Entenda as vantagens em escolher morar em Niterói, no Rio de Janeiro

04/04/2024min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou aqui no blog sobre Niterói, inclusive já até apresentamos a vocês alguns dos seus bairros para você se familiarizar com o local. Mas você conhece as vantagens de escolher a Cidade Sorriso como local para morar? Escolher morar em Niterói é uma decisão que pode trazer uma série de vantagens, afinal, é uma região agradável ao passo que também é bela, que não perde o charme de uma metrópole.

 

Localizada a 15km de distância do Rio de Janeiro, podemos dizer que uma das principais vantagens de morar em Niterói é a vista, mas ela também se destaca entre os demais municípios Fluminenses por suas características surpreendentes, o que a torna desejada tanto para moradia quanto para investimento. Seu alto índice de Desenvolvimento Humano, seu nível de infraestrutura de serviços, comércio e suas belezas naturais são apenas alguns dos seus atrativos.

 

Já eleita a cidade mais desejada do Brasil, morar em Niterói é também viver com uma sensação de estar no interior, porém, com ótimas opções de lazer, boa educação, infraestrutura completa, gastronomia e transporte. Já em termos turísticos, também é lá que fica o conceituado Museu de Arte Contemporânea, mais conhecido como MAC, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Logo, quem busca qualidade de vida sem abrir mão de benefícios de uma metrópole pode achar a solução em Niterói.

 

Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre essa cidade completa e repleta de recursos? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis preparou esse post para apontar os benefícios de escolher morar na Cidade Sorriso, apontando como é morar na região, assim, você pode avaliar se é lá que você de fato quer construir sua vida! Se você está procurando por um imóvel, seja em Niterói ou no Rio, não deixe de visitar nosso site e conferir os que temos disponíveis!

 

Quais as vantagens de escolher morar em Niterói?

 

Custo de vida mais atrativo

 

Para quem está procurando um lugar onde morar que não tenha um custo de vida muito elevado, mas também não perca a boa infraestrutura, Niterói pode ser a resposta. Isso porque morar na Cidade Sorriso é muito mais barato do que morar no Rio de Janeiro, sendo um grande e importante diferencial na escolha da compra de um imóvel. 

O custo de vida em Niterói é menor quando comparado ao de outras grandes capitais e cidades vizinhas, principalmente o valor dos imóveis, que tendem a ser de 20% a 40% mais baratos que os da capital. 

 

Boa localização 

 

Você pode achar que não, mas Niterói é muito bem localizada, uma vez que fica próxima ao centro do Rio de Janeiro. Conforme dissemos no começo, a Cidade Sorriso está a cerca de 15km de distância da capital, e uma simples barca deixa seus moradores no centro do RJ, o que conta como outra grande vantagem de escolher morar na região. 

 

Atualmente já existe uma frota de ônibus intermunicipais que fazem rota pela ponte Rio-Niterói e, além disso, outra opção para chegar no RJ são as barcas que saem a cada 10 minutos em horários de pico e diariamente. 

 

Ótima qualificação profissional


Pensando em educação e carreira, é importante destacar que não é necessário sair da cidade para obter uma boa qualificação profissional. Niterói é reconhecida pela vasta gama de cursos superiores e técnicos. Além da Universidade Federal Fluminense (UFF), a cidade conta com outras instituições de ensino, como o Instituto Federal Fluminense, além de diversas instituições particulares de ensino técnico e superior.


Boa qualidade de vida


Você sabia que Niterói está no ranking das cinco melhores cidades para envelhecer no Brasil? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e pela Fundação Getúlio Vargas, o município possui o maior número de médicos por habitantes, o que contribui significativamente para o atendimento à população idosa.


Além disso, suas opções culturais e engajamento também foram fatores essenciais na avaliação, visto que a cidade apresenta o maior índice de acesso à internet fixa entre as cidades analisadas, além de contar com teatros, cinemas e diversos museus.


Litoral privilegiado


Outra grande vantagem de Niterói são as praias, que são as mais limpas e bonitas do Rio de Janeiro, com destaque para Itacoatiara, considerada a mais higienizada do estado. Além disso, a cidade possui o maior índice de limpeza urbana do Rio de Janeiro, com bairros tranquilos e arborizados. Como mencionamos anteriormente, a vista para a Cidade Maravilhosa é encantadora para os moradores de Niterói, embora, apesar de ser uma vantagem, não seja sua principal atração.


Como é a geografia e o clima do município?


Agora que já conhecemos as vantagens de morar na Cidade Sorriso, vamos abordar um tema de grande importância na escolha de uma região para morar: o clima. Niterói está situada na região metropolitana do Rio de Janeiro, entre a Baía de Guanabara e a Serra da Tiririca. Por isso, sua geografia é caracterizada por ser litorânea e montanhosa ao mesmo tempo.


As montanhas proporcionam aos moradores uma vista privilegiada da cidade e do mar. Em relação ao clima, considerando sua geografia e localização, Niterói apresenta características de clima tropical semiúmido, com temperatura média anual em torno de 23°C. No verão, a cidade é mais úmida e quente, enquanto no inverno é mais seca e com temperaturas mais amenas, assim como o clima do Rio de Janeiro.


É importante ressaltar que, por ser uma cidade litorânea, Niterói está sujeita a eventos climáticos extremos, como tempestades e ressacas do mar. No entanto, a cidade possui um sistema de alerta e prevenção que ajuda a minimizar os impactos desses eventos, garantindo a segurança da população.


Como podemos perceber, são inúmeras as vantagens de escolher Niterói como lar. Se você é do Rio e está pensando em se mudar para a Cidade Sorriso, já sabe o que esperar em termos de infraestrutura e clima da região! Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais conteúdos importantes sobre mercado imobiliário e muito mais. 

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":