Entenda como montar uma rotina de limpeza em condomínio

06/02/2023min de leitura

Pensando no bem-estar e na segurança de moradores e de terceiros, como visitantes e funcionários, a limpeza nos condomínios precisa estar sempre em dia. Por conta disso, definir um cronograma de limpeza predial vai se mostrar indispensável para qualquer condomínio, pois garante que ele esteja sempre conservado, fazendo jus às taxas que os moradores pagam para a sua conservação. 


Nesse contexto, o síndico deve estar sempre atento a essa responsabilidade, da mesma forma que na gestão de finanças e pessoas. No entanto, manter uma rotina de limpeza nem sempre é fácil, especialmente em um espaço tão grande, e vai variar conforme o tamanho do condomínio, além da forma como os profissionais especializados no assunto serão contratados. Por isso um bom planejamento se faz muito importante para manter os moradores satisfeitos.


Para isso, no entanto, é importante também conhecer e entender quais os principais tipos de limpeza. A Nova Época Imóveis trouxe esse post com tudo o que você precisa saber sobre esses principais tipos de limpeza, além de dicas de como definir uma rotina de limpeza eficiente para o seu condomínio! E para mais conteúdos como esse não deixe de conferir nosso blog, lá damos dicas de decoração, do mercado imobiliário e muito mais!


Principais tipos de limpeza


Limpeza geral


Como o nome mesmo já sugere, essa é aquela limpeza completa que atinge todos os espaços e áreas com maior circulação de pessoas, como os elevadores, os halls de entrada, corredores, portarias e garagens, por exemplo.


Limpeza de conservação


Esse tipo de limpeza costuma ser realizado por demanda, em horários com mais movimento no condomínio, para prevenir uma aparência desleixada.


Limpeza de manutenção


Essa limpeza acompanha um calendário de manutenção preventiva do condomínio, pois são higienizações mais pesadas e trabalhosas de serem feitas, como a limpeza da caixa d’água, limpeza e filtragem das piscinas, limpeza e pintura da fachada, entre outras.


Com qual frequência as limpezas devem ser feitas?


Além de conhecer os tipos de limpeza, também é muito importante entendermos com qual frequência as limpezas dos diferentes ambientes e objetos do condomínio devem ser realizadas. 


Limpeza diária
●    Portaria;
●    Hall de entrada;
●    Elevadores;
●    Calçadas;
●    Sauna;
●    Academia;
●    Banheiros;
●    Objetos de decoração.


Limpeza semanal


●    Playgrounds;
●    Quadras esportivas;
●    Piscinas;
●    Churrasqueiras;
●    Caixas de hidrantes e extintores;
●    Móveis das áreas comuns;
●    Aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e exaustores;
●    Bebedouros.


Limpeza quinzenal


●    Salas de máquinas;
●    Pisos externos e internos;
●    Paredes;
●    Espelhos;
●    Vidros.


Limpeza mensal


●    Garagens;
●    Salão de festas
●    Escadas de emergência;
●    Grades e portões;
●    Janelas externas;
●    Cortinas, venezianas ou persianas.


Limpeza semestral


●    Caixas d’água;
●    Fachadas;
●    Locais mais difíceis, como tubulações, estruturas e outras superfícies altas.


Dicas para definir uma rotina de limpeza predial


1. Defina uma periodicidade para a limpeza


Nem todo condomínio vai ter a mesma necessidade de limpeza, isso vai depender muito do tamanho do prédio, da quantidade de moradores e da quantidade de pessoas que circulam por ele. Por isso, é importante observar a conservação para definir a periodicidade da limpeza. Uma a duas vezes por semana pode ser o suficiente para uma limpeza maior e melhor. Varrer diariamente e superficialmente as principais áreas, como o hall de entrada, por exemplo, também se faz necessário para manter os moradores satisfeitos.


2. Estipule os horários ideias para cada atividade


Para que seja feita uma limpeza adequada, durante a limpeza é imprescindível que haja pouco movimento no condomínio. Isso ajuda a garantir que o cotidiano dos moradores não sofra nenhuma interferência e que o trabalho seja executado da melhor maneira possível. Um bom horário para fazer a limpeza é no meio da tarde, quando o movimento é menor, mas pela manhã nos fins de semana é o ideal.


3.  Escolha produtos de limpeza de qualidade


Outro fator muito importante para garantir uma limpeza eficiente é o uso de produtos de qualidade. Sabão, desinfetante, água sanitária, detergente e cera para pisos são alguns dos principais produtos e ajudam a garantir uma higienização mais completa. Porém, procure evitar produtos com cheiros muito fortes, pois alguns moradores podem ser alérgicos. 


4. Defina algumas regras necessárias


Além de ficar de olho na qualidade dos produtos, é importante orientar quem executa a limpeza, para que ela possa ser feita da melhor forma. A pessoa que vai cuidar da limpeza deve saber quais áreas precisam de uma atenção especial, assim como quais os equipamentos e regiões que não podem ser higienizados. Essas regras vão ajudar a garantir as melhores práticas de limpeza, trazendo resultados melhores.


5. Vistorie a limpeza regularmente


Outra responsabilidade importante do síndico é o papel de vistoriar a limpeza, pois é imprescindível verificar, após cada rotina, se tudo está de acordo com o esperado, cumprindo as regras definidas previamente. Caso o síndico não possa realizar essa vistoria, o zelador pode se encarregar de fazê-lo, o importante é que alguém o faça. 


6. Conscientize os moradores 


Um passo muito importante na hora de montar uma rotina de limpeza nos condomínios é conscientizar os moradores de que eles também precisam colaborar com a preservação da limpeza dos ambientes comuns do prédio. É sempre importante e de grande ajuda promover campanhas de conscientização para que todos lembrem de manter os espaços sempre limpos, afinal, todos têm um papel nisso. 


7. Conte com uma boa equipe 


Por último, mas não menos importante, contratar bons profissionais no assunto ou uma boa empresa para prestar os serviços de limpeza do condomínio vai fazer toda diferença no resultado. Na hora da contratação, não deixe de considerar o tamanho do lugar para contratar um número ideal de profissionais, assim, não haverá sobrecarga de trabalho e tudo correrá da melhor maneira. 


Com essas dicas, a Nova Época Imóveis espera ajudar a deixar seu condomínio sempre limpo e organizado. Para mais conteúdos sobre o mercado imobiliário, decoração, arquitetura e muito mais, não deixe de visitar nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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