Entenda o que é autovistoria predial e como deve ser feito

05/04/2023min de leitura

Assim como todo imóvel precisa passar pelo processo de avaliação tanto em áreas pessoais quanto as de uso comum, independente da finalidade que ele terá, seja para locação ou revenda, o prédio também precisa passar por uma avaliação. Afinal, é através dessa avaliação que é possível apontar com precisão o valor do imóvel e em quais condições ele deve ser devolvido. A autovistoria predial é uma das ferramentas mais importantes nesse processo.


Ajudando a garantir mais segurança para os seus moradores e benefícios a gestão do síndico, a autovistoria predial é um dos principais fatores que auxiliam uma boa administração e, por isso, saber da sua devida importância e como um bom processo desse é feito vai ajudar a trazer vários benefícios para um planejamento de gestão do dia a dia. 


Se você já comprou ou alugou um imóvel já ouviu falar desse termo em algum momento, porém, como esse processo é realizado e sua importância nem sempre são totalmente esclarecidos, o que vai acabar dificultando muito o planejamento de gestão predial. Apesar da obrigatoriedade da autovistoria predial, muitos gestores e síndicos ainda têm algumas dúvidas importantes sobre o assunto.


Para esclarecer qualquer questão e te ajudar a não cair no erro, a Nova Época Imóveis achou importante falar um pouco mais sobre o que de fato é a autovistoria predial, como ela deve ser feita e qual a sua importância. Em caso de dúvidas ou para mais informações fale com um dos nossos corretores e se você está à procura de um imóvel não deixe de conferir nossos imóveis, são 17 mil opções em todas as regiões do Rio! Vamos realizar esse sonho juntos!


O que é autovistoria predial?
 

Conforme dissemos brevemente acima, a autovistoria é um processo cujo objetivo é avaliar certas questões de uma edificação, analisando pontos de segurança, conservação, funcionalidade e condições técnicas de edifícios ou conjunto de instalações. Por ser uma obrigação da propriedade imobiliária prevista por lei, é imprescindível que seja realizada periodicamente e, caso contrário, o imóvel pode ficar sujeito a multas. 


O principal objetivo dessa autovistoria é alinhar, junto com a administração, as possíveis necessidades do empreendimento, onde uma avaliação feita por profissionais qualificados vai informar quais problemas ou imprevistos podem ser prevenidos de maneira rápida e eficiente, permitindo realizar reparos antes que qualquer prejuízo seja intensificado. Com o laudo técnico emitido nessa vistoria, o proprietário ou responsável deve enviar a documentação para a Prefeitura através do envio do comunicado de vistoria. 


Como a autovistoria predial deve ser realizada?


Uma autovistoria bem feita é baseada na norma de desempenho NBR 16.747, que diz que a abrangência da autovistoria predial deve considerar pelo menos um subconjunto de requisitos dos usuários: segurança estrutural, proteção no uso e na operação, habitabilidade, prevenção contra incêndio, saúde, higiene e qualidade do ar, estanqueidade, sustentabilidade, durabilidade, manutenibilidade, funcionalidade e acessibilidade. 


É importante que todos os documentos gerados nas inspeções sejam arquivados e guardados pelos responsáveis da gestão do condomínio, seja ele o síndico ou uma administradora. Com a vistoria realizada por profissionais, é elaborado um documento chamado de Laudo Técnico, onde é emitido junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia a Anotação de Responsabilidade Técnica.


Os profissionais que podem ser responsáveis pela execução desse serviço de vistoria são:

 

  • Engenheiro civil;
  • Arquiteto;
  • Engenheiro mecânico;
  • Engenheiro eletricista;
  • Engenheiro de segurança do trabalho.


Quais pontos devem ser verificados?
 

Muitas partes precisam ser observadas e avaliadas durante uma autovistoria predial e, dependendo do edifício, alguns pontos podem receber prioridade ou até mesmo exigir uma análise mais profunda. Alguns dos principais pontos a serem avaliados são:

 

  • Áreas externas – corredores, salões de festa, portarias, pátios;
  • Estruturas – vigas, fundação, pilares;
  • Elevadores – sistemas de segurança, funcionamento;
  • Sistemas anti-incêndio – mangueiras, sprinklers, extintores;
  • Impermeabilização – isolamento, infiltrações e/ou manchas de umidade;
  • Climatização – janelas, ventilação, ar-condicionado;
  • Instalação elétrica e hidráulica – pressão, revestimento de cabos elétricos, disjuntores, bombeamento de água.


Por que a autovistoria predial é importante?


Além de obrigatório, investir nesse processo é indispensável em muitos aspectos, especialmente durante o período de locação. Alguns dos principais motivos são:


1. Gestão mais transparente


Com uma autovistoria predial feita, é possível gerar uma documentação clara sobre a qualidade dos imóveis, podendo ser usada por proprietários e inquilinos. Isso ajuda a tornar a postura mais transparente por parte da gestão, construindo mais confiança e segurança para os moradores.


2. Preservação do patrimônio


Além disso, outro propósito de uma boa vistoria é evitar a deterioração do patrimônio, o que vai ajudar a garantir seu valor a longo prazo, mantendo ou até mesmo aumentar o valor do imóvel. Isso vai ser de grande ajuda na hora de vender o imóvel.


3. Correção mais rápida de erros


Por último, mas não menos importante, com a ajuda de um profissional ainda é possível detectar problemas ou falhas estruturais com mais rapidez e, consequentemente, corrigi-los antes que tomem proporções maiores. Isso vale também para infiltrações e desgastes na fundação, entre outros tipos de falhas. 


Quais cuidados devem ser tomados durante a autovistoria predial?


Para ter a certeza de garantir que o processo como um todo seja o mais eficiente possível, é importante ficar atento a algumas questões:


Documentação emitida


Como dissemos mais acima, todas as observações listadas pelo profissional responsável pela avaliação devem ser documentadas e arquivadas. Com isso, elas podem servir de referência no futuro. 


Ajuda de uma empresa especializada


Para ter alguma garantia de que a vistoria vai ser realizada com a qualidade desejada, o mais recomendado aqui é buscar uma empresa especializada. Com isso, é possível evitar problemas com os resultados e prazos finais. 


Prazo de autoavaliação


Qualquer processo de vistoria tem um prazo para ser concluído e para que os resultados sejam registrados oficialmente, na autovistoria predial não é diferente. Por isso, fique atento às datas e agende as visitas de acordo com elas. 


A Nova Época Imóveis espera que com esse post você tenha entendido a importância da autovistoria predial e, com isso, conduza o procedimento com mais eficiência. Porém, caso ainda existam dúvidas sobre este processo, não hesite em falar com um dos nossos corretores pelo nosso site ou pelas redes sociais! Nossos profissionais estão sempre à disposição para ajudar com o que for necessário. E para mais conteúdos como este não deixe de acompanhar nosso blog!
 

 

 

Escrito por Marian Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":