Entenda como calcular a área total de um apartamento e porque é importante fazê-lo

31/08/2022min de leitura

Você sabe como calcular a área de um apartamento e por que saber fazê-lo é importante na hora de avaliar qual imóvel escolher? Está por dentro dos termos usados e das diferenças entre cada um deles, como entre a área privada e a área comum? Saber calcular o metro quadrado de um apartamento é importante não só na hora de comprar um imóvel, mas também na hora de reformá-lo. Afinal, quando você busca por um imóvel, além de avaliar o preço, a região e a infraestrutura, outro fator importante é o tamanho do imóvel. 


Fazer cálculos de metros quadrados ou lineares é importante para ter a exatidão no momento da compra para materiais de construção e até mesmo para analisar se o valor do metro quadrado de um apartamento está adequado ao seu tamanho. É importante destacarmos, ainda, que ao calcular o valor de um imóvel baseado no metro quadrado, as construtoras costumam levar em consideração o local, as áreas comuns, portaria eletrônica entre outros.


O cálculo das construtoras é feito dessa maneira porque cada apartamento paga uma proporção dessas despesas por rateio, ou seja, a metragem utilizada nessas áreas é distribuída por todos os proprietários, quem possui um apartamento maior pagará a mais e menor menos. Por isso, é importante poder contar com a ajuda de um profissional do ramo na hora de realizar esse cálculo.


Muitas pessoas não sabem ou ficam em dúvida de como realizar essa conta. O mais importante, aqui, é entender como realizar essa conta com facilidade para não virar um bicho de sete cabeças no futuro. Para te ajudar com essa questão, a Nova Época Imóveis preparou esse post com algumas dicas que vão te ajudar na hora desse cálculo, além de pontuar por quê ele é tão importante. Em caso de dúvidas, para mais informações ou se você está precisando de ajuda para procurar um imóvel, não deixe de entrar em contato com um dos nossos corretores! 


Por que é importante saber o tamanho da área de um apartamento?


Como mencionado mais acima, essa informação vai ser muito necessária antes de adquirir um imóvel ou de começar a reformá-lo. Isso porque é através das medições de todas as áreas do apartamento que você vai saber se os móveis que você planeja colocar ali dentro vão caber e se precisa ser feita alguma reforma para otimizar o ambiente. 


Além disso, outra vantagem de saber o tamanho do apartamento é que vai te prevenir contra possíveis fraudes, pois existem construtoras no mercado que dizem vender um imóvel de determinada metragem e na hora da entrega o espaço é menor. 


Como calcular o tamanho da área de um apartamento?


1. Calcule os metros quadrado e linear


No planejamento, as construtoras costumam estimar o valor do imóvel somando todas as suas áreas, incluindo as comuns e a portaria. Porém, é natural que apartamentos maiores custem mais do que os menores. 


Na hora de fazer as contas, primeiro você deve medir os tamanhos de frente e de profundidade já que a partir desses números vai ficar mais fácil de verificar o metro quadrado, largura X comprimento, e o linear, medição em linha muito usada para aferir um muro ou os alicerces de uma casa. As vagas de garagem também devem entrar no cálculo do metro quadrado do imóvel, por isso, procure observar se elas são cobertas e demarcadas. 


O primeiro passo para ter sucesso na escolha do seu lar é ter em mãos a planta do imóvel, pois é ela que vai informar a largura e o comprimento de cada cômodo do espaço. Após, basta fazer a multiplicação dos valores para descobrir o metro quadrado de cada cômodo. No final, você vai somar todos os valores para descobrir qual é o tamanho total da propriedade. São eles:

 

  • cozinha ou área de serviço 4,03 x 1,48 = 5,96 m²;
  • sala 3,87 x 2,53 = 9,79 m²;
  • varanda 0,88 x 2,53 = 2,22 m²;
  • quarto 2,53 x 2,53 = 6,40 m²;
  • banheiro 1,18 x 2,53 = 2,98 m²;
  • circulação 0,88 x 2,53 = 2,22 m²;
  • suíte 3,58 x 2,53 = 9,05 m².


Nesse exemplo, ao todo, o apartamento tem 38,62 m², podendo o cálculo ter variação por não estar somando nessa conta a espessura das paredes. No entanto, o valor não vai diferir de forma considerável no tamanho final. Atualmente já existem, ainda, sites que calculam o metro quadrado, o que vai facilitar bastante essa fase do processo de avaliação.


2. Conheça todas as extensões do edifício


Como mencionado no começo, é essencial saber e entender a dimensão de todo o conjunto do imóvel, tanto suas partes comuns quanto as de uso privado. Agora vamos falar do que se trata cada área de um condomínio.


A área privada do apartamento é aquela de uso somente do proprietário ou locatário, que fica contida especificamente dentro do espaço do apartamento. A soma do lado interno das espessuras das paredes também vai contar como medição da área privativa, conforme diz a regulamentação da ABNT. Em apartamentos, é comum que as paredes sejam compartilhadas e, por isso, as espessuras são igualmente divididas para cada vizinho. 


Já as áreas úteis são aquelas de uso exclusivo dos moradores do apartamento e englobam a soma de todos os cômodos sem contar com as paredes. Essa área também é conhecida, mais popularmente, como área da vassoura, porque engloba todos os espaços em que é possível varrer. 


As áreas comuns são aquelas que todos os moradores do condomínio têm acesso, como playground, portaria, salão de festas, piscina, jardins e espaços gourmet. É importante lembrar que os locais destinados apenas à circulação também estão incluídos nessa conta, como o hall de entrada, os elevadores e os corredores. Todo estacionamento ou garagem também pertencem à área comum. 


Quando o edifício tem terraços com coberturas ou jardins em alguns apartamentos, caso não estejam descritos na escritura como privativos, esses espaços serão considerados como áreas comuns e poderão ser partilhados entre todos os moradores. 


De acordo com o artigo 12 da Lei dos Condomínios Edilícios, a divisão das despesas das áreas comuns, como manutenção do espaço de lazer, limpeza, pagamento dos funcionários, luz e água, será realizada na fração ideal calculada a partir dos metros quadrados de cada área privativa.


No caso da área total, ela é a soma de todas as áreas privativas, a garagem ou espaço de garagem, caso exista, e o quinhão. Porém, é importante ressaltar que alguns condomínios possuem imóveis de tamanhos diferentes e, nesses casos, a cobrança de taxas como condomínio e IPTU serão proporcionais ao tamanho do imóvel. 


3. Analise a área real do apartamento


A área real de um imóvel costuma ser motivo de muitas divergências, especialmente entre as classes mais altas que procuram por apartamentos com espaços maiores, podendo se tornar discussões tão sérias que são levadas para o Judiciário. 


É comum acharmos que imóveis de dois quartos são menores do que os de três, no entanto, nem sempre isso é verdade. Afinal, apartamentos mais antigos costumam ter uma área útil maior se comparados aos imóveis atuais. Em compensação, grande parte deles não possui estruturas de lazer, como salões de festa e piscina, por exemplo. 


A área real precisa constar na descrição do apartamento e em diversos documentos, como o Memorial de incorporação, que é o documento público registrado em cartório e que abrange tudo aquilo que o condomínio possui. É nesse comprovante que se encontram todas as tabelas numéricas padronizadas pelas normas da ABNT. Outros documentos em que as medições do imóvel devem ser explicitadas são a escritura, o registro de imóvel, os projetos de execução da obra e os folhetos distribuídos para a população. 


Na hora de escolher o tamanho de um apartamento, é essencial buscar todas as informações necessárias para que essa aquisição não se torne uma dor de cabeça. Por isso, a Nova Época Imóveis espera que essas dicas práticas te ajudem a encontrar o imóvel ideal para você! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":