Dicas valiosas de como decorar um apartamento studio

27/10/2023min de leitura

Comprou seu primeiro apartamento studio e não sabe como decorá-lo? Bem-vindo ao mundo dos apartamentos compactos! Caso você seja uma pessoa mais urbana e prefira viver em uma região central da cidade ou caso esteja começando a vida independente, optar por um apartamento studio pode ser a melhor escolha. Isso porque eles reúnem praticidade com conforto, duas das qualidades que a vida corrida e agitada da cidade demanda atualmente. 

Porém, esse modelo de apartamento não é o mais recente do mercado e, por isso, poucas pessoas sabem como decorá-los de forma que eles não percam a funcionalidade. Precisa de inspiração para decorar seu apartamento studio? Então chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis reuniu aqui algumas dicas valiosas que vão te ajudar a transformar seu apê compacto em um lar acolhedor e funcional. Para mais dicas de decoração e informações importantes sobre o mercado imobiliário, não deixe de nos acompanhar em nosso blog e em nossas redes sociais

Afinal, o que constitui um apartamento studio? 

Se você ainda não está familiarizado com este modelo de apartamento e está à procura de um novo lar mais compacto, por conta da praticidade, mas que não perca a funcionalidade, não se preocupe, pois explicaremos melhor esse conceito! O apartamento studio ou estúdio é conhecido por ser um espaço único, sem paredes que separem os cômodos, com exceção do banheiro, ou seja, a sala, a cozinha e o quarto são integrados, formando um único cômodo. 

Esses imóveis costumam ser apartamentos de metragem menor, que vai de 25 a 40 m² em média. Como esse tipo de moradia se tornou tendência entre jovens que estão começando a vida, atualmente já é possível encontrar diversas opções de metragem e plantas no mercado, alguns até contam com sacada, varanda, pé direito duplo ou garden. 

Por terem um espaço menor do que o normal, é muito comum encontrar prédios com estruturas que oferecem diversos espaços compartilhados, como lavanderia, salão de festa, salas de reunião, espaço para coworking, piscina, áreas de conveniência, entre outras facilidades. Essa opção de moradia já não é mais só tendência nas grandes cidades, ela se estendeu para as praias turísticas. 

Ideias inspiradoras para decorar seu apartamento studio

Quando pensamos em um apartamento studio, é importante termos em mente que é fundamental saber aproveitar o espaço, afinal, poder usar todos os cantos disponíveis torna a qualidade de vida dos moradores melhor. Agora vamos apontar dicas para decorar um apartamento studio da melhor forma possível:

1. Prefira móveis multifuncionais 

Nossa primeira dica é considerar móveis multifuncionais para a decoração do seu apartamento studio, pois isso vai ajudar muito a economizar espaço. Um sofá-cama é um exemplo desse tipo de móvel, afinal, pode ser usado durante o dia como um sofá e à noite como cama. A mesa dobrável que pode servir como mesa de jantar ou de escritório e, quando não está sendo usada, pode ser guardada com facilidade, é outro exemplo de móvel recomendado. 

2. Use espelhos pelo ambiente

Outro item de decoração que é um grande aliado na decoração de apartamentos mais compactos, pois ajuda a ampliar a sensação de espaço nesses ambientes. Eles ainda podem funcionar bem como elementos decorativos interessantes quando bem colocados e combinados com outros objetos, como mesas e sofás. 

3. Prefira as cores mais claras 

Essa é outra dica muito importante na hora de decorar apartamentos menores e manter a sensação de espaço amplo. As cores mais claras ajudam a criar uma sensação de amplitude nos ambientes reduzidos. Além disso, procure optar por tons mais neutros nas paredes e detalhes coloridos somente em alguns objetos específicos como quadros ou almofadas. 

4. Faça um armazenamento criativo 

Conforme dissemos no começo, esse modelo de apartamento precisa ser funcional e, por isso, é preciso aproveitar cada centímetro disponível em um apê studio. Para isso, você pode usar de soluções criativas de armazenamento. Prateleiras flutuantes acima da porta ou caixas organizadoras debaixo da cama são algumas ideias simples, porém eficazes para manter tudo organizado e ter o melhor aproveitamento do espaço. 

5. Use divisórias inteligentes 

Essa dica é muito importante para quem pretende dividir um apartamento studio com outra pessoa, talvez você precise dividir o apartamento em diferentes cômodos para um pouco de privacidade de vez em quando. Nesses casos, você pode optar pelas divisórias inteligentes que possam ser movidas ou dobradas facilmente quando necessário. 

Outras formas de aproveitar o espaço em um apartamento studio

Morar em um apartamento studio é a escolha perfeita para quem está em busca de praticidade e economia. Porém, para ter o melhor aproveitamento do espaço e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida nesses espaços, é importante saber aproveitar cada canto disponível de forma inteligente, assim, o ambiente pode ser funcional sem deixar de ser confortável. 

Uma dica importante para otimizar a área disponível do seu apartamento studio é usar prateleiras e nichos nas paredes que permitam organizar objetos decorativos, utensílios domésticos ou outras coisas de forma criativa, o que poupa muito espaço em armários, mesas e no chão. Outra dica importante é não se esquecer da importância da iluminação na hora de decorar seu apartamento studio. 

Logo, investir em luzes bem distribuídas ajuda a ampliar o espaço visualmente, trazendo mais conforto para o ambiente. Você ainda pode usar tapetes para delimitar espaços ou apostar em plantas maturais como itens decorativos, é importante ser criativo nesse momento! 

A Nova Época Imóveis espera que com essas dicas e cuidados fique mais fácil de tornar seu apartamento studio um lugar ainda mais incrível para morar e receber visitas! Não deixe de visitar nosso site e nossas redes sociais para conhecer nossos imóveis, temos apartamentos studio e muitos outros tipos de imóveis disponíveis em várias regiões do Rio
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":