Entenda como a calculadora de avaliação de imóveis ajuda na hora de precificar na venda

08/09/2022min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou aqui sobre os principais fatores que influenciam no preço de um imóvel, afinal, o mercado imobiliário sofre uma série de interferências e o valor dos bens pode ser diretamente afetado por isso. A avaliação dessas interferências e das tendências que também chegam nesse mercado para afetar o preço das coisas costuma ser feita com cuidado por especialistas desse segmento. 


No entanto, para que essa avaliação seja feita, geralmente é preciso consultar um corretor que terá que avaliar seu imóvel, ou seja, você automaticamente já dá entrada na venda do seu bem. Com o dinamismo cada vez mais presente e a demanda de praticidade cada vez maior, o consumidor procura formas mais simples de descobrir o valor do seu imóvel que ele pretende colocar para venda antes de se comprometer com um profissional e possíveis interessados. 


A tecnologia e a internet chegaram com toda força como uma tendência em todos os segmentos do mercado e, por conta disso, muitas empresas estão se vendo obrigadas a se atualizar para sobreviver. Com essa atualização chegou uma ferramenta que pode ajudar muito na hora de calcular o preço do seu imóvel. A calculadora de avaliação de imóveis simula o preço do seu imóvel de acordo com algumas informações que você vai disponibilizar no site da imobiliária. 


Contudo, muitas pessoas ainda não sabiam da disponibilidade desta ferramenta nos sites de imobiliárias, afinal, é uma tendência nova que surge no mercado. Para explicar um pouco mais sobre o assunto, a Nova Época Imóveis elaborou esse post, assim, você fica por dentro de tudo e já pode usar desse artifício na próxima vez que pretender um imóvel. Dessa forma, é possível ter uma noção do valor da sua propriedade antes mesmo de entrar em contato com um corretor e pode avaliar se é realmente o que você quer. 


Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um dos nossos profissionais e se você quer saber mais sobre o mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog, temos muito conteúdo sobre tudo o que você precisa saber para tornar suas experiências nesse setor do mercado mais seguras e tranquilas! 


O que é a calculadora de avaliação de imóveis?


Como dissemos previamente acima, a calculadora de avaliação de imóveis é uma ferramenta que passou a ser disponibilizada nas plataformas de imobiliárias e administradoras não tem muito tempo. Com a chegada da internet e da tecnologia com toda força no setor imobiliário do mercado, cada vez mais empresas estão optando por investir em regalias online para competir e se destacar da concorrência. 


Alguns sites também disponibilizam uma calculadora para simular gastos e impostos que você terá ao vender um imóvel, assim, você pode se preparar melhor para o impacto e decidir qual o melhor momento, dentro do seu orçamento, para começar esse processo e comprar um novo imóvel. Essa calculadora pode ser usada para qualquer tipo de imóvel e também disponibiliza acesso ao valor do lucro imobiliário ou ganho de capital na venda de imóvel. 


Como essa calculadora funciona?


A calculadora de avaliação de imóveis é uma forma de avaliar seu imóvel instantânea e gratuitamente. Para isso, algumas imobiliárias vão pedir que você faça um cadastro, também gratuito, no site e, depois de fazer o login, é disponibilizado para você a ferramenta da calculadora. Nem toda administradora pede para você se cadastrar, no entanto, fazê-lo logo no começo do processo pode salvar tempo, já que se você pretende anunciar naquela imobiliária vai precisar de um. 


Com o login feito, quando necessário, a calculadora funciona mais ou menos da mesma maneira nos diferentes sites: você preenche informações sobre o imóvel que você pretende vender e, com base nesses dados, a ferramenta estima o valor atual de venda da propriedade. A calculadora vai levar em consideração características dos mais diversos imóveis do mercado, por isso, não precisa se preocupar com o tipo de imóvel que você quer vender.


Essa é uma ferramenta que costuma ter seu sistema aprimorado constantemente, muitas vezes até diariamente, baseado em pesquisas de mercado e dados de transações reais que já foram realizadas pela imobiliária. Dessa forma, é possível encontrar sempre o melhor valor para quem busca vender ou comprar uma nova residência, além de facilitar a relação do cliente com a imobiliária. 


Quais informações são necessárias para calcular o valor de um imóvel com essa ferramenta?


Como dissemos mais acima, assim como em qualquer avaliação para saber o preço de um imóvel, a calculadora de avaliação de imóveis também vai precisar de algumas informações para entender o tipo de imóvel e seu estado, podendo, então, dar um preço para o espaço.

Entre essas informações estão:

 

  • Tipo de imóvel – aqui você vai informar se o imóvel se trata de uma casa ou de um apartamento e qual o tamanho, apontando se é uma kitnet ou flat, por exemplo;
  • Número de quartos – sabemos que o número de quartos em um imóvel também altera seu preço, por isso, é outro fator que deve ser informado;
  • Número total de banheiros – a quantidade de cômodos altera consideravelmente o preço do imóvel; 
  • Número de vagas na garagem – aqui você informará quantas vagas na garagem seu imóvel tem direito, sendo ele um apartamento ou uma casa de condomínio;
  • Área total em m² – como dissemos em um post aqui, calcular a área total do imóvel é importante na hora de comprar e avaliar um imóvel, por isso, é imprescindível informá-la aqui;
  • Endereço do imóvel – sabemos que a localização é um fator influenciador muito forte do preço do imóvel, por isso também deve ser informado;
  • Nome, telefone e e-mail – para futuras comunicações, os sites que não exigem cadastro costumam pedir essas informações.


Com posse de todas essas informações, a calculadora poderá informar o valor do seu imóvel com uma boa precisão, sem que você precise entrar em contato com ninguém e de forma rápida. Você pode fazer esse cálculo pelo computador ou pelo celular, assim, em qualquer lugar que você estiver é possível avaliar seu imóvel, o que torna esse processo ainda mais prático. 


A Nova Época Imóveis está sempre procurando investir na renovação e modernização, procurando informar todas as mudanças e tendências do mercado imobiliário para que você fique a par de tudo! Nós também estamos investindo nessa ferramenta de cálculo para tornar a avaliação do seu imóvel um processo mais simples, por isso, não deixe de conferir nosso site e fique ligado em tudo o que temos a oferecer! Vamos concretizar esse sonho juntos! 

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":