Entenda o que deve ser considerado na hora da manutenção de condomínio

12/04/2023min de leitura

Mesmo com os desafios de viver em condomínio, a vida em um empreendimento desses tende a ser bem mais conveniente para os moradores do que em uma casa. Um dos principais motivos para isso é que vários serviços e recursos, como limpeza e segurança, são providos como parte das taxas pagas. No entanto, também significa que a equipe deve ficar atenta às tarefas que envolvem a manutenção de condomínio para continuar garantindo esses benefícios.


Até mesmo um prédio novo e bem-planejado precisa tomar medidas de precaução para garantir sua durabilidade e evitar acidentes. É por isso que a manutenção predial é tão importante, pois funciona como um investimento na vida útil das construções, além de evitar deteriorações e acidentes. Nesse caso, é papel do gestor do condomínio garantir que essa manutenção esteja em dia.


O mais recomendado é ter um checklist do que deve ser verificado em mãos quando chegar o momento de fazer a manutenção, pois até síndicos e zeladores experientes podem deixar alguns detalhes passarem no dia a dia. É essencial que, antes da manutenção ser feita, o gestor aprenda como lidar com ela, entendendo o que deve ser revisado e em quanto tempo ela deve ser feita para garantir sua eficiência. 


Para entender melhor do assunto, além de montar um checklist eficiente, a Nova Época Imóveis preparou esse post com uma lista dos principais itens que devem estar incluídos na manutenção de condomínios e como lidar com eles. Em caso de dúvidas ou para mais informações fale com um dos nossos corretores e se você está procurando por mais conteúdos do mercado imobiliário não deixe de acompanhar nosso blog!


Checklist do que deve ser verificado na hora da manutenção predial


1. Coleta de resíduos


Nosso primeiro item na lista é a coleta de lixo. Esse é um dos pontos mais importantes em qualquer condomínio, pois, sem um planejamento adequado, todos os resíduos ficam acumulados e podem acabar poluindo o ambiente, causando problemas de saúde. Além disso, também é algo muito desconfortável que reduz significativamente a qualidade de vida dos moradores.


É importante se planejar para a coleta pública de lixo, a qual é a mais comum, porém, também é possível contratar uma empresa particular de coleta para lidar com os resíduos regularmente. Essa segunda opção é mais indicada no caso de resíduos especiais sendo descartados.


2. Consertos de vazamentos
 

Vazamentos no encanamento são problemas que precisam de atenção redobrada, pois podem causar infiltrações e prejudicar muito a qualidade de vida de todos em todas as unidades do empreendimento. Além disso, também existem os danos causados diretamente à estrutura do prédio. Por isso, observar esses sinais e tomar uma atitude o mais rápido possível é a melhor maneira de evitar que os problemas piorem.


Nesse contexto, caso algum vazamento seja detectado, o gestor precisa considerar fechar o registro para evitar que ele se alastre. Com isso feito, é necessário chamar uma equipe para remendar o vazamento e conferir os danos já causados por ele. Em casos mais extremos, pode ser necessário fazer uma reforma de larga escala. 


3. Inspeção das instalações hidráulicas


A parte hidráulica do prédio é outro ponto que deve receber um foco especial na hora da manutenção de condomínio. Isso porque ficar sem água é, no mínimo, uma inconveniência para os moradores e, no máximo, algo que torna o imóvel inabitável. Quando há um problema hidráulico em um prédio, dezenas de pessoas são diretamente afetadas, reduzindo a qualidade de vida e o conforto drasticamente.


Por isso, se certificar da verificação do relógio de água deve ser uma medida diária para garantir que ele está funcionando corretamente. Seguindo a mesma linha, a caixa d’água e a bomba também são responsabilidades do gestor e devem ser verificados na manutenção. Já no caso de problemas internos de cada apartamento podem ser informados pelos moradores e avaliados individualmente.


4. Impermeabilização do piso


De tempos em tempos, tanto os moradores quanto a equipe de limpeza do condomínio vão precisar passar um pouco de água para tirar a sujeira dos lugares. No entanto, como você já deve saber, pode acontecer dessa água entrar em pequenas fendas no piso e, consequentemente, causar infiltrações. São elas que vão levar à formação de fungos e ao desgaste da estrutura. 


A impermeabilização pode ser uma solução bem pontual nesses casos ou, se preferir, fazer parte de uma rotina de manutenção, sendo incluída nas vistorias e reformas anuais. Isso vai ajudar a garantir que esse tipo de problema seja prevenido. 


5. Reparos na estrutura


É comum que, com o passar do tempo, a estrutura de qualquer edifício fique mais enfraquecida, causando riscos de desabamento e outros problemas. Por conta disso, é importante sempre verificar se há algum defeito desse tipo diariamente e acionar a ajuda profissional quando necessário. O tipo de profissional que você deve chamar e a extensão das reformas vão variar muito de um caso para outro, por isso, é importante ficar atento.


Um problema no encanamento, por exemplo, é muito diferente de uma rachadura na alvenaria. Por isso, o mais adequado é fazer um estudo de caso antes de pedir ajuda profissional, assim, é possível montar um orçamento e evitar surpresas desagradáveis no futuro.


6. Segurança nos elevadores


Tirando edificações muito antigas, que só possuem escadas, os elevadores são muito comuns nos condomínios e alguns chegam a ser bem maiores em empreendimentos mais modernos. Eles costumam ser usados com bastante frequência nos condomínios e, naturalmente, para que eles sejam úteis em edifícios muito grandes, precisam ter bons sistemas de segurança para evitar acidentes, como uma queda, ou que eles parem, por exemplo. 


Para isso, é importante agendar revisões regulares de segurança e funcionamento, incluindo a manutenção de rotina. É importante, ainda, ficar atento aos cabos, pois, caso eles estejam desgastados ou o elevador esteja emperrado, é necessário chamar uma equipe técnica imediatamente. 


7. Tubulação de gás


Em muitos prédios, principalmente naqueles maiores, é comum que o gás de cozinha seja encanado em vez de em botijão. Nesses casos, a tubulação de gás é outro item que deve ser verificado e, por isso, precisa constar no seu checklist de manutenção de condomínio por se tratar de um material inflamável, qualquer vazamento pode levar a acidentes graves que incluem incêndios e explosões.


Por conta disso, é imprescindível o cuidado redobrado com a vedação e a integridade dessa tubulação, tanto na estrutura do empreendimento quanto em cada unidade que o compõe. 


8. Trancas e alarmes


Por último na nossa lista, mas não menos importante, um dos motivos que mais atraem as pessoas a morarem em um condomínio é a segurança. A junção de câmeras, trancas, alarmes e até mesmo vigilância traz mais tranquilidade para todos os moradores. Com isso, esse é um aspecto importante que deve ser zelado com muito cuidado. Uma inspeção de rotina nesses recursos de segurança é sempre útil. 


É possível verificar câmeras e alarmes diariamente sem muita dificuldade. Também é recomendado o agendamento de uma vistoria mais detalhada de vez em quando, assim, é possível atualizar os equipamentos de segurança quando necessário.


9. Faça jardinagem


Muitos condomínios possuem áreas com jardins, o que contribui com a sua beleza e torna seu espaço ainda mais agradável. No entanto, plantas também precisam receber bastante cuidado ou podem apenas se tornar fontes de mais sujeira, além de atrair insetos e prejudicar a harmonia visual do ambiente. Por isso, poder contar com um jardineiro profissional é sempre o mais indicado. 


Com a ajuda desse profissional, é possível garantir que todas as plantas sejam podadas e bem cuidadas durante o dia. É importante, ainda, avisar a equipe de limpeza que provavelmente terão que limpar algumas folhas de vez em quando. 


Gostou do nosso post? Um dos principais objetivos da Nova Época Imóveis é te ajudar com o que for necessário, seja você corretor, comprador, vendedor ou inquilino de imóveis. Para mais informações e dicas sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":