Entenda a importância da dedetização em condomínios e como fazer

27/03/2023min de leitura

Manter a saúde e o bem-estar de todos os moradores de um condomínio é fundamental para a boa convivência. Para isso, é muito importante realizar certos procedimentos de higienização e sanitização periodicamente no local. Entre essas medidas que ajuda a evitar a proliferação de bactérias e doenças está a dedetização, medida extremamente importante que deve fazer parte não só do calendário, mas também do orçamento de manutenção do empreendimento.


Edificações, no geral, costumam contribuir para a proliferação de pragas urbanas, que representam um grave risco à saúde não só dos moradores, como também dos funcionários e visitantes do local. Com isso, é responsabilidade do síndico tomar medidas para afastar esses perigos e promover um ambiente o mais saudável possível, além de confortável e seguro para os condôminos. 


Você sabe se é feita dedetização periodicamente no seu condomínio? Sabe a importância dessa medida para o dia a dia dos condôminos? A Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa entender sobre a dedetização, além da sua importância de estar no calendário do condomínio e os principais cuidados a serem tomados. Para mais conteúdos como este não deixe de acompanhar nosso blog, lá damos dicas e falamos sobre tudo relacionado ao mercado imobiliário!


O que é a dedetização e a desratização?


Dedetização e desratização são algumas das medidas que existem para controlar pragas em condomínios. A finalidade delas é eliminar os focos onde determinados insetos e ratos possam se desenvolver ou, nos casos mais extremos, eliminar os próprios agentes, que seriam as moscas, baratas, escorpiões, cupins e outras pragas parecidas.


A desratização, em especial, se trata do controle de roedores que podem causar muitos prejuízos financeiros, além de propagar diversas doenças, algumas inclusive muito graves.


Por que realizar a dedetização em condomínios é importante?


Como citado acima, as principais pragas urbanas são as baratas, traças, cupins, ratos, aranhas e escorpiões, sendo algumas vetores de doenças muito graves que podem até levar à morte. Outras podem trazer danos severos para a estrutura do imóvel, como é no caso de cupins, que danificam madeira, e de ratos, que costumam roer fiações, cabos e até mesmo concreto, gerando prejuízos ao condomínio.


Por isso, é essencial que o síndico ou a administradora do condomínio não esqueçam de marcar a dedetização periodicamente no calendário, para evitar a transmissão de doenças, o incômodo para os moradores e a deterioração da estrutura do condomínio.


O que é preciso saber antes de contratar esse serviço?


Antes de contratar esse serviço, é fundamental ter algumas coisas em mente e realizar algumas pesquisas. Por exemplo, é necessário confirmar se a empresa responsável pelo serviço possui registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o CREA, do estado onde atua ou em qualquer outro órgão responsável pela fiscalização do controle de pragas. É isso que vai assegurar que o trabalho será efetivo.


Além disso, é essencial que um responsável técnico acompanhe os serviços de dedetização para se certificar de que tudo está sendo realizado dentro das normas.


Quando a dedetização deve ser feita?


Assim como mencionamos mais acima, a dedetização precisa fazer parte do calendário de manutenção do condomínio, com isso, é preciso ser realizada regularmente. No geral, esse serviço costuma ser realizado a cada seis meses, mas essa perspectiva não é fixa. O mais ideal é que o síndico consulte o Regimento Interno ou a Convenção de Condomínio para verificar se existe alguma norma relacionada a essa periodicidade. 


Além disso, a frequência também pode variar de acordo com o método e o produto usado. Nesse contexto, o mais recomendado é consultar a empresa especializada e pedir por mais detalhes sobre o procedimento. Caso seja observado aumento no número de pragas antes de chegar o período marcado para a próxima aplicação de produto, o síndico precisa tomar as providências o mais rápido possível para evitar uma infestação. 


Quais cuidados devem ser tomados para realizar a dedetização?


O gestor do condomínio deve tomar alguns cuidados antes de realizar cada dedetização para evitar problemas com os condôminos, sendo algumas das principais medidas:

 

  • Solicite a limpeza antes da dedetização – diferente do que muitos pensam, a limpeza predial precisa ser realizada antes da dedetização, para deixar o local pronto para a aplicação dos produtos químicos;
  • Comunique os moradores – é imprescindível que os condôminos sejam previamente avisados para poderem se preparar, afinal, alguns métodos exigem o isolamento das áreas, especialmente de idoso, crianças e animais, que são mais sensíveis;
  • Contrate uma empresa especializada – a prestadora desse serviço deve apresentar licença de funcionamento da Vigilância Sanitária, cópia do contrato social e do CNPJ e documentos do técnico responsável;
  • Confirme o método usado – por último, mas não menos importante, solicite à empresa dedetizadora todos os detalhes do serviço, principalmente as precauções que devem ser tomadas durante e depois o procedimento. 


Quais pontos devem ser dedetizados?


Existem alguns locais específicos que precisam e merecem uma atenção a mais dos profissionais. O período de dedetização e desratização vai variar conforme as dimensões do condomínio sendo tratado, afinal, uma área muito grande certamente terá mais focos. Lixeiras, esgotos, espaços abertos, dutos, áreas comuns, áreas individuais e espaços sem uso são alguns dos locais que precisam receber a dedetização. Lembrando que este processo pode demorar mais de um dia! 


Qual calendário o controle de pragas no condomínio deve seguir?


Como dissemos mais acima, a dedetização não deve ser feita de forma aleatória, ela deve seguir um calendário específico, respeitando o perfil do lugar e suas necessidades. Quando acontece o aumento de temperatura, por exemplo, é natural que as pragas se espalhem mais rapidamente. De maneira geral, é recomendado que os procedimentos sejam realizados a cada três ou seis meses. 


Ainda é possível fechar um acordo com a empresa responsável pelo trabalho por tempo prolongado ou até mesmo indeterminado, ajudando a contribuir para a conquista de bons descontos. Com isso, além de garantir ação contra ratos, moscas e baratas, o condomínio ainda pode economizar orçamento. 


Como podemos perceber, a dedetização em condomínios é uma medida indispensável para a manutenção do lugar, assim como para garantir um ambiente mais seguro e bem-estar dos moradores e funcionários. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha conseguido entender a importância dessa medida não só para os moradores, mas também para a estrutura dos prédios. Não deixe de ficar ligado no nosso blog para mais dicas e informações importantes do mercado imobiliário e compartilhe esse post nas redes para mais pessoas entenderem do assunto!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":