Entenda como funciona o processo de análise de crédito para uma transação imobiliária

08/03/2024min de leitura

Conhecer todas as etapas da análise de crédito é muito importante para entender como dominar esse processo e tornar a compra e venda de um imóvel mais fácil. Isso porque a análise de crédito é uma parte fundamental do processo de compra da casa própria e, por conta disso, é essencial que tanto o corretor quanto o interessado em vender ou comprar um imóvel dominem os principais pontos desse processo. 

No caso do corretor de imóveis, quando ele compreende como funciona o processo de análise de crédito, é possível ganhar uma importante vantagem competitiva, afinal, o profissional será capaz de auxiliar os clientes a encontrarem o financiamento mais adequado, evitando burocracias e dores de cabeça desnecessárias. Quer entender melhor como funciona esse processo? Então continue por aqui! 

A Nova Época Imóveis trouxe esse post para explorar a importância da análise de crédito, além das razões pelas quais os corretores devem dominar esse assunto e um passo a passo do processo, assim, você dominará o assunto e tornará este processo mais fácil! Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e em nossas redes sociais para mais conteúdos sobre o mercado de imóveis! 

Relembrando: o que é a análise de crédito? 

Se você nos acompanha aqui no blog, certamente sabe o que é a análise de crédito. Porém, antes de mais nada, vamos relembrar como ela funciona? A análise de crédito é o processo adotado pelas instituições para avaliar o perfil financeiro de uma pessoa ou uma empresa, se protegendo do risco de uma inadimplência. 

Será a partir dessa análise que as instituições poderão avaliar o nível de risco de oferecer crédito a alguém e, conhecendo melhor esse risco, decidem se vão liberar ou não alguma quantia e, caso, sim, em quais condições. Logo, consumidores que pagam suas contas em dia têm maiores chances de conseguir um empréstimo, um financiamento, um cartão de crédito, um parcelamento e qualquer outra modalidade de crédito. 

A análise de crédito prejudica o consumidor? 

Muitas pessoas se questionam isso e a resposta é não, de maneira alguma! Por mais desagradável que possa parecer, este mecanismo protege não somente o mercado, mas também o consumidor. Afinal, liberar crédito para quem está passando por dificuldades financeiras pode atrapalhar mais do que ajudar, uma vez que a pessoa corre o risco de aumentar ainda mais suas dívidas e quem emprestou o dinheiro corre o risco de nunca recebê-lo de volta. 

Por que é importante compreender a análise de crédito?

A análise de crédito é conhecida por ser o caminho mais comum para conseguir realizar o sonho da compra do imóvel próprio. Por conta disso, é fundamental entender bem sobre esse processo para orientar seus clientes de forma clara e eficaz, tendo a certeza de ajudá-los a tomar as decisões certas antes de conseguir o crédito necessário para comprar o imóvel. 

Aqui apontaremos as principais razões para dominar a análise de crédito, especialmente se você é um corretor de imóveis: 

1. Aumenta as oportunidades de venda 

Ter um domínio no assunto permite que você identifique e capitalize as oportunidades de venda que poderiam passar despercebidas por conta de restrições de financiamento. Um conhecimento mais abrangente dos diferentes tipos de empréstimos e requisitos te dá a possibilidade de apresentar opções de financiamento personalizadas aos clientes, aumentando as chances de fechar negócio. 

Essa capacidade de adaptar as soluções de financiamento às necessidades individuais dos clientes ajuda a melhorar a satisfação do seu público, além de permitir impulsionar as vendas e aumentar a sua carteira de clientes. 

2. Ajuda a melhorar a experiência do cliente 

Muitas pessoas concordam que a burocracia que envolve o financiamento é o principal entrave para a conquista do imóvel próprio. Logo, o domínio do processo de análise de crédito vai te possibilitar oferecer uma experiência mais fluida e satisfatória para seus clientes. Um conhecimento aprofundado das etapas envolvidas na obtenção de crédito imobiliário facilita orientar os clientes desde o início do processo até o seu fechamento, diminuindo a possibilidade de atrasos ou problemas. 

Tudo isso resultará em uma experiência ainda mais tranquila e positiva para o comprador, aumentando também a probabilidade de recomendações e referências futuras do seu trabalho. 

3. Mais autonomia e controle 

Os corretores de imóveis que dominam a análise de crédito também têm uma maior autonomia e controle sobre o processo de venda, pois não vão precisar depender exclusivamente de terceiros para conseguir financiamento para seus clientes, o que ajudará a evitar atrasos ou complicações. Nesses casos, o corretor assume um papel mais proativo, o que contará ainda mais na hora da avaliação do cliente. 

Além disso, isso ainda ajudará a tornar todo o processo mais ágil e vai garantir que todas as necessidades dos seus clientes serão atendidas da forma mais eficiente possível. 

4. Adaptação das estratégias

As políticas de crédito e o mercado financeiro estão constantemente sujeitos a atualizações e mudanças. Por isso, é ideal que você entenda como funciona o processo da análise de crédito para se adaptar a essas mudanças e poder antecipar as tendências do mercado. Acompanhando de perto as políticas de empréstimos, as mudanças no cenário macroeconômico e entendendo como essas mudanças podem afetar seus clientes te posicionando como um especialista. 

Assim, você como corretor consegue oferecer uma consultoria ainda mais personalizada e orientações mais precisas de acordo com cada perfil de cliente. 

Passo a passo do processo de análise de crédito 

Passo 1: Pré-qualificação 

Esta fase inicial consiste no corretor ajudar os clientes a  avaliarem sua capacidade de conseguir um financiamento. Isso é feito mediante uma análise da situação financeira do cliente, que incluirá renda, histórico de crédito e outras obrigações financeiras, além de identificar possíveis desafios que possam aparecer durante o processo de análise de crédito.

Passo 2: Simulação online

Com a pré-qualificação feita, chega o momento de realizar uma simulação online para fornecer ao cliente uma estimativa do valor da entrada e das prestações do imóvel desejado. Esta simulação permitirá que o cliente tenha uma visão mais clara de como as finanças se encaixam e se o imóvel pretendido está dentro do seu orçamento. 

Passo 3: Análise de crédito 

Agora o banco parceiro da sua imobiliária ou escolhido pelo cliente fará uma análise de crédito detalhada de quem estava querendo comprar um imóvel. Esta análise avalia o histórico de pagamento do interessado, sua pontuação de crédito e outros fatores que possam influenciar a decisão de conceder o empréstimo. 

Passo 4: Análise técnica 

Neste momento, o cliente deverá enviar os documentos adicionais, como comprovante de renda ao banco. Além disso, o banco pode conduzir uma avaliação técnica do imóvel por um engenheiro credenciado para garantir que ele atenda aos pré-requisitos para concessão do crédito imobiliário. Alguns outros requisitos, como seguro habitacional, também poderão ser discutidos e definidos nesta etapa. 

Passo 5: Contrato

Com base na análise prévia e na aprovação do empréstimo, o banco emitirá um contrato para ser analisado pelo cliente. Este contrato estabelece as condições e os temos de empréstimo, incluindo a taxa de juros, o prazo, as obrigações do cliente e os direitos do banco. 

Passo 6: Liberação dos valores 

Com a assinatura do contrato, o banco realizará a liberação dos valores acordados para o vendedor do imóvel. Esta será a etapa final do processo de análise de crédito e permitirá que o seu cliente oficialmente se torne o proprietário do imóvel. 

Gostou do post? Conseguiu sanar suas dúvidas e entender melhor do processo de análise de crédito? A Nova Época Imóveis espera que essas informações te ajudem a lidar melhor com esse processo! Não esqueça de conferir os mais variados assuntos em nosso blog.
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":