Elegância e praticidade: dicas infalíveis de decoração para deixar sua sala de estar mais moderna

18/01/2022min de leitura

Sabemos que a sala de estar é um dos cômodos mais importantes da casa. Isso porque ele desempenha um papel fundamental nos nossos lares: é neste ambiente que a maior parte das relações sociais dentro de casa se desenvolvem, seja entre as pessoas que vivem juntas ou com convidados que gostamos de receber. 


Por conta disso, existem certos requisitos que a sala de estar deve cumprir para ser um lugar elegante, aconchegante e prático, como, por exemplo, instalar a iluminação certa para chegar a um bom nível de conforto, usar mobiliários adequados e, é claro, uma decoração moderna de dar gosto. No entanto, além de ter a cara e a personalidade dos moradores da casa, para ser considerada uma sala de estar moderna, ela deve ter alguns elementos-tendência. 


Escolher os detalhes, desde objetos decorativos até a definição do porcelanato, no momento de criação de um ambiente pode ser um exercício prazeroso. O que você precisa são algumas dicas simples para te ajudar a unir funcionalidade, praticidade e elegância e para harmonizar esse cômodo com os outros ambientes da casa, levando em consideração que, atualmente, a maioria dos projetos arquitetônicos de imóveis faz a integração dos cômodos.


Para te ajudar a fazer uma transformação completa na sala de estar da sua casa e deixá-la mais moderna sem que ela perca a elegância e a praticidade, a Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas modernas e inteligentes de decoração para esse ambiente, dando ao espaço um aspecto especial. E para mais dicas de decoração, não deixe de conferir nosso blog!


1. Parede de tijolos aparente


A primeira dica da nossa lista tem a ver com a decoração rústica. Ter uma ou mais paredes com tijolos à vista é uma tendência que veio para ficar e que ajuda a deixar as salas de estar mais modernas. Os tijolos ajudam a dar um ar aconchegante para o ambiente, além de combinar com absolutamente tudo e ser visualmente muito bonito.


O melhor sobre esse tipo de parede é que não segue regra nenhuma, ou seja, todos os tijolos podem ser brancos ou um de cada cor, todos podem ser lisos ou todos desnivelados, elegantes ou mais rústicos. Do jeito que você achar que combina melhor com sua personalidade e o resto da casa, os tijolos são uma ótima forma de decorar sua sala.


2. Adote texturas 3D nas paredes


Outra dica que pode te ajudar a deixar sua sala de estar mais moderna e também tem a ver com as paredes é aplicar uma textura 3D, efeito muito usado para salas de estar. Escolha uma das paredes do cômodo, assim você não sobrecarrega o ambiente com muita decoração, e tente essa textura! Além de ser moderno é muito estiloso. 


Porém cuidado, pois esse tipo de textura pede uma iluminação à altura. Por isso, não poupe nas lâmpadas e direcione-as para a parede com textura 3D, dando ainda mais ênfase para ela. 


3. Sofás de veludo e de couro marrom


Se você está pensando em investir em um sofá novo para sua sala, então essa dica é para você! Os sofás de veludo voltaram com tudo e ninguém discorda que estava mais do que na hora, eles são lindos. Mais do que isso, eles são muito aconchegantes. Nas opções de sofás de veludo, você pode tanto optar pelos modelos mais tradicionais, com mais detalhes e texturas, quanto por aqueles mais modernos, com cores fortes e lisos. 


Os sofás de couro também estão de volta à cena e voltaram com tudo. Além de serem uma peça muito versátil, ainda são fáceis de limpar e combinam com todos os estilos de sala de estar, das mais conservadoras às mais modernas. Independente da opção de sofá que você escolher, você terá uma sala mais aconchegante e confortável com uma pitada moderna. 


4. Cantinhos temáticos para bares e café


Os cantinhos temáticos, ou bares, que têm estruturas com espaço para objetos de preparação para do café e dos drinks estão cada vez mais em alta nas salas de estar mais modernas. A melhor parte de criar esses cantinhos é que você pode personalizar do jeito que quiser, o que dá mais significado para o ambiente. 


Tem algum cantinho na sala de estar da sua casa que você não costuma usar? Esse é o lugar certo! Um aparador antigo serve como base e para a parede, uma estante ou um aramado para pendurar taças ou xícaras ajuda a finalizar o ambiente. Caso você não tenha esse pequeno espaço extra, vale à pena investir em objetos com rodinhas, que sejam fáceis de transportar. Dessa forma, seu bar ou cantinho do café pode ser em qualquer lugar. 


5. Jardim vertical na parede


Sim, o jardim vertical mudou de cômodo nos últimos tempos. Ele saiu do jardim e da sacada para a sala de estar e de jantar. E para a surpresa de muitos ficou lindo! Muitas pessoas estão até optando em trocar a cristaleira da sala de jantar pelo jardim vertical. Se você quer mais natureza dentro de casa, essa é uma boa opção.


Outra ideia para trazer mais verde para dentro da sua casa é fazer um jardim nas paredes menores ou até mesmo atrás do sofá. É um detalhe elegante que, além de cumprir seu objetivo, salta aos olhos. 


6. Teto com revestimento


Há tempos que a decoração era limitada somente ao chão e às paredes. O teto ganhou sua vez nas salas de estar modernas e está fazendo muita diferença na maneira de decorar as casas atualmente. Independente do material que você escolher, seja ele madeira, gesso, 3D, concreto ou qualquer outro revestimento, o teto da sua sala nunca mais vai ser o mesmo! 


Gostaram dessas dicas para deixar a sala de estar da sua casa ou apartamento mais moderna? Quer mais dicas de decoração ou está interessado em saber mais sobre o mercado imobiliário? Isso tudo você encontra no nosso blog! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":