Entenda como montar uma cozinha americana em casa

25/08/2022min de leitura

As cozinhas no estilo americano estão cada vez mais em alta no país, não somente por ser uma tendência moderna de design, mas principalmente porque se adaptam facilmente ao estilo de vida que as pessoas levam hoje em dia, onde cozinhar deixou de ser uma tarefa diária, massacrante e exaustiva e se tornou um momento de felicidade, onde você pode reunir a família e os amigos em volta da mesa para desfrutar de uma refeição feita com amor.


Americanizar uma cozinha vai muito além de colocar um balcão no meio do espaço, mesmo que esse seja o principal propósito de uma cozinha americana. Existem outros detalhes que fazem a diferença na composição final e é sobre esses detalhes que vamos falar nesse texto. Mesmo sendo uma tendência atualmente no Brasil, muitas pessoas ainda não sabem por onde começar para incorporar esse estilo à sua casa e é para isso que a Nova Época Imóveis está aqui!


Dar um toque pessoal e diferenciado à decoração da sua casa é mais do que legal, é também muito importante para tornar o lugar mais aconchegante e se o espaço que temos permite isso é melhor ainda. É possível dar um toque de estilo em todos os cômodos, até mesmo na cozinha, um dos cantos preferidos da casa para os brasileiros. Para quem gosta de cozinhar e chamar os amigos, a cozinha americana é a melhor opção. 


Se você está com vontade de fazer uma mudança na sua cozinha para deixá-la mais moderna e econômica, está no lugar certo! A Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas para te ajudar a montar a cozinha americana dos seus sonhos! Para mais dicas de decoração ou informações sobre o mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog, temos tudo o que você precisa saber lá! 


Por que o interesse na cozinha americana está crescendo no país?


Existem alguns motivos para a procura pela cozinha americana estar crescendo aqui no Brasil e agora vamos falar sobre alguns dos principais:


1. Praticidade


Um dos principais motivos que a adoção da cozinha no estilo americano está aumentando no país é que ela torna as refeições mais rápidas e práticas. Além disso, ela torna o preparo de pratos mais facilitado, pois tudo fica à mão. Mesmo no caso de casas com salas de jantar, acabam, muitas vezes, concentrando refeições e encontros gastronômicos na cozinha. 


2. Flexibilidade


Outro motivo é que ela é adaptável a qualquer tipo de imóvel, ou seja, mesmo que sua cozinha seja mais compacta, incorporar balcões e banquetas altas ainda é possível. Para isso, basta usar um pouco a sua criatividade e vontade de mudar um espaço.


3. Charme


Além dos motivos citados até agora, é inegável que outro motivo importante para tantas pessoas estarem aderindo ao modelo de cozinha americana é a beleza e o charme que ela confere ao ambiente, afinal, esse estilo de cozinha ajuda a dar ao cômodo um ar profissional e moderno. 


Dicas de como montar uma cozinha no estilo americano


1. Acrescente um balcão à sua cozinha


O primeiro passo para montar uma cozinha americana é acrescentar um balcão à sua cozinha, detalhe mais característico desse modelo. Ter um balcão, que muitas vezes é colocado no centro do cômodo, é uma maneira de integrar as pessoas durante encontros e confraternizações, pois é possível preparar seus pratos em lugares que vão além da pia. De quebra, você ainda consegue conversar com seus visitantes enquanto prepara os pratos.


O balcão pode ser interessante por inúmeros motivos: você pode instalar gavetas, portas e outros espaços destinados a panelas, talheres, copos e eletrodomésticos. Para quem não tem uma cozinha muito espaçosa disponível, este balcão também pode ser de grande ajuda para conseguir mais espaço. 


2. Use o balcão como mesa e inclua banquetas


Você pode otimizar ainda mais o espaço da sua cozinha dependendo do tamanho do balcão escolhido. Para isso, basta usar seu balcão como mesa de refeições rápidas e descontraídas com familiares e amigos quando não o estiver usando para preparar uma refeição. Além disso, não se esqueça que é importante providenciar banquetas altas para deixar o ambiente ainda mais confortável.


Outra possibilidade bem legal trazida pelo balcão e pela cozinha americana é que, geralmente, eles são integrados com a sala, o que ajuda a criar uma sensação boa de amplitude do espaço nesses dois ambientes. 


3. Deixe os eletrodomésticos à mostra


Não é muito comum que as pessoas aqui no Brasil tenham cafeteiras, batedeiras, liquidificadores e afins disponibilizados nas bancadas principais da cozinha. Eles costumam acabar no armário e ficam lá escondidos. A cozinha americana possibilita que eles tenham grande destaque e sejam colocados nas bancadas, nas prateleiras e nos balcões. 


Além de deixar o ambiente bem moderno, de quebra, esse modelo de cozinha ainda facilitar o dia a dia. Atualmente, muitas marcas de eletrodomésticos fabricam modelos mais bonitos e coloridos para acompanhar a tendência desse estilo de cozinha. No entanto, caso você não queira se desfazer do que já tem, você pode recorrer à adesivação ou à pintura de eletrodomésticos. Uma dica é que você dê preferência para alguns tons, como o amarelo, o vermelho e o azul. 


4. Deixe suas panelas à mostra para todos


Se você é um amante da cozinha, as panelas à mostra ajudam a dar um up no estilo desse espaço da casa. Além de deixar à mostra sua paixão por cozinhar e dar um toque mais especial no ambiente, ter panelas e frigideiras sempre à mão ajuda a facilitar sua vida e ainda economiza um tempo, afinal, você não precisa passar longos minutos guardando tudo nos armários depois de lavar a louça. Isso ajuda a dar um toque moderno e funcional para a sua cozinha. 


Vantagens de adotar o estilo de cozinha americana na sua casa


1. Amplitude dos cômodos


No caso de cozinhas e salas mais compactas, a cozinha americana pode ajudar a dar uma mãozinha nesse sentido. Com os ambientes integrados, os cômodos parecem maiores. Além disso, adotar esse estilo de cozinha ainda ajuda a melhorar a circulação de pessoas e areja ambientes com espaço mais limitado. 


2. Conforto para os moradores


Uma das características da cozinha americana é a praticidade e, por deixar as atividades diárias mais rápidas, ela consegue proporcionar mais conforto aos moradores. Isso porque preparar uma refeição, lavar a louça e fazer um lanche rápido fica mais confortável em uma cozinha toda aberta. 


3. Integração de ambientes


A última, mas não menos importante, vantagem de adotar a cozinha americana é que ela é capaz de integrar alguns ambientes da casa. Afinal, quem nunca cozinhou para a família ou para os amigos e ficou se sentindo isolado na cozinha? A cozinha no estilo americano possibilita que quem está na sala continue interagindo com quem está cozinha e, assim, todos conseguem confraternizar. 


Entendeu por que a cozinha americana é uma tendência cada vez mais quente no Brasil? Se você está pensando em adotar esse modelo na sua casa, mas não sabe por onde começar, fale com um dos nossos profissionais, eles estão sempre à disposição para ajudar com o que você precisar! Afinal, um dos objetivos da Nova Época Imóveis é facilitar sua vida! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":