Entenda como escolher o melhor imóvel para quem tem animais de estimação

01/08/2023min de leitura

Cada dia mais pessoas estão escolhendo compartilhar sua vida e dia a dia com pets, que estão virando parte da família. Isso porque, sem dúvidas, os pets têm a capacidade de nos alegrar e fazer companhia em todos os momentos. Com isso, vem a preocupação de garantir a felicidade e o bem-estar desses companheirinhos, para isso, é fundamental saber escolher o melhor tipo de imóvel para morar com animais de estimação. Afinal, ter pets requer todo um ambiente e cuidados especiais para que eles possam ter uma boa qualidade de vida.


Seja uma casa ou apartamento, existem várias características que precisam ser observadas e você precisa ter em mente para o espaço ser o mais confortável, seguro e adequado possível para nossos amiguinhos de quatro patas. Na hora de escolher um imóvel para você e seus animais de estimação, é imprescindível que, além de considerar o espaço para que eles possam se movimentar livremente, brincar e descansar, você também considere as necessidades específicas de cada tipo de animal.


Assim como os seres humanos, os bichos também precisam de um lugar onde se sintam acolhidos e confortáveis, caso contrário isso pode acabar prejudicando muito a saúde física e mental dos bichinhos, e até ser um empecilho para os donos. Pensando nisso, a Nova Época Imóveis trouxe esse post com algumas dicas de imóveis mais adequados para quem tem animais de estimação. Para mais dicas sobre imóveis, o mercado imobiliário e outros assuntos, não deixe de acompanhar nosso blog!


Existem diferenças entre casa e apartamento para pets?


Apesar de muitas pessoas preferirem casas para criarem seus animais de estimação, por conta do espaço, atualmente já é possível adaptar os apartamentos para uma vida mais tranquila ao lado dos pets. Já existem até alguns modelos de apartamentos maiores, com áreas externas e construídos incluindo canil em ferro para abrigar cachorros.


O principal aqui é saber que, caso você more em apartamento, mesmo que pequeno e sem área externa, é possível sim adequar o espaço para o seu pet, mas é importante que você também faça um treinamento com o animal e o adestre. No caso de apartamentos menores, o ideal é dar preferência para raças de cães menores, pois os animais de grande porte precisam de mais espaço para correr e se exercitar, enquanto gatos precisam de lugares altos para se esconder e arranhar. Caso contrário, eles podem se sentir muito presos, o que afetará a saúde.


Outro ponto importante de casas e apartamentos está ligada às regras de condomínio. Segundo o Código Civil – art. 1.335, inciso I – é direito do condômino usar livremente as unidades. Logo, nenhuma convenção de condomínio pode impedir o direito de você ter o seu animal de estimação. Porém, é possível limitar o acesso do seu pet nas áreas comuns.


Por conta disso, é importante que, antes mesmo de realizar a mudança, você busque informações sobre as regras do condomínio para ter certeza de que o seu melhor amigo terá todo o conforto que ele merece. 


Qual a importância de um bom imóvel para os pets?


A escolha do imóvel ideal é uma das principais preocupações dos tutores de pets. Além das necessidades específicas de cada tipo de animal, é importante considerar a segurança e o conforto dos bichinhos. O imóvel adequado pode ajudar a garantir que seu pet se sinta feliz, saudável e sempre confortável. 


A falta de espaço para se movimentar mais livremente, para brincar e relaxar pode acabar causando ansiedade e estresse nos animais. Por conta disso, é essencial escolher um imóvel que você sabe que terá espaço suficiente para eles se exercitarem e brincarem. Como dissemos mais acima, a segurança é outro fator de preocupação para os papais de pets em casa. Por exemplo, um imóvel com janelas sem telas ou cercas ao redor do quintal pode representar um risco para a segurança dos bichinhos, especialmente quem tem gatos.


Caso você seja papai ou mamãe de pet e de plantas, também é importante verificar se existe alguma planta tóxica no quintal ou na casa que possa fazer mal ao seu pet. Por último, mas não menos importante, o conforto térmico é outro fator importante a ser considerado. Animais de estimação podem sofrer muito com calor ou com frio em excesso e, por isso, é importante escolher um imóvel com boa ventilação e iluminação natural. 


Não deixe, também, de verificar se o imóvel tem ar-condicionado ou aquecedor, dependendo de onde você mora, para manter a temperatura sempre agradável para o seu pet. O conforto técnico ajuda os animais a se sentirem mais confortáveis e saudáveis no novo lar. Escolhendo um imóvel adequado, você garantirá também a felicidade, o bem-estar e a saúde do seu pet. 


Dicas para escolher o imóvel certo para seu pet


Prefira um piso fácil de limpar


É normal que, logo após a mudança, os animais estranhem o novo imóvel ou queiram chamar a atenção dos seus donos. Além disso, é importante não desconsiderar possíveis acidentes, mesmo no caso de pets adestrados, como um xixi no lugar errado, por exemplo. Nesse contexto, o primeiro ponto a ser considerado na escolha do imóvel é verificar se o piso é de fácil limpeza.


Por exemplo, o porcelanato é uma ótima opção, pois, além de permitir uma higienização simples, também conta com uma beleza impecável. Muitas vezes uma simples restauração de piso porcelanato é suficiente para devolver o aspecto brilhante como o de um novo revestimento. O piso vinílico é outra opção simples de limpar e ótimo para quem tem pet. Ele não acumula sujeira e não deixa cheiro. 


Considere o tamanho do imóvel e do pet


O tamanho do imóvel em relação ao tamanho do seu animal é um fator importante que deve ser considerado. Isso porque, conforme comentamos, os pets precisam de espaço suficiente para brincar, se exercitar e se movimentar livremente. No caso de quem tem cachorro de grande porte, é importante escolher um imóvel com um quintal grande ou com um parque nas proximidades para que ele tenha o espaço dele.


Já no caso de quem tem animais de menor porte, como gatos, é importante levar em consideração imóveis com lugares mais altos onde o bichinho possa se esconder, brincar e se exercitar. 


Tenha certeza de que o imóvel é seguro


Uma das principais preocupações de pais de pets é a segurança dos bichinhos. Por isso, se certifique de que o imóvel escolhido seja o mais seguro para o seu pet. Tenha certeza de verificar se as janelas possuem telas de proteção, se as portas têm fechaduras seguras e se há cercas ao redor do quintal. No caso de quem possui quintal, não se esqueça de verificar se existem plantas tóxicas que possam prejudicar a saúde do seu pet. 


Evite tapetes e carpetes dentro de casa


Tapetes e carpetes são ótimos itens de decoração dos ambientes residenciais internos, porém, não são muito indicados para quem tem animais de estimação. Isso porque, além da dificuldade de lavar, sendo um grande desafio manter uma boa higiene com pets em casa, esses acessórios tendem a impregnar o cheiro. Se o seu pet faz xixi nele, por exemplo, você pode esperar um odor desagradável no ambiente por dias. 


Outro grande inconveniente de ter esses itens de decoração em casa com pets são os pelos. Quem tem gatos ou cachorros muito peludos, por exemplo, pode acabar sofrendo muito, pois tapetes e carpetes acabam acumulando pelos demais.


Analise a localização do imóvel


A localização do imóvel é outro fator de grande importância que deve ser considerado. Por isso, antes tomar qualquer decisão, verifique se existem parques, espaços abertos ou áreas verdes próximas ao imóvel, isso ajudará a garantir que seu pet possa se exercitar e brincar.  Além disso, se certifique de que existem clínicas veterinárias pela região, em caso de emergências e necessidade de atendimento.


Outro ponto importante não só para a segurança do seu pet, mas para a sua também é verificar se o bairro onde o imóvel fica localizado é seguro para passear com o seu bichinho.


Pinte as paredes com uma tinta fácil de limpar


É uma missão quase impossível ter um pet em casa e manter as paredes limpas ao mesmo tempo, afinal, uma hora ou outra, seu animalzinho vai acabar deixando uma patinha por alguns cantos. Caso você more em apartamento, infelizmente isso é ainda mais frequente. Uma ótima solução para esse problema é revestir as paredes com tintas que absorvem sujeira e são fáceis de lavar. 


Dessa forma, você não precisa pintar toda hora o revestimento, basta passar um pano úmido e tudo se resolve, a casa estará limpa de novo! As tintas mais adequadas nesses casos são as que têm acabamento acetinado ou semi-brilhante. Além de serem menos ásperas, ajudando a evitar aderência de manchas, elas também facilitam a limpeza.


Verifique se existe espaço para guardar itens perigosos e de limpeza


Assim como com crianças, é importante ter cuidado com alguns artigos perigosos que podem acabar machucando o seu pet em casa, como tesouras, garfos, facas e até mesmo acessórios menores como moedas e anéis. Por conta disso, se certifique de que o imóvel tem armários suficientes para guardar todas essas peças e mantê-las afastadas do seu animalzinho, afinal, se ele acabar engolindo alguma coisa, prepare-se para uma emergência. 


A Nova Época Imóveis espera que nosso post te ajude na hora de escolher o melhor imóvel para você e seus pets. Se você está procurando um imóvel, fale com um dos nossos corretores, eles estão sempre disponíveis para ajudar com o que você precisar! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":