Entenda como é feito e como usar o eucalipto tratado na arquitetura
Quem acompanha a Nova Época Imóveis aqui pelo blog certamente já ouviu falar em construção sustentável, tendência que vem crescendo na indústria da construção civil com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e promover o uso de materiais mais sustentáveis. Nesse contexto, para quem está à procura de um material mais resistente, versátil e com ótimo custo-benefício para o projeto de arquitetura ou decoração, o eucalipto tratado pode ser a escolha perfeita.
A estaca de eucalipto tratado tem se destacado como uma opção viável e ecologicamente correta para a construção de estruturas. Quando falamos de eucalipto tratado, podemos imaginar uma série de funções para o material durante uma construção: seja para portas, janelas, estruturas e até mesmo corrimãos. Ficou interessado em saber mais sobre as características deste tipo de madeira para compreender como ele pode contribuir para o seu projeto? Então chegou ao lugar certo!
A Nova Época preparou esse conteúdo para falar um pouco mais sobre como o eucalipto se destaca no quesito sustentabilidade e aplicabilidade, seja para móveis, revestimentos ou estruturas externas de um imóvel. Para mais dicas de decoração, construção civil, mercado imobiliário e para conhecer nossos imóveis disponíveis, não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais!
Antes de mais nada: o que é eucalipto tratado?
O eucalipto tratado, também conhecido como eucalipto autoclavado, é um tipo de madeira que passou por um processo de preservação para aumentar a resistência e durabilidade do material. Esse tratamento tem como objetivo proteger a madeira contra agentes externos como fungos, umidade, podridão e insetos. Assim, é possível prolongar a vida útil do material.
O eucalipto é uma espécie de árvore de rápido crescimento, o que o torna uma opção sustentável em comparação com outros tipos de madeira. Seu tratamento consiste em impregnar a madeira com produtos químicos que ajudam a tornar o material ideal para o uso em estruturas de construção. Este é um material leve, que facilita o transporte e a instalação, além de ser mais resistente a pragas e fungos, conforme comentamos acima.
Além disso, a madeira tratada é mais durável, o que aumenta sua vida útil e diminui a necessidade de substituição. Essas características tornam o eucalipto tratado uma opção econômica e sustentável para a construção de estruturas.
Quais as diferenças entre eucalipto tratado e eucalipto não tratado?
Para compreendermos as vantagens do uso do eucalipto tratado na construção civil, é importante conhecermos as diferenças entre este e o eucalipto não tratado. Essa diferença está, justamente, na camada de proteção extra concedida pelo tratamento do material. Para te ajudar a entender melhor a importância desse processo de tratamento, listamos as principais diferenças entre uma madeira de eucalipto tratado e uma natural, que não passou por nenhum tratamento de preservação:
- Durabilidade – o eucalipto não tratado pode sofrer uma rápida deterioração por conta de condições externas, enquanto a madeira tratada é bem mais resistente à umidade e ataques de insetos;
- Valor – por passar por um processo de tratamento especial, a madeira de eucalipto tratada tende a apresentar um preço mais elevado do que a não tratada;
- Aplicações – por conta de sua maior resistência, o eucalipto autoclavado é mais indicado para áreas externas e para a construção de estruturas expostas, como decks e cercas, ao passo que o não tratado é mais indicado para ambientes internos ou espaços menos suscetíveis à ação de agentes externos, como a chuva e o sol, por exemplo;
- Manutenção – por conta do tratamento recebido, o eucalipto exige menos manutenção ao longo do tempo quando comparado com o não tratado, que vai precisar de cuidados frequentes para preservar sua integridade.
Como é o processo de preparação do eucalipto tratado?
O tratamento do eucalipto costuma ser realizado por um processo que envolve a aplicação de produtos químicos preservadores na madeira, como o arseniato de cobre cromado, ou CCA. Essa aplicação acontece dentro de uma autoclave, que é um tipo de câmara de alta pressão. Quando colocada neste equipamento, a madeira passa por uma etapa de vácuo, que retira o excesso de água e ar das fibras do eucalipto.
Em seguida, o produto preservante é aplicado, preenchendo os espaços vazios antes ocupados pelo ar e pela água, para que possa penetrar ao máximo na madeira. Por fim, o excesso de solução química é removido e a madeira pode ser retirada da autoclave. Após sua secagem, o material está finalmente pronto para uso.
É importante destacarmos que esse tipo de madeira vem de reflorestamento, ou seja, é retirada de florestas plantadas para esta finalidade. Além disso, seu tratamento consome pouca energia e costuma usar produtos recicláveis, contribuindo ainda mais para a arquitetura sustentável.
Quais as vantagens de usar eucalipto tratado?
Seja usado como material para um projeto arquitetônico, de paisagismo ou de design de interiores, a madeira tratada de eucalipto apresenta vários benefícios. Entre eles, é importante destacarmos:
- Baixa manutenção – conforme falamos até aqui, após o seu tratamento, o eucalipto fica altamente resistente a pragas, fungos e outros fatores que podem danificar a madeira, por isso exige menos cuidados para manter sua integridade;
- Custo-benefício – o eucalipto autoclavado é mais acessível do que outros tipos de madeiras nobres, porém ainda conta com alta qualidade e alta durabilidade;
- Versatilidade – por esse tipo de madeira ter uma aplicação rápida e poder ser usada de diferentes formas, desde em cercas até móveis, isso a torna um material muito versátil;
- Sustentabilidade – o eucalipto é uma madeira de reflorestamento, o que contribui para a preservação do meio ambiente e garante um uso mais consciente de recursos durante a construção de uma propriedade.
Afinal, qual a durabilidade do eucalipto tratado?
Com o tratamento que recebe, o eucalipto se torna um material de alta resistência, podendo durar até 30 anos. A durabilidade média garantida pelos fornecedores costuma ser de 15 anos, porém isso pode variar de acordo com o local que você escolhe aplicar a madeira. Por isso, se trata de um material altamente recomendado para usos estruturais e em ambientes externos.
Onde é mais recomendado o uso do eucalipto tratado?
A madeira tratada de eucalipto é um tipo de material que está sendo cada vez mais usado na construção civil, por conta da sua durabilidade, versatilidade e custo-benefício. Se você está pensando em usar esse recurso, mas não sabe como, trouxemos algumas das aplicações mais comuns em projetos de decoração e arquitetura:
Pergolados
Um uso muito comum do eucalipto tratado em áreas externas é na construção de pergolados. Isso porque a resistência do material garante segurança e durabilidade para a estrutura, proporcionando uma estética rústica e, ao mesmo tempo, sofisticada.
Decks
Também graças à sua resistência, especialmente a pragas e à umidade, a madeira de eucalipto tratada é muito usada para fazer decks externos. Além de aumentar a vida útil da estrutura, esse tipo de material também oferece uma aparência natural e acolhedora, se integrando bem com jardins, áreas gourmet e espaços de lazer.
Cercas
Seja para espaços urbanos ou rurais, as cercas de eucalipto tratado são uma solução econômica, resistente e visualmente agradável. Além de suportar bem as intempéries, como as variações climáticas, esse tipo de madeira confere um visual mais acolhedor e natural, garantindo uma integração harmoniosa com o entorno.
Telhados
Também por conta da sua resistência, durabilidade e leveza, a madeira tratada de eucalipto é amplamente usada em vigas e estruturas de telhados, conferindo segurança às construções.
Móveis
O eucalipto tratado oferece beleza e praticidade para os móveis, além de versatilidade que permite sua combinação com diversos estilos de decoração, do contemporâneo ao rústico. Sua alta resistência ajuda a contribuir para a durabilidade da mobília, sendo ideal para peças muito usadas no dia a dia, como mesas e cadeiras.
Como podemos observar, a madeira do eucalipto tratado pode ser uma grande aliada nos projetos arquitetônicos. Sua durabilidade, resistência a pragas e capacidade de suportar condições climáticas adversas tornam essa uma ótima alternativa sustentável para compor a decoração ou até mesmo a estrutura da construção.
A Nova Época espera que você tenha gostado do post. Não deixe de acompanhar nossa imobiliária para conhecer mais sobre construção civil, mercado imobiliário, decoração e organização. Visite também nosso site para conhecer nossos imóveis e falar com um dos nossos corretores!
Escrito por Mariana Carvalho