Entenda como funciona a Black Friday no mercado imobiliário e como aproveitar essa data

04/11/2022min de leitura

A Black Friday é um momento do ano muito esperado por diversos consumidores no Brasil e você sabia que ela também é aplicada no mercado imobiliário? O mercado imobiliário é um dos setores que melhor se recuperou depois da pandemia do Covid -19, ou seja, é uma ótima oportunidade para aproveitar os grandes descontos da Black Friday nesse setor do mercado. 


Originária dos Estados Unidos, onde já é realizada há algumas décadas, a Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e atualmente os brasileiros já estão bem acostumados ao conceito: é o momento de comprar. Como o mercado imobiliário possui algumas características diferentes do varejo tradicional, muitas pessoas se perguntam se a Black Friday também é usada nesse setor e a resposta é sim, nada impede que imobiliárias promovam ofertas especiais nesse período. 


Conhecida por oferecer oportunidades mais atrativas e boas condições de pagamento, a Black Friday também tem relevância para profissionais desse mercado e, por isso, entender o que ela é, como funciona e como ela pode ser aplicada ao setor imobiliário pode te ajudar a se preparar para a edição deste ano, que acontece no dia 25 de Novembro. Com as informações certas fica mais fácil identificar oportunidades, aumentar o retorno com imóveis negociados e atrair mais clientes. 


Pensando em te ajudar com o assunto, a Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber sobre a Black Friday e como ela é aplicada no setor imobiliário do mercado, assim, você pode ter certeza de aproveitar esse período, tanto como comprador quanto como vendedor! No caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com um dos nossos corretores pelo nosso site ou pelas redes sociais


E você sabia que a Nova Época está com uma ação de Black Friday durante todo o mês de Novembro? O valor dos nossos imóveis baixou e temos ofertas de imóveis com até 25% de desconto! Por isso, se você está à procura de um novo imóvel ou deseja se mudar, não perca essa oportunidade e fale conosco. O sonho da casa própria e a oportunidade de comprar um imóvel novo ficou muito mais acessível com a gente! 


O que é a Black Friday?


O termo surgiu com a criação de uma data próxima ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Sua origem ainda causa algumas discussões, mas ela ganhou mais popularidade nos anos 2000. Esse período, que caí na última sexta-feira de Novembro, consiste nos lojistas criarem promoções e ofertas de produtos e serviços, estimulando o público a fazer compras antes do Natal. 


Com o passar dos anos, a Black Friday começou a ganhar mais popularidade no mundo inteiro, servindo como um estímulo para o comércio na época. Tradicionalmente, esse período é conhecido pela oferta de bons descontos e condições de pagamento mais vantajosas. Popularizado no Brasil em 2010, ao longo dos anos o período se fortaleceu muito em todas as áreas e setores de atuação, atraindo empresas e consumidores de todas as regiões do país. 


É notório que negócios que investem em vendas e anúncios online se beneficiam muito dessa prática, especialmente pelo maior alcance das ofertas e promoções. Logo, investir em ofertas nesse período pode se mostrar extremamente interessante para o aumento da conversão, por isso o comércio aproveita esse período para ganhar mais clientes e vendas. 


Como funciona a Black Friday no mercado imobiliário?


Como podemos perceber, a Black Friday é uma data que impulsiona todas as áreas ligadas ao consumo. Com isso, o mercado imobiliário pode se aproveitar desse momento para realizar mais negociações e vendas. Nesse contexto, a ideia é a mesma de outros setores: criar promoções e ofertas acerca dos imóveis disponíveis para venda, aluguel e outros negócios, logo, percebemos que não existe uma regra diferenciada sobre como a Black Friday funciona nesse setor.


Cada imobiliária, plataforma ou corretor voltado para esse mercado pode definir suas próprias iniciativas sobre o período. É importante, ainda, salientar que não é mandatório aderir a esse momento, a decisão é totalmente individual e vai depender dos objetivos do responsável pela imobiliária e dos profissionais. 


Apesar da data ser relevante nacionalmente, cada empresa e profissional pode decidir se adere ou não esse período de promoções, podendo manter sua rotina normal, caso assim seja decidido. Porém, é fato que os consumidores esperam a data por melhores oportunidades, por isso aderi-la pode ser uma boa jogada para conseguir mais clientes e negociações bem sucedidas.


Além disso, é possível se associar a plataformas que oferecem esses descontos, o que vai facilitar a aplicação da estratégia de vendas. No entanto, é importante ressaltar uma característica muito importante do mercado imobiliário quando o assunto é Black Friday: conceitualmente esse setor não costuma atrair consumidores e clientes por impulso, tendo em vista o processo necessário para comprar ou alugar imóveis, além do orçamento necessário para isso.


Com isso, é necessário compreendermos essa data como uma oportunidade de incentivo para clientes que já estavam se mostrando interessados ou pensando em fechar negócio. Ao levar esse ponto em consideração na sua estratégia, ela pode se tornar ainda mais efetiva. 


Quais as estratégias usadas pelas empresas nessa data?


1. Descontos no preço dos imóveis


Com planejamento focado no público interessado em imóveis, as estratégias costumam ser um sucesso nesse período, principalmente os descontos nos preços. As ofertas com descontos interessantes costumam atrair diversos consumidores, mesmo que eles façam somente visitas agendadas e não fechem o negócio em específico, eles vão passar a conhecer a imobiliária e seus imóveis. 


2. Alta publicidade


Outra estratégia muito usada por muitos lojistas de todos os setores durante a Black Friday é a alta publicidade. Com isso, é possível aumentar o público-alvo da imobiliária, o que facilita o fechamento de mais negócios até mesmo após esse período do ano, mesmo que fora das ofertas. 


3. Oferta de brindes


Mais um recurso usado nesse período é a oferta de brindes para quem fechar negócio durante essa época. Existem diversas maneiras de conceder esse benefício, por exemplo oferecendo móveis planejados no novo imóvel, descontos no pagamento de alguma taxa, entre outros. 


Como aproveitar a Black Friday no mercado imobiliário?


Ficar atento a todas as promoções da Black Friday pode se mostrar um verdadeiro desafio, pois costumamos ter interesse em diversos produtos. No entanto, se você realmente quer aproveitar essa campanha para alugar ou comprar imóveis, é bom tentar seguir algumas dicas. A primeira é que você deve ficar de olho nos portais de imóveis, acompanhando os apartamentos ou casas que mais te chamaram atenção. 


Agora vamos dar algumas dicas de como aproveitar esse período no mercado imobiliário:


1. Se programe 


A Black Friday é um evento único no ano e por isso é necessário que a imobiliária se prepare com antecedência, ou seja, compreenda quais os imóveis disponíveis e quais as condições possíveis a serem ofertadas. Além disso, lembre-se que a data é muito aguardada pelos consumidores, então, se programe para atender um fluxo maior de clientes.


2. Organize sua lista de clientes


O sucesso da sua campanha de Black Friday também está ligado ao seu planejamento e organização. Com isso, é importante saber exatamente quem são os interessados em comprar imóveis e se certificar de que tem em mãos números de telefone ou e-mails para contatá-los e avisá-los dos descontos. Uma lista organizada com os nomes, dados e interesses de cada um também é interessante para ter uma campanha eficiente.


3. Liste os imóveis


Outra parte importante de uma campanha de Black Friday imobiliária é a seleção de imóveis, pois não importa empenhar esforços em atingir seus clientes se você não tiver tudo preparado. Com isso, procure planejar as negociações máximas que podem ser feitas em cada empreendimento. Caso sua carteira inclua imóveis de terceiros, procure negociar os valores antecipadamente com os proprietários para oferecer boas oportunidades para todos. 


4. Faça um levantamento dos imóveis


É interessante, ainda, possuir uma carteira para levantar os imóveis que são mais desejados, pois um imóvel com desconto não necessariamente vai ser um imóvel atrativo para seus clientes. Isso porque propriedades são investimentos que exigem planejamento na compra. Por isso, procure listar os imóveis que possuem menos interesse e busque oferecer um desconto maior por eles, mas evite muitos esforços com algo que não vai ser vantajoso. 


5. Invista na comunicação


A comunicação é uma parte muito importante para o sucesso de qualquer campanha, especialmente para uma de Black Friday. Ela permite que os clientes saibam que vai acontecer um grande saldão e se programem com antecedência. Procure lançar comunicados com prévias dos descontos ou usar recursos de marketing digital, como e-mail marketing ou mensagens no WhatsApp, por exemplo. 


6. Use as redes sociais 


É possível alavancar suas vendas na Black Friday através de uma divulgação nas redes sociais, afinal, hoje a maior parte das pessoas têm um perfil em alguma rede social e saber usá-las a seu favor é muito importante. Por isso, procure fazer posts regulares sobre a campanha de Black Friday e impulsione os anúncios para que alcance um maior número de pessoas. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha entendido como funciona a Black Friday, principalmente no mercado imobiliário. No caso de dúvidas e para mais informações sobre o assunto ou sobre nossos descontos durante esse período, entre em contato com um dos nossos corretores! Lembre-se, estamos oferecendo imóveis com até 25% de desconto, não perca essa oportunidade! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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