Entenda como reduzir a taxa de inadimplência em condomínio

11/01/2023min de leitura

A alta taxa de inadimplência e o fluxo de caixa apertado estão entre algumas das principais dificuldades que síndicos e administradoras de condomínios enfrentam na gestão condominial. Lidar com a taxa de inadimplência é sempre desafiador e pode gerar diversos problemas para o condomínio. Por isso, é de grande importância poder contar com uma boa gestão condominial, evitando, assim, possíveis dores de cabeça. 


Diante desse cenário, é fundamental buscar alternativas para reverter essa situação. Mas afinal, como superar essas dificuldades e realizar uma boa gestão? Para isso, algumas inciativas são essenciais e devem ser destacadas, como o uso de novas tecnologias, como a portaria remota e os sistemas de gestão de condomínios. Essas soluções permitem que os gestores possam adotar uma rotina de gestão mais econômica e eficaz. 


Você quer saber mais sobre como é possível reduzir a taxa de inadimplência e como isso tem a ver com a forma de como é feita a gestão condominial? A Nova Época Imóveis trouxe esse post com as melhores dicas para isso, ajudando a facilitar o dia a ida dos gestores e reduzir custos. Para mais informações, entre em contato com um dos nossos corretores e para mais conteúdos como este não deixe de conferir nosso blog!


Quais as consequências da inadimplência condominial?


Para contextualizar antes de chegarmos às dicas, inadimplência condominial é sinônimo de dano no orçamento e ninguém quer adiar melhorias no condomínio por falta de verba. Além disso, caso a taxa de condomínio não for paga, esse dinheiro não poderá ser usado para arcar com despesas básicas, como luz, água e outras obrigações. 


Caso a inadimplência ocorra de forma recorrente, será necessário aumentar o valor dos demais condôminos, ou seja, aqueles que mantêm o pagamento em dia terão que saldar, literalmente, a dívida dos inadimplentes. Muitas vezes é responsabilidade do síndico cobrar os atrasos e isso pode acabar resultando em uma crise indesejada. 


Dicas para reduzir a taxa de inadimplência condominial

 

Faça cobranças rápidas e proponha acordos com os inadimplentes


É essencial que o síndico ou a administradora do condomínio acompanhem de perto a situação financeira do empreendimento, assim, é possível saber quem está em dia com os pagamentos e quem está inadimplente. Constatado esse problema, o gestor precisa agir rapidamente para realizar a cobrança da taxa e garantir o pagamento ou uma negociação da dívida. Isso ajuda a evitar ações judiciais que geram ainda mais despesas. 


Um sistema de gestão de condomínio pode ajudar a agilizar esse processo de parcelamento da dívida, entre outros processos dentro do condomínio que devem ser reportados aos demais condôminos ao fim de cada mês. 


Avise os condôminos sobre a data de vencimento da taxa de condomínio 


Essa dica é importante, pois alguns casos de inadimplência acontecem devido à falta de atenção dos condôminos. Com isso muitos acabam esquecendo de efetuar o pagamento da taxa na data de vencimento ou por não terem acesso ao boleto físico para realizar o pagamento. 


Uma boa dica para evitar esse esquecimento é com a ajuda de um sistema de gestão para condomínios, onde é possível notificar os moradores sobre a taxa de vencimento para evitar que eles a esqueçam. Com isso, o gestor pode programar antecipadamente o envio das notificações com informações sobre a data de vencimento da taxa condominial. 


Disponha de forma prática os boletos de pagamento


Outa vantagem de usar o sistema de gestão de condomínio é que ele permite simplificar o acesso dos condôminos aos boletos de pagamento das taxas do condomínio. Essa é uma medida muito indicada para reduzir o tipo de inadimplência mais comum, o gerado pelo esquecimento. Promover o acesso a uma segunda via de boletos de forma simples ajuda a dar mais autonomia ao condômino. Com isso, ele pode emitir pelo celular e pagar no aplicativo do banco ou por PIX.


Outra alternativa que ajuda a evitar esquecimentos e atrasos no pagamento da taxa é permitir o pagamento de forma automática pelo cartão de crédito que, além de reduzir a inadimplência recorrente pelo esquecimento, ajuda a facilitar o pagamento, pois ela faz a cobrança de forma automática no cartão todo mês. 


Diminua as despesas e invista na valorização dos imóveis 


Reduzir as despesas do condomínio acaba ocasionando na redução da taxa de condomínio, podendo essa redução ser de até 30%. Logo, podemos concluir que com a autorização do orçamento do condomínio, a redução da taxa de inadimplência vai ser maior. Assim, investir em ações que ajudam a diminuir as despesas do condomínio é essencial para reduzir a taxa de inadimplência. 


A portaria remota, por exemplo, é uma solução inovadora que promove a redução de custos e a elevação da qualidade das atividades de gestão, pois permite a automatização do controle de acesso. O uso desse tipo de solução pode gerar uma economia de até 50% nas taxas condominiais, pois a administração deixa de arcar com encargos trabalhistas envolvidos em uma contratação direta desse tipo de serviço. 


Conscientize moradores da importância de estar em dia com o condomínio 


Por último, mas não menos importante, nossa dica é conscientizar e educar os moradores da importância de contribuir com o pagamento das taxas do condomínio. Essa é uma das estratégias que devem ser adotadas para ajudar na redução da inadimplência. Isso porque alguns condôminos nem imaginam que uma parte desse valor é direcionada para a manutenção e garantia de que as instalações do condomínio estejam sempre em bom estado.


Para conseguir que os condôminos paguem o periódico do condomínio em dia, é necessário promover uma gestão transparente e participativa. Somente assim os condôminos farão parte do dia a dia da gestão e se sentirão confortáveis para sugerir melhorias e alternativas inteligentes para economizar recursos. 


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera ter ajudado a entender como reduzir a taxa de inadimplência no seu condomínio e evitar problemas e dores de cabeça! Para mais conteúdos como esse, não deixe de conferir nosso blog! 

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":