Entenda como a sustentabilidade impacta o mercado imobiliário

09/08/2023min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou aqui no blog sobre a sustentabilidade e sua importância, especialmente no mercado imobiliário. Esse é um tema cada vez mais relevante e presente na nossa vida e em diversos setores da sociedade; por isso, é importante estar por dentro da sua influência e das mudanças que a sociedade sofre por conta do assunto, principalmente o mercado imobiliário. 


A preocupação com o meio ambiente, o uso consciente de recursos naturais e a busca por construções mais eficientes está impulsionando muitas mudanças significativas na indústria no geral, mas principalmente na imobiliária. Quem está à procura de um imóvel novo, seja para morar ou investir, e quem pensa em trabalhar nesse ramo deve entender essas mudanças e o impacto que a sustentabilidade gera nesse mercado.


Para te ajudar com isso, a Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Aqui vamos explorar o impacto da sustentabilidade no mercado de imóveis, além de como essa tendência está moldando o desenvolvimento de novos empreendimentos, o comportamento dos consumidores e a valorização dos imóveis. E lembre-se: compra, venda e avaliação de imóveis é com a Nova Época.


Como o mercado imobiliário reage às mudanças sustentáveis?


Para quem não está familiarizado com o assunto, o mercado imobiliário está reagindo de forma bem positiva às mudanças, acompanhando a crescente demanda por empreendimentos cada vez mais eco-friendly e eficientes. Com isso, construtoras e incorporadoras estão cada vez mais atentas às práticas e estão incorporando esses conceitos em seus projetos, buscando usar materiais sustentáveis, adotar energias renováveis, promover uso eficiente de recursos naturais em projetos de climatização residencial e implementar sistemas de captação da água da chuva.


Além disso, a procura por certificações ambientais, como o LEED e o AQUA, tem se tornado uma prática cada vez mais comum no mercado de imóveis, apontando o compromisso das empresas com a sustentabilidade. Essas mudanças mostram impactos significativos no mercado imobiliário. Imóveis certificados tendem a ter uma maior valorização e demanda por parte dos consumidores, por exemplo, gerando retornos financeiros positivos para os investidores.


A adoção de práticas sustentáveis também ajuda a gerar benefícios econômicos para os proprietários, como a redução dos custos de água e energia, por exemplo. A conscientização da importância da sustentabilidade está cada vez mais presente na sociedade e, consequentemente, na demanda. O mercado imobiliário está sabendo responder bem a essa demanda, promovendo mudanças positivas na sua maneira de funcionar. 


Porém, é importante ressaltarmos aqui que a adoção de práticas sustentáveis no mercado imobiliário ainda enfrenta certos desafios, como o custo inicial mais elevado para a implementação dessas tecnologias e materiais, por exemplo. Ainda assim, os benefícios a longo prazo da adoção dessas mudanças, como a valorização dos imóveis e a redução dos custos operacionais, compensam o investimento inicial. 


Um maior acesso a financiamentos e incentivos governamentais para empreendimentos também ajuda a facilitar a adoção dessas práticas pelas empresas do setor imobiliário. Resumindo, no geral, o mercado imobiliário tem se adaptado bem e conseguido responder de maneira positiva às mudanças quanto a sustentabilidade, atendendo às demandas dos consumidores conscientes e contribuindo para um futuro melhor e mais sustentável. 


Qual o impacto da sustentabilidade no mercado imobiliário?


Podemos dizer que são diversos os aspectos que a sustentabilidade está conseguindo transformar o mercado imobiliário, seja no processo de construção de um novo empreendimento, na valorização de imóveis, na colocação de rede de proteção para janela do banheiro. As mudanças são muitas e estão dando resultados muito positivos. 


Agora vamos listar algumas das vantagens de adotar a sustentabilidade nesse segmento:


Diminui o impacto ambiental


Construções sustentáveis são projetadas para minimizar o impacto ambiental ao passo que ajudam a maximizar a eficiência energética. Geralmente elas costumam usar materiais sustentáveis, tais quais:

 

  • Energia solar;
  • Sistemas de captação de água da chuva;
  • Madeira certificada;
  • Materiais reciclados.


Essas práticas ajudam a reduzir o consumo de recursos naturais, além de diminuir a emissão de gases de efeito estufa e promover o uso consciente dos recursos. As construções sustentáveis também costumam ser mais eficientes, quando se trata de consumo energético, o que ajuda a resultar em economia de recursos para moradores, como nas contas de luz e de água, por exemplo. 


Diferencial competitivo


Essa preocupação com a sustentabilidade tem sido um grande diferencial entre as empresas do mercado imobiliário, atraindo consumidores cada vez mais conscientes e preocupados com o impacto ambientas das suas escolhas. Por isso, a busca por certificações ambientais, como os já citados LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e o AQUA (Alta Qualidade Ambiental), tem se tornado uma prática cada vez mais comum. 


São essas certificações que vão garantir o diferencial da empresa e atestar a qualidade, além do compromisso com a sustentabilidade, de um empreendimento, o que ajuda a agregar valor e gera um diferencial competitivo que pode se mostrar muito importante. 


Ajuda a valorizar os imóveis


Imóveis certificados recebem uma classificação que comprova sua eficiência energética, além do seu bairro impacto ambiental e do seu respeito às normas de sustentabilidade. Isso vai automaticamente valorizar o imóvel e essa valorização ocorrerá tanto na hora da venda quanto no valor de aluguel dos imóveis. Logo, isso vai se tornar um atrativo tanto para investidores quanto para os consumidores finais. 


Por que o consumidor prefere imóveis sustentáveis?


Além das vantagens apontadas acima, a consciência ambiental tem influenciado e muito nas decisões de compra e locação de imóveis. Com isso, cada vez mais os consumidores estão priorizando empreendimentos sustentáveis que ofereçam benefícios quando se trata da qualidade de vida. Isso porque a preocupação com a qualidade do ar, o conforto térmico e a redução do impacto ambiental são alguns fatores considerados na hora de escolher um imóvel atualmente.


Nesse contexto, imóveis com características sustentáveis, como iluminação natural, sistemas de captação de água da chuva, áreas verdes e eficiência energética, são valorizados e têm uma maior demanda no mercado. Atualmente os consumidores estão dispostos a pagar mais por imóveis que tragam benefícios sustentáveis, além de estarem alinhados a seu estilo de vida e seus valores. 


A sustentabilidade influenciará no valor dos imóveis?


A resposta é sim, imóveis sustentáveis certificados costumam possuir um valor de venda e aluguel maior, pois são valorizados pelos consumidores conscientes e oferecem benefícios em termos de economia de recursos e de qualidade de vida. Por isso, morar em um imóvel sustentável traz vários benefícios, além da economia e da redução do impacto ambiental, como maior conforto térmico, qualidade do ar melhorada, bem-estar e saúde.


Outros itens, como adereços, acessórios e ornamentos em geral vão impactar diretamente no valor de um imóvel, seja uma pequena janela, uma pequena plantação de muda de babosa e assim por diante. 


A Nova Época Imóveis espera que esse post tenha esclarecido o assunto, mas caso você tenha dúvidas ou queira saber mais sobre o impacto da sustentabilidade no mercado imobiliário entre em contato com um dos nossos profissionais! Para mais informações e dicas importantes do mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":