Dicas Simples de Como Conservar uma Casa de Praia
Ter uma casa de praia faz parte da cultura brasileira. Afinal, não há nada melhor do que aproveitar os dias quentes de verão em sua própria casa à beira-mar, não é mesmo? Apesar de 60% da população viver em cidades costeiras, muitas famílias ainda preferem morar no interior e manter um imóvel no litoral para fins de semana, feriados e férias. Logo, sabemos que ela pode ficar desocupada por longos períodos de tempo. Por isso, é importante realizar sua manutenção com certa frequência.
Se manter o espaço onde você mora em bom estado já pode ser considerado uma tarefa simples, quando se trata de uma casa de praia, o trabalho costuma ser dobrado. Isso porque esse tipo de residência exige uma série de cuidados a mais, uma vez que ela fica exposta constantemente a fatores que podem prejudicar sua manutenção, como maresia, calor excessivo e umidade. Sem contar com outros problemas que podem surgir, como acúmulo de poeira, invasão de insetos, mofo e bolor na parte interna.
Por isso, saber como conservar uma casa de praia será fundamental para quem já possui uma casa no litoral, tanto para aproveitar com a família quanto para ganhar dinheiro com locação por temporada. Para te ajudar a deixar a casa de praia sempre bem cuidada e confortável, pronta para uso, a Nova Época Imóveis preparou este post com dicas indispensáveis! Nos acompanhe aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais conteúdos sobre cuidados com a casa, decoração, mercado imobiliário e muito mais!
Dicas de Como Conservar uma Casa de Praia
Procure abrir a casa
Casas de praia costumam ficar fechadas por meses, o que só deixa o ambiente mais propício ao acúmulo de poeira, bolor e mofo, que podem acarretar problemas para a saúde de quem vai frequentar o ambiente durante um tempo prolongado. Por isso, abrir as portas e janelas quando você estiver na casa vai ajudar na circulação do ar, eliminando o ar viciado e prevenindo o crescimento de bolor e mofo.
O mais recomendado é fazer visitas regulares ao imóvel ou ter alguém que possa ir ao local com frequência para abri-lo e limpá-lo. Essa dica também vale para colchões, lençóis, toalhas e roupas que ficaram guardadas por muito tempo na casa. Procure colocá-los ao sol, já que o calor pode ajudar a eliminar mofo e ácaros. Aproveite, ainda, para checar a despensa e prepará-la para os dias que você pretende ficar no local.
Invista em uma pintura resistente à maresia e ao mofo
Essa também é uma dica importante para conservar sua casa de praia. Investir em uma tinta que seja resistente ao mofo e à maresia, dois dos principais problemas que afetam a casa, pode evitar muitos problemas. A maresia é uma das maiores inimigas das estruturas, pois é composta por várias partículas de água, sal e substâncias químicas prejudiciais à saúde.
Além de desgastar as estruturas mais rapidamente, a maresia também acaba aumentando a umidade no ambiente, que traz outro inimigo sério das casas: o mofo. Por isso, investir em uma tinta que tenha proteção especial contra a ação da maresia pode ser o maior aliado de quem quer conservar uma casa de praia.
Use produtos de limpeza antiferrugem
Mais uma dica fundamental para quem deseja conservar uma casa de praia é preferir usar produtos de limpeza que sejam antiferrugem. Isso se deve ao fato de a salinidade do ar tornar comum que esses tipos de imóveis sofram mais com a ferrugem e a oxidação, especialmente no caso de estruturas metálicas, como maçanetas, calhas, portões e corrediças.
Por isso, também é mais recomendado sempre optar por ferragens de aço inox ou alumínio para essas casas. Caso não seja possível, o ideal é fazer a limpeza com produtos antiferrugem.
Corte a grama e regue as plantas
Assim como o ambiente interno, o externo também merece e precisa da sua atenção, uma vez que é muito comum encontrar vegetação em casas de praia, já que estão em meio à natureza. Sendo assim, caso sua residência de veraneio tenha um gramado, saiba que ele demanda cuidado especial tanto para não ser danificado quanto para evitar que cresça demais e acabe atraindo animais peçonhentos.
O ideal é que, durante um período do ano que pode ser o inverno, sejam feitos pelo menos dois cortes por mês. Já no verão, o cuidado precisa ser semanal. No caso de quem tem plantas dentro ou fora da casa, é necessário lembrar de também dar a elas a devida atenção. Por isso, procure regar e fazer a poda conforme as necessidades de cada espécie, além de considerar a estação do ano.
Dedetize os ambientes internos e o quintal
Falando em insetos, para as casas de veraneio que ficam localizadas próximas a terrenos baldios ou que permanecem muito tempo fechadas, é muito comum que elas tenham visitas indesejadas. Para evitar isso, basta manter a dedetização em dia. Nesses casos, o mais indicado é contratar uma dedetizadora no litoral e programar a renovação para alguns dias antes de você voltar a frequentar o imóvel.
No caso de um ambiente já invadido por esses bichos, além de realizar inspeções periódicas, procure aplicar medidas preventivas, como telas em janelas e portas, além do uso de repelentes e inseticidas apropriados.
Higienize a piscina
Muitas casas de veraneio contam com piscina, porém, elas também precisam de cuidados frequentes. Por exemplo, de maneira alguma podemos deixá-la com água parada por meses, especialmente para evitar a proliferação de insetos. Por outro lado, não é muito recomendado que elas fiquem vazias o tempo inteiro, pois pode danificar o material do qual são feitas e até mesmo arruiná-las em definitivo.
Com isso, é importante investir em produtos próprios para limpeza de piscina e, assim, mantê-la livre de micro-organismos e insetos. O produto mais conhecido nesse caso é o cloro, mas é necessário prestar atenção na hora de usá-lo. O ideal é contar com a ajuda de um profissional que tenha conhecimento, além de realizar manutenção constante da piscina para evitar problemas com vazamentos.
Mantenha a caixa d’água limpa
Outra dica importante é sobre os cuidados com a caixa d’água. O mais indicado é que seja um dos primeiros cuidados a se tomar ao chegar no imóvel. Isso porque, sem uso, a água parada na caixa acaba perdendo o cloro e pode apresentar problemas sérios, como bactérias e fungos, além da contaminação por algas, o que pode causar doenças.
O recomendado é realizar uma limpeza na caixa d’água a cada seis meses. Uma boa alternativa é optar por uma caixa d’água impermeabilizante, pois ela é capaz de resistir ao aparecimento de fungos.
Realize a manutenção de portas e janelas
Já comentamos aqui a importância de abrir janelas e portas assim que pisar no imóvel, porém, elas também vão precisar de manutenção, principalmente por questões de segurança. Por isso, verifique regularmente cada uma delas sempre que visitar a residência. Assim, você pode garantir que estejam vedando adequadamente e não precisem de reparos.
No caso de selos desgastados, é importante fazer a substituição para evitar a entrada de vento, umidade e poeira. Além disso, lubrifique dobradiças e mecanismos de fechamento para garantir um funcionamento suave.
Proteja a casa do sol
Ainda que seja importante procurar sempre manter a casa aberta, a exposição constante ao sol também pode acabar danificando materiais e desbotando cores. Para prevenir e diminuir as chances de isso acontecer, você pode aplicar verniz e selantes protetores em decks e outros elementos externos. Além disso, considere usar cortinas, persianas ou películas protetoras para reduzir a incidência direta da luz solar.
A Nova Época Imóveis espera que essas dicas ajudem a conservar sua casa de praia. Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog para mais conteúdos sobre o mercado imobiliário. Se você está à procura de uma casa, seja na praia, no interior ou na cidade, acesse www.novaepoca.com.bre confira os imóveis que temos disponíveis no município do Rio de Janeiro!
Escrito por Mariana Carvalho