas para reduzir o desperdício de água. Lembre-se que temos muitos outros conteúdos interessantes no nosso blog, não deixe de conferir!


Por que é importante economizar água?


Depois da crise dos graves impactos de estiagens e secas no período de 2013 a 2016, onde 48 milhões de brasileiros foram afetados e 18 milhões de pessoas foram impactadas por fenômenos climáticos que resultaram em escassez hídrica, a economia de água se mostrou cada vez mais importante para garantir o acesso a toda a população. 


Um estudo da Agência Nacional de Águas relatou que a demanda por uso de água no país é crescente, com um aumento de até 80% previsto no total retirado de água nos últimos 20 anos. Até 2030, a estimativa é de que a retirada aumente em 30%. Além disso, o estudo apontou que o histórico da evolução dos usos da água está diretamente vinculado ao desenvolvimento econômico e ao processo de urbanização do país. 


Essas são somente algumas das razões fundamentais que a sociedade precisa se conscientizar sobre a importância de economizar água e não correr o risco de ficar sem esse recurso tão essencial para nossa sobrevivência. 


Dicas de como economizar água


Mudanças simples e práticas de hábitos já são de grande ajuda para o futuro da água. Para te ajudar, separamos algumas dicas que vão facilitar esse processo para você:


1. Tente cronometrar o banho


Você sabia que um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água? Por isso, uma boa maneira de economizar água é reduzindo o tempo embaixo do chuveiro para 5 minutos, onde apenas 45 litros são usados. Por isso, o ideal é procurar optar por banhos mais rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. Além disso, para ajudar a potencializar a economia de água, outra boa dica é deligar o chuveiro na hora de lavar o cabelo e ao se ensaboar. 


2. Procure desligar a torneira ao escovar os dentes


Outra dica simples, mas muito importante na economia de água é procurar desligar a torneira na hora de escovar os dentes. Isso porque as torneiras também são outra grande responsável pelo desperdício. Escovar os dentes, lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água. Por isso, procure fechar bem as torneiras sempre que não estiver usando a água e sempre que acabar de usá-las, para evitar que elas fiquem pingando e desperdiçando água. 


3. Dê limite ao uso da máquina de lavar


O ideal aqui é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem para evitar usá-la muitas vezes. Por isso, procure lavar todas as roupas de uma só vez. Para tal, acumule mais roupas para lavar tudo de uma só vez. Alguns eletrodomésticos mais modernos também oferecem um modo econômico, que gasta 30% menos água e energia, outra ótima ideia para adotar na sua casa.


4. Ensaboe todas as louças de uma vez só


Uma dica importante é que, antes de lavar a louça, você retire os restos de comida com a ajuda de um guardanapo ou de uma tolha de papel. Depois disso, procure ensaboar todas de uma só vez com a torneira fechada e faça o enxágue. Outra dica boa é procurar lavar os utensílios menos engordurados primeiro, assim, a gordura não se espalha para outros itens e dificulta a lavagem, exigindo mais gasto de água. 


5. Reaproveite a água da máquina de lavar


A água usada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo por ser considerada suja. Porém, por conter apenas resíduos de sabão, geralmente, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, o quintal e até mesmo regar as plantas, por exemplo. Caso você precise guardar essa água por alguns dias, o ideal é usar um pouco de cloro para evitar a proliferação de micro-organismos que podem causar mau cheiro. 


6. Instale uma descarga com válvula de duplo acionamento


Usar sempre a mesma quantidade de água na descarga é um desperdício. Você sabia que já existem sistemas desenvolvidos para liberar água na bacia sanitária de acordo com a necessidade? A válvula de duplo acionamento pode ser instalada tanto em descargas de parede quanto em caixas acopladas e ajuda a evitar o desperdício. 


7. Evite lavar calçadas com mangueira


Lavar calçadas com a mangueira é uma atitude muito pouco consciente e pode representar um gasto de pelo menos 120 litros de água. Em algumas cidades do Brasil já até existe uma multa para quem faz o uso contínuo de água nesse tipo de atividade. Por isso, procure usar a vassoura para limpar a calçada e o quintal.


8. Use baldes para lavar o carro


Assim com na atividade acima, muitas pessoas ainda usam a mangueira para lavar o carro, outro ato pouco consciente. Para isso, procure optar por baldes de água que ajudam a evitar o desperdício. Outra maneira de economia de água é a eco lavagem, que deixa o veículo limpo e protegido com menos de um litro de água. Tudo o que você precisa para essa prática são dois panos de microfibra, um shampoo especial para lavagem e um borrifador com 400 ml de água. 


9. Verifique e corrija quaisquer vazamentos


Vazamentos e infiltrações podem acontecer sem que você ao menos perceba e eles representam um grande desperdício de água, além de dar um susto na conta que chega no final do mês. Manchas na parede e goteiras são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Mofo, pintura com bolhas, bolor e pintura com aspecto umedecido são alguns sinais. Nesses casos, o mais ideal é buscar ajuda profissional. 


Gostou das nossas dicas? Elas te ajudaram a entender como economizar água? Viu como é fácil implementar alguns hábitos simples para isso? A Nova Época Imóveis espera ter ajudado com essa missão! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":