Empreendimento Multifamily: Entenda Esse Conceito, Suas Vantagens e Desvantagens
Se você nos acompanha aqui pelo blog, certamente já sabe que o mercado imobiliário está em constante mudança, sempre se adequando ao cenário da tecnologia. A internet e os aplicativos de celular mudaram radicalmente a maneira como consumimos produtos e serviços, além de como escolhemos onde morar. Nesse contexto, surgiram os empreendimentos multifamily, que são imóveis de único dono projetados para atender a grupos específicos de pessoas, como famílias pequenas, casais jovens, pessoas solteiras e assim por diante.
Esse sistema já é bastante popular em países de primeiro mundo, como Estados Unidos, Canadá e Dinamarca, e oferece uma série de benefícios para inquilinos, investidores e proprietários. Isso porque esse tipo de habitação pode oferecer uma opção mais acessível e cômoda para quem pretende viver próximo a zonas urbanas, a um preço mais acessível e com muitas conveniências.
Ficou interessado em saber mais sobre esse tipo de empreendimento, seu conceito, suas vantagens e desvantagens? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre os empreendimentos multifamily, para que você possa entender se essa é uma boa opção para a sua situação! Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais conteúdos sobre o mercado imobiliário.
Afinal, o que são os empreendimentos multifamily?
Propriedades multifamily nada mais são do que empreendimentos imobiliários que consistem em várias residências, que podem ser apartamentos, casas ou ambos. Nesse caso, esses imóveis são de propriedade de uma única entidade, que costuma ser uma empresa, em vez de proprietários individuais. Esse tipo de empreendimento é muito usado por indústrias, bancos e empresas públicas e privadas que optam por acomodar todos os funcionários em um espaço.
Os projetos de empreendimentos multifamily podem variar em tamanho, podendo ser desde pequenas construções com algumas unidades até grandes complexos com centenas de residências. A gestão de empreendimentos desse tipo costuma ser muito mais estruturada e profissional, com acesso a todas as comodidades que os inquilinos precisam. Existem alguns tipos de multifamily, como:
- High-rise – Localizados em centros urbanos, esse multifamily é composto por prédios com mais de cinco andares, com inúmeros apartamentos.
- Mid-rise – Estes são conhecidos por ficarem em áreas mais afastadas dos centros urbanos, sendo compostos de prédios com menos de cinco andares.
- Suburban/Garden style – Estes ficam em cidades menores ou próximos das cidades, com prédios de dois ou três andares e com comodidades, como área de lazer, espaço kids e salão de festas.
Quais as vantagens dos empreendimentos multifamily para os investidores?
Para quem está procurando um investimento sólido, que proporcione renda e valorização consistentes, empreendimentos multifamily podem ser uma ótima opção. Agora que compreendemos o que constitui um empreendimento deste tipo, vamos falar um pouco sobre as vantagens de investir nesse setor:
Alta renda de aluguel
Propriedades multifamily podem ser uma ótima fonte de renda passiva, uma vez que podem gerar uma renda de aluguel maior do que residências unifamiliares. Além disso, existe um grande potencial de valorização do empreendimento.
Mais resiliente em tempos de crises econômicas
Negócios multifamily costumam ser mais resilientes durante crises econômicas do que outros tipos de investimentos, afinal, as pessoas sempre vão precisar de um lugar para morar, independente do estado da economia do momento. Além disso, empreendimentos multifamily podem oferecer aos investidores uma proteção contra a inflação, uma vez que os preços dos aluguéis tendem a subir acompanhando o custo de vida.
Perfil de investimentos em crescente no setor de imóveis
Com o crescimento do setor imobiliário brasileiro nos últimos anos, os empreendimentos multifamily se tornaram um alvo de investimento cada vez mais popular para investidores nacionais e internacionais. Isso aconteceu devido ao potencial de alta renda de aluguel e valorização imobiliária, assim como à capacidade de aproveitar economias de escala.
Quais as vantagens de empreendimentos multifamily para os locatários?
Uma das principais vantagens de viver em um projeto multifamily é que os moradores têm acesso a uma variedade de comodidades e serviços que talvez não estejam disponíveis em um empreendimento convencional. Por exemplo, muitos condomínios têm uma área comum completa com academias, lavanderia e piscinas.
Além disso, as unidades também costumam incluir móveis, utensílios, roupas de cama, internet, talheres e muito mais. Outro benefício é que esses tipos de propriedades tendem a ser bem localizadas, sendo próximas ao transporte público e outras conveniências urbanas.
Quais as desvantagens de empreendimentos multifamily?
Assim como em qualquer tipo de investimento, também existem desafios e riscos associados ao investimento em propriedades multifamily. Os principais riscos incluem inadimplência e danos causados pelos inquilinos ao imóvel, que podem ser atenuados com uma escolha cuidadosa do locatário e uma boa equipe de gerenciamento de propriedade.
Morar em um empreendimento multifamily pode ser uma experiência mais confortável e menos complicada do que outros tipos de moradia, uma vez que eles oferecem diversos serviços diferenciados. No entanto, assim como qualquer outro investimento no mercado de imóveis, é importante estudar melhor essa opção e entender os riscos de investir nela.
Gostou do post? A Nova Época Imóveisespera que você tenha compreendido do que se tratam os empreendimentos multifamily, além das vantagens tanto de morar quanto de investir neles. Para mais informações sobre mercado imobiliário, transações imobiliárias e para conhecer nossos imóveis, fale com um dos nossos corretores!
Escrito por Mariana Carvalho