Entenda o motivo da inteligência artificial e a sustentabilidade serem o futuro da arquitetura e decoração

16/10/2023min de leitura

Assim como o mercado imobiliário, a área de arquitetura e da decoração também estão em constante evolução, sempre buscando novas tecnologias e tendências que ajudem a oferecer o melhor para os seus clientes. Nesse cenário, nos últimos anos, dois temas têm ganhado cada vez mais destaque nesses setores, sendo cada vez mais demandados pelo público: a inteligência artificial, ou IA, e a sustentabilidade. 


A inteligência artificial é uma tecnologia que tem revolucionado diversos setores da economia, principalmente o da arquitetura e da decoração. Isso se deve ao fato de os avanços da IA estarem possibilitando cada vez mais a criação de projetos ainda mais personalizados, sustentáveis e eficientes. Já a sustentabilidade é uma preocupação cada vez maior para a sociedade, assim como a decoração. 


Dessa forma, os profissionais do setor estão buscando cada vez mais formas de criar espaços ainda mais sustentáveis, que possam consumir menos recursos e, com isso, causar um menor impacto no meio ambiente. Quer saber mais sobre como  a IA e a sustentabilidade estão ajudando cada vez mais no avanço da arquitetura e decoração, a Nova Época Imóveis preparou esse post explicando tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Não deixe de acompanhar nosso blog para estar sempre por dentro dos assuntos do mercado imobiliário! 

 

Como a IA está sendo utilizada na arquitetura e na decoração? 


Essas  duas tecnologias em crescente evolução estão sendo usadas de diversas maneiras nos setores da economia citados: 

 

  • Projetos personalizados – A inteligência artificial é usada para criar projetos de imóveis prontos cada vez mais personalizados, dessa forma, é possível que o cliente tenha lares que atendam às suas necessidades específicas. Ela analisará o estilo de vida e as preferências de um cliente para criar um projeto perfeito para ele;
  • Eficiência energética – Essa tecnologia também é usada para projetar edifícios e interiores que sejam mais eficientes quando o assunto é eficiência energética., otimizando a iluminação e a ventilação de um edifício ou para escolher materiais de construção que consumam menos energia;
  • Segurança – Outra característica da IA é que ela ajuda a melhorar a segurança de projetos de edifícios e interiores, detectando riscos de incêndios ou intrusão. Ela monitora os movimentos de pessoas em um edifício.

 

Como a sustentabilidade afeta a arquitetura e a decoração? 


A sustentabilidade é uma preocupação cada vez mais presente nas demandas de clientes, inclusive a Nova Época explora esse tema em alguns posts aqui no blog, afinal, a arquitetura e a decoração não ficam de fora. Por conta disso, cada vez mais profissionais desses setores estão procurando diferentes formas de criar espaços mais sustentáveis, que possam tanto consumir menos recursos quanto causarem menos impacto ambiental. 


Aqui falaremos de algumas das tendências de sustentabilidade na arquitetura e na decoração: 

 

  • Edifício verdes – Cada vez mais arquitetos projetam edifícios verdes para que o impacto no meio ambiente possa ser minimizado ao usar recursos de forma eficiente e diminuindo a poluição;
  • Iluminação e ventilação naturais – Já falamos em alguns posts aqui como a iluminação e a ventilação naturais são ótimos meios de diminuir o consumo de energia em edifícios tanto para moradia quanto para comércio;
  • Reciclagem e reutilização – Reciclar e reutilizar são mais exemplos de maneiras de diminuir o desperdício de materiais;
  • Materiais sustentáveis – Cada vez mais fabricantes estão produzindo materiais sustentáveis também para minimizar o impacto causado no meio ambiente.

 

O que mais podemos esperar no futuro da arquitetura e da decoração?


Assim como nos dois últimos anos, a inteligência artificial e a sustentabilidade têm impulsionado a inovação nesses setores. Com isso, nos próximos anos podemos esperar ainda mais avanços nessas áreas, sendo cada vez mais assertivos às necessidades e aos gostos dos clientes. A IA tem potencial de renovar como pensamos alguns projetos de imóveis e edifícios. 


Uma das maiores vantagens da tecnologia é que ela é capaz de criar projetos que atendam não só ao homem, mas à natureza também. A combinação dessas duas tecnologias chegaram para criar um futuro mais sustentável na nossa forma de viver. 

 

Fase de experimentação na arquitetura e na decoração


Estamos na era da fase de experimentação nesses setores da economia porque é o momento em que a era digital está experimentando diversas inovações que estão transformando como novos projetos de edifícios e imóveis estão sendo construídos. Outra tendência considerada uma das principais é o uso de realidade virtual e aumentada. 


Essas tecnologias vão permitir que profissionais possam criar modelos virtuais de projetos que permitem cada vez mais uma melhor visualização e compreensão dos espaços antes mesmo de eles serem construídos. Imagine poder caminhar pelos cômodos de uma casa ainda em fase de projeto ou até mesmo poder explorar um prédio antes mesmo de que ele seja construído. Isso ajuda e muito a facilitar o processo de tomada de decisão do cliente, evitando possíveis erros. 


A impressão 3D é outra ferramenta que está sendo cada vez mais usada na revolução da forma como a arquitetura é feita. Através dela é possível construir peças e estruturas inteiras rapidamente, com eficiência e uma maior liberdade criativa, reduzindo o gasto desnecessário de materiais. 


Se você vai virar um profissional da área, está pensando em mudar de imóvel ou se envolver com o investimento no mercado imobiliário, é imprescindível que você pesquise, estude e entenda como esse mercado se comportar e o que está ganhando cada vez mais destaque. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha compreendido como a IA e a sustentabilidade vão afetar a arquitetura e a decoração, que fazem parte do mercado imobiliário. 


Não esqueça que para mais informações sobre esse mercado, dicas de decoração ou para conhecer mais tendências dessa área, fique ligado em nosso blog e fale com nossos profissionais
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":