Entenda a importância de uma imobiliária na hora de comprar um imóvel

03/07/2020min de leitura

Comprar a casa própria ou se mudar são passos importantes na vida de qualquer pessoa. Ter o próprio lar ainda é um dos maiores sonhos do brasileiro. Essa é uma decisão importante que envolve diversos pontos que devem ser tratados de forma cuidadosa.

O processo é demorado e demanda muita reflexão e análise, por isso, fazê-lo sozinho pode não ser a melhor opção. Além disso, comprar ou vender um imóvel é um trabalho que exige conhecimentos jurídicos e de todos os outros procedimentos envolvidos nessa transação.

Na hora de comprar ou vender um imóvel, alguns optam por não contratarem uma imobiliária. Os motivos dessa decisão podem ser vários, desde a ideia de ter mais agilidade para concretizar o negócio até a visão de que a imobiliária é um gasto desnecessário, já que você mesmo pode ser o responsável pela divulgação ou procura de um imóvel.

Porém, por conta dos cuidados a serem tomados em um negócio desses, o mais ideal a ser fazer é contratar um empresa especializada que pode intermediá-lo. É nesse ponto que as imobiliárias entram. Nelas, você encontra os corretores, que são profissionais adequados para oferecerem segurança na relação de compra e venda.

Como, em negócios com esse, os valores são altos, é importante que todo o processo seja feito corretamente para que você não perca dinheiro. São muitas certidões, muitos documentos e cuidados que você deve prestar atenção nesse processo. Em uma imobiliária, você encontra tudo isso e pode realizar a compra ou venda com segurança.

Mas, antes de escolher a imobiliária que vai tratar do seu negócio, não se esqueça de verificar se a empresa e seus associados têm registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, órgão responsável pela fiscalização e regimento das transações imobiliárias. Tomar cuidado nesses casos nunca é pouco, afinal, queremos evitar frustrações futuras.

A Nova Época veio aqui ajudar você a entender a importância de uma intermediação profissional. Esse post aponta as principais atribuições da imobiliária e como a mesma pode facilitar sua vida, seja você um vendedor ou um comprador. E se você está pensando em vender um imóvel ou procurando um para chamar de seu, não esqueça de conferir nosso site! Nossos associados estão de prontidão para te ajudar com qualquer dúvida ou questão!

Avaliação justa do valor do imóvel

Ainda que você reserve um tempo do seu dia para avaliar os preços de alguns imóveis e entenda um pouco sobre o mercado imobiliário, é difícil saber com precisão o real preço do seu imóvel, a valorização das regiões ou as informações e particularidades desse setor que influenciam nesse valor.

Somente um corretor especializado pode te dar a certeza de que o preço do imóvel coincide com o valor praticado, pois só ele tem o conhecimento necessário para compreender quais diferenciais influenciam no na valorização de uma propriedade e para entender o preço real de mercado de imóvel.

Uma imobiliária de renome, com experiências e um número alto de vendas, tem condições de fazer essa avaliação e orientar tanto o comprador quanto o vendedor em relação a essa etapa do processo. Por isso, se você quer pagar o melhor preço em uma propriedade, o ideal é que procure uma empresa do setor que possa te ajudar.

Negociação

Outra vantagem importante ao contratar uma imobiliária é o fato que uma empresa desse setor entende até que ponto os valores cobrados podem ser flexíveis, ou seja, seu poder de negociação aumenta consideravelmente.

Isso acontece porque o profissional que trabalha na imobiliária está mais capacitado para avaliar a propriedade e oferecer um preço justo por ele, oferecendo valores e intermediando a negociação para que a compra ou venda seja positiva para os dois lados.

Como dito no começo do post, avaliar o valor de um imóvel pode ser mais difícil do que parece, por isso, a melhor decisão a se tomar é deixar que um corretor com experiência faça isso. Uma transação dessas, com um valor alto, precisa ser feita de forma cuidadosa e por alguém que saiba como fazê-la de forma segura para evitar grandes perdas.

Documentação completa e burocracia

Um dos pontos mais importantes na hora de adquirir um imóvel é a documentação necessária para realizar a compra ou venda do imóvel, ou seja, a questão burocrática. Essa questão muitas vezes envolve uma documentação completa do vendedor, do comprador e da propriedade. Uma lista de documentos é solicitada e, para que a compra seja bem sucedida, é necessário que essa lista esteja completa e atualizada.

Com a ajuda da imobiliária para intermediar a compra do seu imóvel, a garantia que todos os documentos estejam corretos é muito maior, já que o corretor realiza a conferência da documentação tanto do vendedor quanto do comprador. O corretor também confere quais taxas deverão ser pagas e os impostos que devem ser quitados para que a transação seja efetuada com sucesso e da melhor forma possível.

Além disso, essas empresas incluem em seu catálogo somente propriedades com a documentação em dia e que estejam disponíveis, já que elas auxiliam o proprietário na atualização desses documentos.

Divulgação

Uma das maiores dificuldades de quem vende um imóvel é na hora de anunciar. Isso porque quando se anuncia sem uma empresa para ajudar, é difícil atingir e atrair um grande número de possíveis compradores.

Mesmo colocando uma placa com todas as informações necessárias e número de contato na frente do imóvel ou o divulgando em seu ciclo social, muitas vezes não é suficiente para concretizar uma venda.

É nesse ponto que a imobiliária entra. Com o apoio de uma imobiliária, você automaticamente ganha mais visibilidade para seu imóvel, devido aos canais de comunicação e de divulgação que a empresa possui. Além disso, todas as negociações serão feitas com a imobiliária, sem que você precise mudar sua rotina ou estar sempre acompanhando o número de possíveis compradores que queiram visitar a propriedade, o profissional fará tudo.

Para quem procura um imóvel para comprar, com a ajuda da imobiliária, o número de casas ou apartamentos a sua disposição é bem maior. Isso torna a possibilidade do comprador encontrar o lugar ideal maior.

Segurança

Na hora de negociar um imóvel, você deve sempre estar muito atento e ser cuidadoso para não cair em nenhuma “armadilha”. Por isso, o auxilio de uma imobiliária e de um profissional experiente no ramo é fundamental para que seu imóvel não vire alvo de ações de estelionatários.

Uma das muitas vantagens de uma imobiliária é que elas fazem uma análise de créditos da pessoa interessada em comprar seu imóvel. Além do mais, a empresa garante que todas as cláusulas que estão registradas no contrato firmado entre as partes sejam respeitadas.

Visitação produtiva

Outro passo da venda de um imóvel são as visitas. Esse é um passo importante, pois o comprador tem que ver e entender qual o real estado do imóvel antes de começar qualquer negociação, além de decidir se a propriedade se encaixa no seu perfil e nas suas necessidades. A imobiliária é muito importante nessa parte do processo, pois conseguirá organizar a visita de forma rápida.

Realizar uma visita ao imóvel de seu interesse acompanhado de um corretor vai garantir que essa experiência seja mais completa e esclarecedora. Além disso, o profissional tem a capacidade de te orientar a ter mais atenção aos importantes detalhes que podem passar despercebidos por quem não tem experiência com isso.

Melhores preços

Quem vai comprar um imóvel tem disponível certa quantia e, muitas vezes, o orçamento não pode passar disso. O corretor vai te apresentar os imóveis que mais se adequam com seu orçamento, além de ser transparente com relação à situação jurídica e física do imóvel.

Nesse quesito, contratar uma imobiliária também é uma vantagem para quem está vendendo um imóvel, pois o profissional vai direcionar sua propriedade pessoas que realmente estejam à procura de algo semelhante ao que você oferece, agilizando a transação.

Assessoria jurídica

Por último, mas não menos importante, quando você contrata uma imobiliária, você recebe o apoio jurídico necessário e de qualidade. Comprar ou vender um imóvel envolve se preocupar para que tudo saia conforme a lei, principalmente o contrato.

A imobiliária é a responsável por garantir que tudo aconteça dentro da lei e que o contrato seja protegido pela legislação brasileira, ou seja, que você esteja completamente protegido. Mesmo que você entenda sobre o assunto, o ideal é contratar uma empresa que tenha experiência em direito imobiliário e que possa sanar qualquer dúvida sobre as negociações.

Nós da Nova Época esperamos ter esclarecido algumas dúvidas e ter ajudado você a perceber a importância de contratar uma imobiliária na hora de comprar ou vender um imóvel. Não esqueça de visitar nosso site e conferir nossas ofertas, além de conhecer nossos profissionais experientes que estão à disposição para esclarecer qualquer questão. 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":