Entenda como escolher o tipo de varal ideal para o seu apartamento

25/09/2023min de leitura

Quando o assunto é a escolha do varal ideal para o seu apartamento, você vai se deparar com muitas opções no mercado, por isso, é importante conhecer as características específicas, as vantagens e as desvantagens de cada tipo. Você verá desde modelos modernos mais simples até os mais modernos sofisticados, cada um que atenderá necessidades diferentes de acordo com o espaço disponível e suas preferências. 


Independentemente do motivo da escolha de um novo varal, escolher o tipo certo é fundamental para manter o espaço do ambiente sempre organizado e bonito, além de não gastar muito para isso. Muitas vezes, a área da lavanderia está integrada à cozinha ou à varanda, por conta disso, escolher onde pendurar a roupa lavada exige certo planejamento, mesmo que não pareça. 


Entre as opções, existem os varais que podem ser recolhidos após o uso, já outros passam facilmente despercebidos por ficarem escondidos na lateral dos móveis, atrás de portas ou no teto. Apesar desses, você ainda pode optar pelos que ficam no chão, que podem ser fechados e guardados após o uso. Mas, afinal, com tantas opções, como escolher o modelo certo para o seu apartamento? 


A Nova Época Imóveis já falou aqui no blog sobre os melhores tipos de varais para apartamentos pequenos e agora chegou a hora de falarmos sobre como escolher o varal ideal para a sua situação, assim, você pode avaliar qual o melhor para o tamanho do seu lar. Para mais conteúdos interessantes sobre decoração e o mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog e visitar nossas redes sociais


Onde colocar o varal? 


Antes de mais nada, é importante ter em mente onde o varal será utilizado. O ideal é que ele fique em um local ventilado e que bata o máximo de luz do sol possível. Uma dica importante é que você evite estender suas peças em ambientes úmidos ou que fiquem a maior parte do dia fechados, além delas não secarem bem, podem dar mau cheiro. No caso de apartamentos com área privativa, prefira um lugar mais reservado.


Como escolher o melhor varal para o seu apartamento? 


Agora que esclarecemos os lugares ideais para colocar o varal, vamos falar sobre como escolher o melhor tipo de varal para o seu lar. São várias particularidades que um varal de roupas pode ter e, antes de comprar o melhor para a sua situação, é importante levar alguns detalhes em consideração, desde o material da peça até o tamanho do ambiente onde ele será colocado, conforme mencionamos mais acima.


Aqui daremos algumas dicas sobre quais aspectos precisam ser observados antes que qualquer decisão seja tomada:


Escolha o tipo de varal de acordo com o espaço disponível


Os varais são comumente conhecidos por sua praticidade, pois permitem a secagem de diversas peças ao mesmo tempo. Dessa forma, antes de comprar o melhor varal, o primeiro fator que deve ser foco da atenção é o tamanho que você tem disponível no ambiente onde você pretende usá-lo. O espaço no chão e a posição das paredes vão fazer toda a diferença na hora de escolher a melhor alternativa. 


Caso você esteja à procura de um varal que não precisa de uma instalação fixa, os modelos retráteis e dobráveis são os mais recomendados na sua situação. Esses modelos ainda podem ser deslocados para onde o sol está mais propício, além de ocuparem pouco espaço e de aguentarem várias peças ao mesmo tempo. 


Já no caso de quem mora em um espaço mais compacto, o ideal é escolher no momento da compra um varal de teto, modelo que funciona com manivelas e que permite subir as cordas até o teto, tornando as roupas imperceptíveis a quem passa pelo cômodo escolhido. Logo, procure considerar o espaço que você terá para dispor o varal e prefira aquele que melhor se encaixe nele.


Prefira modelos com capacidade adequada para o seu dia a dia


Procure optar pelos modelos de varais que comportem a quantidade de peças que você costuma lavar no dia a dia, considerando a quantidade de pessoas que vivem na sua casa. Além do espaço disponível para o varal, esse é outro ponto importante na hora de comprar o modelo ideal para você. Quanto maior for a família, maior é a quantidade de roupas e, por isso, o varal escolhido deve ser o de no mínimo 10 kg.


Caso você more sozinho ou com mais uma pessoa e sabe que não tem trabalho de recolher tantas peças, existem outras opções no mercado que comportem melhor sua situação, como os varais compactos que secam em média 6 kg. Para ter o melhor dos dois mundos, procure escolher alternativas dobráveis e portáteis que são mais práticas e se adaptam bem às suas necessidades.


Considere a resistência de cada modelo


Já em relação ao material do varal, é importante considerar a resistência de cada um. Existe uma variedade de modelos feitos de corda, alumínio, plástico e aço. Logo, dependerá dos seus objetivos para escolher o modelo ideal. Quem procura resistência, priorizará varais de aço, porém, quem está procurando custo x benefício optará pelos de plástico.


No entanto, é importante ressaltarmos que o aço é um material conhecido por ser mais durável, ou seja, será uma compra duradoura. Caso a busca seja por algo leve e mais barato, mas sem perder a qualidade, o alumínio ou o plástico são materiais que podem ser bem confiáveis. Entre esses modelos, caso você opte pelo de alumínio, procure verificar o modelo que recebe pintura eletrostática, o que evitará ainda a corrosão.


Conheça a portabilidade do varal


Como o próprio nome já sugere, a portabilidade de um varal faz relação à possibilidade de o objeto ser portado ou colocado em diversos lugares. As alternativas são várias para quem deseja gastar pouco espaço e prefere estender suas peças em locais diferentes, onde o sol e o vento são mais propensos a secá-las, por exemplo.


Por isso, no momento da compra do varal ideal para seu apartamento, procure priorizar modelos dobráveis que diminuem de tamanho e podem ser transportados. Os retráteis também são ótimas opções, pois podem ser colocados na parede, o que deixará o chão livre para circulação de pessoas, e os que usam fios que podem ser recolhidos após o uso, mantendo o cômodo sempre organizado. 


A Nova Época Imóveis espera ter te ajudado nessa escolha tão importante, afinal, ela vai interferir na circulação de pessoas pelo cômodo onde o varal for colocado e na sua necessidade, conforme a quantidade de peças que você costuma pendurar. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":