Entenda como as redes sociais impactam o mercado imobiliário

26/07/2023min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou aqui no blog, em diversos posts, sobre a importância das redes sociais para praticamente todas as áreas do mercado, incluindo o mercado imobiliário. Isso porque atualmente, para vender mais é essencial estar em evidência e esse é um trabalho que as redes sociais realizam com muita competência. Por ser um dos canais mais usados pelos usuários da internet, que englobam 53% dos habitantes do planeta, sem dúvidas, seu cliente está muito presente nas redes sociais. Por isso, é impossível ignorá-las na sua estratégia de marketing imobiliário.


No entanto, em meio a este cenário positivo, algumas dúvidas vão surgir: como posso impactar essas pessoas? Afinal, como vender meus imóveis com a ajuda das redes sociais? Se você tem essas e mais dúvidas sobre o assunto, chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis preparou esse post para explicar como as redes sociais impactam o mercado e o marketing imobiliário, além de apontar como elas podem te ajudar como corretor a impulsionar suas vendas. 


Afinal, qual a importância das redes sociais no mercado imobiliário?
 

O Brasil é o terceiro no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais, ou seja, como dissemos acima, é quase inegável que seu cliente não só estará em uma ou mais delas como também passará grande parte do seu tempo nelas. Agora listaremos alguns motivos que tornam as redes sociais importantes para quem quer ter sucesso trabalhando no mercado imobiliário:


Interação com o cliente


As redes sociais são importantes porque podem ajudar sua empresa a ter uma interação mais próxima com os clientes, o que gera mais vendas. Isso acontece por inúmeros motivos, mas um dos mais importantes é certamente que seu cliente está dentro dessas plataformas. Quando esse trabalho é feito com qualidade, é possível que você e sua empresa criem boa presença no mundo digital, aumentando sua reputação.


Além disso, é importante ressaltarmos que para criar essa presença forte, é necessário ter certas estratégias alinhadas com as atuais tendências do mercado e das redes sociais em si. No entanto, a presença em todas as redes sociais não é obrigatória, o importante é ter um bom plano de ação para a mídia social que você escolher estar presente. Na verdade, estar em todas as redes, pode fazer com que seu conteúdo perca relevância, por isso, esteja apenas nas que você sabe que podem atrair mais clientes.


Apresentação de serviços e produtos
 

As redes sociais certamente funcionam bem como uma vitrine digital, tendo em vista que é possível apresentar seus produtos para seus clientes. Além de atraí-los com mais facilidade, possíveis compradores já poderão ter uma boa noção dos imóveis que você tem disponíveis na sua carteira. Também é possível criar uma conexão mais forte com seus clientes, o que é muito relevante atualmente.


Lembre-se: as redes sociais também fazem parte do funil de vendas, já que elas podem atrair diversas pessoas para conhecer seu produto ou serviço. 


Diferenciais com a concorrência
 

Apesar de ser muito importante para sua imagem profissional, não são todas as empresas do ramo imobiliário que usam as redes sociais de uma forma favorável. Por isso, esse é um dos pontos mais importantes para quem quer dar um passo à frente da concorrência. Com elas você interage com seus clientes e apresenta seus produtos/trabalho, aumentando as chances do seu público consumir seu produto ou serviço.


É importante não esquecer de deixar todas as informações bem especificadas no seu perfil, assim, você pode evitar que seus clientes tenham que entrar em outro lugar e perder mais tempo procurando por dados que você já poderia ter oferecido. 


Dicas de como usar as redes sociais para impulsionar suas vendas como corretor de imóveis


Agora que compreendemos a importância das redes sociais no mercado imobiliário, está na hora de saber como usá-las e quais as melhores plataformas para estar presente profissionalmente. Aqui vamos falar das principais redes sociais, mas lembre-se: não é necessário ter forte presença em todas elas. Procure focar sua estratégia em apenas algumas delas.


1. Facebook
 

Essa rede social tem mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo, sendo 109 milhões deles apenas no Brasil. Com isso, o Facebook pode te ajudar muito a conseguir clientes digitalmente. Nessa rede, você cria uma página para sua empresa, cria anúncios, interage com seus seguidores, faz lives, stories e publicações no geral que podem ser de grande auxílio para mostrar seus produtos nas redes sociais.


Além disso, você pode fazer uma análise de resultados como pesquisa para ter uma boa noção das métricas das suas e avaliar se você está indo pelo caminho certo. 


2. Instagram
 

O Instagram é conhecido como a terceira rede social mais usada no Brasil, com mais de 110 milhões de usuários. Atualmente ela é a rede social que mais tem usuários que gostam de interagir, por isso, pode ser uma ferramenta muito útil para dar mais visibilidade para a empresa. Contudo, é importante ressaltarmos que obter bons resultados e ter um bom engajamento não é tarefa fácil. 


Para isso, é preciso produzir conteúdo de qualidade, com algum diferencial do seu serviço entre os demais, por conta da alta concorrência nessa rede. Os stories e as lives também podem ser muito usados a seu favor, pois são grandes destaques da rede. O mais importante é não deixar de interagir com seus seguidores e de criar conteúdo interativo. 


3. LinkedIn


Com mais de 50 milhões de perfis ativos somente no Brasil, o LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Só por isso já dá para ter uma noção da sua importância. Nela é possível criar o “Networking”, além de fazer contato com diversos profissionais do mercado imobiliário. Dessa forma, suas vendas podem aumentar consideravelmente, da mesma forma que sua marca estará ainda mais presente nas redes sociais. 


4. WhatsApp


A Nova Época já falou em alguns posts aqui sobre a importância dessa rede para o profissional de corretagem, afinal, por ser o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o WhatsApp também é uma ferramenta essencial para quem deseja ampliar suas vendas nesse mercado. Nela é possível responder mensagens com rapidez, um diferencial muito grande atualmente.


Além disso, você ainda pode usar “bots” com respostas pré-programadas para acelerar mais esses processos. Porém, se esse for seu caso, não esqueça de evitar abusar do uso desse artifício e sempre procure ter uma pessoa para responder essas perguntas prontamente. Você também pode usar o WhatsApp para fazer networking e conversar com pessoas do ramo. 


A Nova Época Imóveis espera ter esclarecido suas dúvidas sobre o assunto. E para mais dicas do ramo imobiliário não deixe de acompanhar nosso blog, estamos cheios de conteúdos muito interessantes! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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