Atuamos no município do RJ

Dicas simples de como arrumar e organizar um guarda-roupa infantil

13/09/2024min de leitura

Se você nos acompanha aqui pelo blog, certamente já nos viu dar dicas de quais são os melhores tipos de guarda-roupas para quartos de crianças. Porém, além de escolher o tipo certo de armário, também é fundamental saber como arrumar e organizar o guarda-roupa infantil para se certificar de que o ambiente sempre vai estar limpo. Organizar uma casa com crianças pode não ser uma das tarefas mais fáceis, mas é necessário para não sobrecarregar os pais.

Um dos lugares no quarto infantil que mais precisa de organização é o guarda-roupa, especialmente com as crianças crescendo e as compras de roupas infantis se tornando cada vez mais constantes. Para evitar que as novas roupas se misturem com as antigas, que já não servem mais para os pequenos, é importante conhecer dicas para manter o móvel sempre arrumado e funcional, de um jeito que até os baixinhos tenham facilidade de pegar as roupas sem espalhar tudo.

Pensando nisso, a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo com dicas simples de como deixar o guarda-roupa infantil sempre arrumado e organizado, que vão te ajudar a otimizar essa atividade, sem deixar de garantir um ambiente prático e agradável. Para mais dicas de organização ou limpeza dos ambientes da casa, sobre o mercado de imóveis e muito mais, não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais!

Dicas de como organizar um guarda-roupa infantil

A organização do guarda-roupa infantil pode ser um verdadeiro dilema e, quanto mais os pequenos crescem, maior é a dor de cabeça. Por isso, ter um sistema de organização desse móvel é uma necessidade. Aqui vamos dar algumas dicas e sugestões de como criar um sistema de organização para o guarda-roupa infantil, assim, você pode garantir organização e praticidade sempre.

1. Use móveis estratégicos

Em primeiro lugar, é importante pensar em móveis que ajudem a organizar cada peça de roupa, com divisórias internas, prateleiras separadoras, gavetas, cabideiros e outros detalhes relevantes para a praticidade e melhor organização. Agora vamos dar alguns exemplos dos principais itens para se pensar, que incluem:

Guarda-roupas com divisórias

Armários são peças fundamentais para a organização das roupas infantis. Nesse contexto, é interessante optar por um guarda-roupa de 2, 3 ou 4 portas, que podem ser peças modulares, com um ou dois cabideiros, gavetas e prateleiras. É importante ter em mente que, quanto mais divisões estratégicas o guarda-roupa tiver, mais será garantido que cada categoria permaneça no lugar adequado, podendo ser também dividida de acordo com a estação do ano.

Além disso, existem alguns itens pensados em tal organização ou até mesmo na praticidade e equilíbrio para o ambiente, como é o exemplo das portas de correr.

Cabideiros e organizadores

Cabideiros são boas opções de produtos abertos para pendurar roupas ou mantê-las com fácil acesso, sem precisar encher demais o móvel principal. Uma dica importante é usá-los para itens de rotina, ou seja, aqueles mais usados, como uniformes escolares ou roupas para brincar. Isso vai ajudar a tornar o dia a dia ainda mais prático. Para quem preferir, os cabideiros também podem ser usados para casacos, bermudas, calças, camisetas ou vestidos.

Para ficar ainda melhor visualmente, você pode separar as roupas penduradas por tipos, assim, tanto os pais quanto as crianças poderão facilmente encontrar o que procuram.

Cômodas

Uma boa dica para organizar guarda-roupas com pouco espaço ou quartos que não possuem muito espaço é usar cômodas. Além de facilitarem muito a organização, elas guardam as roupas dobradas e sem amassar. Por isso, muitos pais optam por guardar roupas de inverno e roupas íntimas em cômodas, deixando aquelas de uso menos corriqueiro nas gavetas mais abaixo.

Todos esses móveis que mencionamos podem ser usados da maneira mais prática possível e, quando combinados entre si, o principal é escolher produtos de qualidade, para ajudar a organizar as roupas e que sirvam de apoio para as necessidades rotineiras.

2. Categorize as roupas

Depois de pensar nos móveis para o quarto infantil, de verificar o tamanho de cada um deles para que todos caibam no ambiente e compará-los, chegou o momento de começar a pensar em como as roupas serão organizadas e como separá-las de maneira mais prática. Nesse momento, os pais terão que escolher alguns métodos de organização de acordo com a praticidade e a familiaridade, sendo algumas opções:

Organizar por tamanho

Não é uma tarefa fácil fazer caber todas as peças, porém, é possível quando categorizamos as roupas por tamanho, por exemplo. Logo, as peças mais usadas ou aquelas que estão mais justas, que em breve não caberão mais, devem ser colocadas na frente.

Organizar por uso rotineiro

Fazer a organização baseada nas roupas do dia a dia pode ajudar tanto os pais na hora de escolhê-las, quanto as crianças a se arrumarem mais rápido e com combinações adequadas. Isso também ajuda a evitar o uso de peças mais novas ou desgastar as que possam ser usadas em eventos mais formais.

Organizar de acordo com a estação do ano

A organização do guarda-roupa infantil depende única e exclusivamente da rotina dos pais e das crianças. Por isso, muitos pais optam pela organização de cada peça de roupa com base nas estações do ano. Nesse caso, muitos pais optam por organizar cada peça de roupa com base nas estações do ano, podendo organizar os móveis sempre que mudar a estação, deixando as roupas de uso mais frequente mais acessíveis.

Identificando as gavetas e caixas

Outra dica que pode ajudar muito as crianças a encontrarem o que procuram com mais facilidade no guarda-roupa é identificar as gavetas, as prateleiras e as colmeias com o conteúdo que vai em cada uma. No caso de filhos pequenos, o mais ideal é usar desenhos ou fotos para identificar onde fica cada tipo de peça.

3. Faça a separação dos sapatos

Caso o armário escolhido não tenha uma área de sapateira, é possível organizar os pares na prateleira mais baixa. Isso ajuda a facilitar, inclusive, que a própria criança consiga pegar o sapato que deseja, uma vez que estará em uma altura boa. Além disso, evita também que os calçados fiquem espalhados pelo quarto, pela casa ou até mesmo se percam.

Outra opção para organizar os sapatos é com as sapateiras, um móvel versátil que leva em consideração a comodidade e a otimização do espaço. Uma dica importante aqui é retirar os sapatos das caixas e manter o padrão na disposição, sem gerar pilhas ou uma bagunça. Para isso, procure deixar os calçados maiores, tanto de numeração quanto de modelo.

4. Organize os acessórios

Tanto meninas quanto meninos têm acessórios para usar, seja para o cabelo ou outras partes do corpo. Para tiaras, laços e acessórios de cabelo, por exemplo, uma boa opção é distribuí-los de forma vertical e pendurar em cabides. Isso ajuda a deixar mais organizado e fácil de encontrar o acessório desejado a qualquer momento.

Já no caso de bonés, toucas, chapéus, gorros ou suspensórios, por exemplo, eles ficam melhores em caixas organizadoras e podem ficar em prateleiras. No caso de a caixa ser transparente, isso ajuda a facilitar ainda mais na hora de encontrar os itens desejados.

A Nova Época Imóveisespera que você tenha gostado das dicas, afinal, organização dentro de casa é fundamental para manter a qualidade de vida dos moradores. Não deixe de nos acompanhar para mais dicas e se você está à procura de um novo lar no Rio de Janeiro, visite www.novaepoca.com.br para conhecer os imóveis que temos disponíveis!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":