Entenda como financiar um imóvel de leilão e quais as vantagens

15/09/2023min de leitura

Financiar um imóvel não é uma tarefa possível para qualquer pessoa, afinal, além de demandar uma reserva financeira alta, é necessário ter meios de financiá-lo. Com isso, muitas pessoas procuram economizar na compra de um imóvel, seja ele o primeiro ou não, e uma das alternativas possíveis para fazer um bom negócio economicamente é procurar por um apartamento em leilões de imóveis


Geralmente, apartamentos leiloados foram tomados de seus antigos ocupantes ou proprietários para liquidar dívidas não pagas. No entanto, se o seu orçamento não é muito favorável para compra à vista, muitos se perguntam se é possível financiar um imóvel de leilão. Se você já teve essa ideia ou se fez essa pergunta, chegou ao lugar certo porque a Nova Época Imóveis trouxe esse post para responder essa pergunta!


Aqui não só vamos relembrar e explicar como funciona um leilão de imóveis, como também vamos enumerar suas vantagens e desvantagens, além de apontar se você consegue obter crédito com algum banco para adquirir uma propriedade que está sendo vendida dessa maneira. Para mais conteúdos relevantes sobre o mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog e redes sociais!


Como é possível financiar um imóvel de leilão?


Se você já se perguntou se é possível comprar um imóvel de leilão através do financiamento, a reposta é sim. No entanto, como esse processo acontece? Um leilão de imóveis acontece de diferentes maneiras e pode ser pago tanto à vista quanto por financiamento. No caso de quem prefere contratar um financiamento, é importante ter em mente as exigências feitas pelos vendedores, que definem os métodos de pagamentos que serão aceitos.


Sobre o local onde os leilões podem ser realizados, eles podem acontecer em um lugar físico ou através de meios virtuais, os tornando muito práticos. Essa modalidade virou tendência depois da pandemia do Covid e tem atualmente sido um dos melhores investimentos para quem procura um financiamento imobiliário. 


No entanto, antes de participar deles é necessário procurar por bancos e outras instituições financeiras para obter crédito, o que também pode ser considerada uma forma de facilitar a vida de quem não tem dinheiro suficiente para pagar um imóvel à vista. Por isso, é essencial sempre conhecer as modalidades de financiamento de cada banco, assim, você pode distinguir com mais facilidade qual a melhor opção no seu caso.


 Como funciona o leilão de imóveis?


Você deve ter em mente que o leilão de financiamento imobiliário possui uma forma diferente e bem específica de acontecer. O responsável pelo leilão é conhecido como leiloeiro e é ele que vai anunciar um imóvel por determinado valor, de acordo com o preço mínimo estabelecido para a venda. Mas, afinal, como de fato concretizar a compra de um imóvel de leilão?


Todo o processo acontecerá por meio de um edital, onde vão ser estipuladas as regras e as exigências para cada tipo de imóvel. Por exemplo, pessoas interessadas em comprar uma casa devem fazer um lance, o que significa oferecer um preço acima do valor mínimo. Ao final de todo esse processo, o imóvel de leilão costuma ser adquirido por quem se dispõe a pagar o maior valor entre os lances dados. 


Quais os motivos que levam um imóvel a ser leiloado? 


Um imóvel pode ir a leilão por diversos motivos, em algumas situações pode ser por ordem jurídica, econômica, financeira, entre outras. É por esse motivo que é essencial entender porquê o leilão de imóveis acontece com frequência. Alguns dos motivos são: 

 

  • Penhora por falta de pagamento de pensão alimentícia;
  • Inadimplência trabalhista do dono do imóvel;
  • Acúmulo de dívidas de condomínio;
  • Impostos residenciais em atraso, como o IPTU;
  • Herança e imóveis em espólio;
  • Compra do imóvel realizada com dinheiro inapropriado, desviado ou de origem duvidosa.


Dicas para fazer financiamento imobiliário em leilão


Financiar imóveis de leilão é uma das melhores maneiras de comprar a casa própria. Por isso, vale à pena conhecer algumas das principais dicas para tomar uma decisão consciente e correta nesses casos. Assim como em qualquer tipo de financiamento imobiliário, existem vantagens e riscos que devem ser considerados ao financiar um imóvel de leilão. São eles:


1. A organização é o principal


Ser organizado é nossa primeira dica! Quando compramos um imóvel em leilão, é preciso ter muita calma, pois não adianta tentar se adiantar tomando uma escolha às pressas e pensar em se mudar rápido para o imóvel. Pode ser que ele ainda esteja ocupado pelo antigo proprietário e que a mudança demore um pouco, talvez até anos para acontecer.


2. Pesquise se existem taxas e impostos atrasados


Essa é outra dica muito importante. Depois do leilão, é preciso se certificar se o imóvel ainda possui impostos que não foram pagos pelo antigo dono. Muitas vezes, pode acontecer de o proprietário antigo não pagar o IPTU, contas de água, gás, energia, condomínio e outras. Por isso, ter isso em mente é fundamental para um bom negócio.


3. Tenha calma ao ler o edital


É imprescindível que você tenha cautela ao ler o editorial, afinal, trata-se de um documento que vai portar todas as informações sobre o leilão. Com isso, é possível entender como ele vai funcionar, quais serão os valores mínimos estabelecidos para os lances, lembrando que dependerá de cada tipo de imóvel, entre outros.


Além disso, é importante pontuarmos também que existem datas, horários e informações referentes ao imóvel. Isso ajudará a compreender sobre o estado de conservação do imóvel, o nome do antigo dono, a situação de dívidas, as formas de pagamento, entre outros. 


Quais as vantagens de escolher financiar um imóvel de leilão?


Como podemos observar, não existem dúvidas de que o leilão de imóveis é um negócio vantajoso. Todas as regras da disputa são repassadas para que os participantes não tenham dúvidas de como esse processo vai funcionar antes mesmo do primeiro lance, os clientes conseguem comprar bons empreendimentos com valores muito mais em conta e economizar nos gastos, além de muitos bancos cobrirem o financiamento desses imóveis com exigências bem mais leves do que no caso de um imóvel na planta.


A Nova Época Imóveis espera ter apresentado para você uma solução para a hora da compra do seu imóvel! Conheça nossos imóveis, acesse nosso site e confira!


 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":