Empréstimo com nome sujo: saiba se é possível fazer e quais as opções

13/09/2023min de leitura

Afinal, você sabe o que é estar com o nome sujo? Vamos esclarecer melhor: quase 78% da população brasileira tem alguma dívida em aberto, segundo a Confederação Nacional do Comércio. Isso é um número considerado grande de pessoas negativadas, ou seja, com o nome sujo. Quando precisamos de dinheiro, uma dúvida muito comum que surge é: podemos realizar um empréstimo com nome sujo?


Muitas pessoas procuram empréstimos para quitar dívidas ou fazer um investimento, porém, nem sempre é possível conseguir. Se você já se fez essa pergunta, a resposta é sim, você pode conseguir um empréstimo com nome sujo. Porém, é essencial tomar alguns cuidados para não gerar ainda mais endividamentos. A maioria das linhas de crédito oferecidas pelo mercado financeiro exigem o nome limpo na hora da análise de crédito, no entanto, quando isso não é possível, os bancos costumam cobrar taxas mais altas. 


Se você está procurando um empréstimo, mas está em inadimplência com algum pagamento, não precisa se desesperar, porque a Nova Época Imóveis chegou para te ajudar com essa questão. Aqui vamos apontar as melhores opções nesses casos, além de como você pode se proteger de golpes e outros cuidados a se tomar antes de solicitar o crédito. Para mais conteúdos importantes sobre o mercado imobiliário fique ligado no nosso blog!


Afinal, o que é estar com nome sujo?


Antes de mais nada, vamos tirar algumas possíveis dúvidas sobre o que quer dizer estar com o nome sujo. Essa expressão faz relação a quando o consumidor não pagou alguma dívida e ficou inadimplente, tendo seu nome incluso na lista de negativos. Ao ter um pagamento atrasado, o credor envia o CPF do cliente para as listas dos órgãos de proteção ao crédito, sendo os principais:

 

  • Serasa;
  • Boa Vista SCPC;
  • SPC Brasil.


Esses órgãos citados são os responsáveis por negativar e incluir o nome do cliente na lista de nomes sujos, até que essa situação possa ser resolvida. Antes de ter o nome incluído nessa lista, o devedor receberá uma correspondência do órgão informando sobre a dívida e dando a oportunidade de realizar sua quitação. Isso ajuda a facilitar o pagamento da dívida pelo cliente antes mesmo dele ter o nome negativado.


Além disso, também é possível consultar gratuitamente se seu nome está sujo pelo Serasa, basta acessar o site e inserir seu CPF para verificar sua situação. 


Quais as consequências de estar com nome sujo?


Estar com o nome sujo ou negativado influenciará em diversas situações, pois dificultará sua aprovação de crédito. Limite de cartão de crédito, empréstimos e financiamentos podem ser negados por esse motivo. Além disso, seu cheque especial também pode ser afetado se você estiver com o nome negativado. O mais recomendado, nesses casos, é que você tente renegociar sua dívida para ser possível limpar seu nome e sair da lista de negativados. 


Quais cuidados tomar antes de solicitar um empréstimo?


No caso de quem tem o nome sujo, o empréstimo muitas vezes pode ser é a única solução para quem precisa pagar as contas e aliviar o orçamento. No entanto, todo cuidado é pouco para evitar escolhas feitas por impulso e acabar com uma dívida a mais. Para quem está inadimplente, o empréstimo pode ser perigoso caso a pessoa esteja em emergência financeira, pois, ao solicitar dinheiro urgente, o tomador pode acabar se envolvendo em fraudes e golpes.


Além disso, as taxas de juros de empréstimos para pessoas com o nome negativado também costumam ser mais altas, conforme comentamos mais acima, por conta da fama de mau pagador que a pessoa carregará consigo de dívidas passadas. Como o banco se sente inseguro para receber todos os pagamentos em dia, costuma cobrar encargos maiores. 


Quais as opções de empréstimos para negativados?


É importante sempre procurar pesquisar bastante antes de pedir um empréstimo, afinal, com o nome já no cadastro de proteção ao crédito, não só é mais difícil de conseguir um, como as taxas também são sempre mais altas. Por isso, procure as instituições que oferecem empréstimo para negativados, pois não são todas. Aqui vamos enumerar algumas opções de empréstimos para esses casos:


Empréstimos online


Com a ascensão cada vez maior dos bancos digitais, solicitar um empréstimo online passou a ser o caminho mais procurado de quem já está acostumado a realizar serviços bancários pela internet. Ele pode ser solicitado tanto por sites quanto por aplicativos, sem a necessidade de encarar filas e outras burocracias.


Porém, apesar da praticidade, essa modalidade de empréstimo costuma cobrar taxas altas de juros e os valores disponibilizados não costumam passar de R$ 30 mil. Nesses casos, a instituição financeira também realizará uma análise de bancos de dados, como Serasa e SPC. Em alguns casos, o pedido pode ser negado.


Crédito consignado


Considerado um dos favoritos de quem tem nome negativado, o empréstimo consignado é uma das opções mais práticas e seguras para quem tem restrição no nome. Isso porque o valor da parcela é descontado de maneira direta da folha de pagamento do tomador ou até mesmo do benefício do INSS, caso você seja aposentado ou pensionista.


Esse empréstimo pode ser usado para renegociar dívidas ou para compras esporádicas, pois não possui um montante mínimo nem exigências de justificativa para sua solicitação. Outra grande vantagem dessa modalidade de empréstimo é sua taxa de juros, que costuma ser consideravelmente menor que a dos empréstimos tradicionais.


Refinanciamento de imóveis


Também é possível usar um imóvel como garantia para solicitar um empréstimo, outra opção vantajosa para quem é negativado. O refinanciamento de imóvel é uma opção segura e vantajosa para conseguir um empréstimo com nome sujo, pois o bem é usado como garantia para o pagamento da dívida. 


Nesse caso, os prazos para pagamento podem chegar a 20 anos e a modalidade possui uma das menores taxas do mercado, porém, é importante manter o pagamento das parcelas em dia para não correr o risco de perder o imóvel por conta de inadimplência. 


Quais outras opções para quem não sabe realizar empréstimo com nome negativado?


A penhora de bens é uma boa alternativa para quem não sabe como fazer um empréstimo com nome negativado. Ela funciona como uma espécie de garantia. A penhora de bens de valor foi um recurso muito usado antigamente, mas ainda é aceito atualmente por algumas instituições, por isso, não deixe de procurar saber! Você também pode usar o bem como penhora, o que exclui a necessidade de avaliação de crédito ou comprovação de renda.


Por conta disso, essa opção se torna a mais prática para os negativados. O montante aprovado pode chegar a 85% do valor avaliado do bem e o dinheiro é disponibilizado na hora. No entanto, é importante tomar cuidado, pois o item dado como penhora só é devolvido após o pagamento total da dívida. Logo, tenha certeza de que você conseguirá quitar o empréstimo com nome sujo para não correr o risco de perder um objeto de valor, especialmente se este for seu imóvel.  


Como podemos observar, é importante sempre procurar pelas melhores maneiras de sair da inadimplência, com muita atenção e segurança para não se enrolar em mais dívidas. A Nova Época Imóveis espera que você tenha compreendido que é possível, sim, conseguir um empréstimo com o nome negativado, basta ter paciência para procurar por alternativas de fazê-lo e não deixar que as dívidas cresçam a ponto de engasgar seu orçamento. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":