Entenda como solicitar a atualização da matrícula de imóvel em um CRI online

25/04/2023min de leitura

Sabemos que a compra de um imóvel, especialmente quando se trata do primeiro, é a realização de um dos maiores sonhos de muitas pessoas. No entanto, este processo envolve algumas burocracias que precisam ser conhecidas e compreendidas para que dores de cabeça e frustrações possam ser evitadas. Dentre essas burocracias, a matrícula atualizada do imóvel é uma das mais importantes. 


Assim como é comum as pessoas apresentarem a certidão de nascimento individual emitida no Cartório de Registro Civil para comprovar data de nascimento e outras informações, a matrícula de imóvel é o documento apto para identificar judicialmente a existência da propriedade dentro do mercado imobiliário, além de manter as informações sobre a propriedade atualizadas e devidamente regularizadas. Mas você sabia que atualmente você já pode solicitar esse registro de forma rápida e prática pela internet?


Para explicar melhor como funciona esse processo de solicitação da matrícula do imóvel online, a Nova Época Imóveis preparou este post com tudo o que você precisa saber para atualizar esse documento pela internet e recebê-lo em casa de forma simples e rápida. Em caso de dúvidas ou para mais informações sobre o assunto fale com um dos nossos profissionais, eles estão sempre à disposição para ajudar com o que você precisar! 


No que consiste a matrícula de imóvel atualizada?


É essencial manter este documento imobiliário sempre atualizado, pois é ele que vai informar o histórico completo da propriedade, o que vai incluir todas as mudanças feitas no imóvel desde o seu registo em cartório, como a troca de proprietário no caso de venda, por exemplo. Essa certidão costuma ser solicitada para levantamento de informações sobre determinado imóvel e é emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis ou CRI.


Este é o documento que vai trazer um número único de identificação da propriedade, sendo fundamental para garantir a regularidade do imóvel perante a lei. Além disso, a matrícula é um dos primeiros documentos emitidos no processo de construção de um imóvel, funcionando, como exemplificamos no começo, como uma certidão de nascimento que registra o imóvel no mercado.


Caso a situação do imóvel sofra alguma mudança, a atualização da matrícula deve ser feita imediatamente para manter a regularização do imóvel no cartório. Isso é importante porque as informações da matrícula são registradas em cartório e ficam disponíveis para consulta a qualquer momento através do número da matrícula. 


Qual a diferença entre matrícula de imóvel e escritura?


Outro ponto importante para falarmos aqui é sobre as diferenças entre a matrícula e a escritura de imóvel. Isso porque é muito comum as pessoas confundirem esses dois documentos jurídicos, mas eles dizem respeito a situações diferentes. Por exemplo, a escritura é um documento cuja função é conferir a validade do acordo entre as partes na compra e venda do imóvel. Ele é emitido pelo Cartório de Notas, outra diferença com relação à matrícula, e é o que comprova que o proprietário se tornou dono da propriedade de acordo com um contrato. 


Já no caso da matrícula, se trata da certidão que individualiza o imóvel. Este documento precisa contar com informações essenciais sobre a propriedade, ou seja, uma forma de identificá-la, como o bairro e a rua onde se localiza, a qualificação dos proprietários e eventuais alterações, que podem ser compra e venda, inventários, doação, hipoteca, desapropriação, alienação fiduciária, entre outros. 


Todas as mudanças e os atos feitos no imóvel precisam ser devidamente formalizados pelo Cartório de Registro de Imóveis, onde a respectiva matrícula foi criada. Ambos os documentos citados aqui vão ser importantes para o procedimento de transferência do imóvel. 


Como pedir a atualização da matrícula de imóvel online?


Conforme mencionamos mais acima, atualmente já é possível realizar a solicitação da atualização da matrícula de imóvel de maneira online. Para isso, você só precisa acessar o site do Cartório Online Brasil e realizar o pedido. É uma maneira muito mais fácil e prática de lidar com a situação. A maioria dos CRI já estão integrados com essa funcionalidade, o que torna tudo ainda mais fácil. Com a confirmação do pagamento, a certidão atualizada é entregue na sua residência em poucos dias. 


Abaixo vamos disponibilizar um passo a passo para te ajudar na hora da solicitação deste documento no online:


Acesse o site da Central de Certidões;
Clique em “pedir certidão”;
Escolha o tipo de documento que você quer emitir;
Preencha os dados solicitados, como o número da matrícula do imóvel, se você deseja ou não apostilamento de Haia, entre outros;
Adicione a certidão ao carrinho e confirme o pedido;
Para finalizar, cadastre seu login e escolha a forma de pagamento.


Viu como é fácil? Com isso realizado, a Central de Certidões vai passar a cuidar de toda a documentação com o cartório e das burocracias deste processo até que o documento chegue até você. Em caso de pessoas que estão em outro país, não precisa se preocupar! A Central de Certidões trabalha com entregas para o Brasil e para o exterior, atendendo a mais de 200 países. 


Quem pode solicitar a atualização da matrícula de imóvel?


Por ser um documento público e abertamente divulgado, a matrícula de imóvel atualizada pode ser solicitada por qualquer um que tenha conhecimento do número da matrícula para realizar o pedido. Porém, sem este número não é possível encontrar as informações registradas em cartório e necessárias para incluir os dados atualizados no histórico do imóvel. 


Por quanto tempo é válida a matrícula atualizada de imóvel?


A matrícula atualizada de imóvel pode ser solicitada por qualquer pessoa, como dito no item acima, basta informar o número da matrícula para a emissão do documento. A matrícula atualizada é válida por um período de 30 dias. 


Conforme mencionamos anteriormente, todos os processos de compra e venda de imóvel vão exigir este documento, até mesmo para financiamento além da compra direta. Isso porque é a matrícula que vai comprovar a viabilidade da negociação, assim como identifica o proprietário legal do bem. No entanto, é necessário consultar novamente o documento em caso de períodos que excedam o prazo de validação.


Gostou do post? A Nova Época Imóveis espera tornar este processo muito mais fácil e tranquilo para você, caso precise realizá-lo um dia. Em caso de mais dúvidas fale com um dos nossos profissionais! E que tal compartilhar esse post nas redes sociais para mais pessoas conhecerem essa dica que ajuda a facilitar muito a vida? 

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":