Entenda o que é compliance e como aplicar em condomínios

25/10/2022min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou aqui sobre como a administração de condomínios é uma tarefa complexa, que exige muita atenção a todos os processos internos, orçamento e questões legais. Além disso, dependendo do número de apartamentos, pode ser ainda mais difícil fazer com que tudo esteja de acordo com a lei e as normas internas. Por isso, é importante fazer investimentos extras, como aplicação do compliance em condomínios.


Você já ouviu falar ou sabe o que é compliance condominial? Na tradução, compliance significa estar de acordo ou estar em conformidade. Já em condomínios, representa um conjunto de medidas para garantir que seus processos internos e as ações dos moradores estejam de acordo com a legislação. Atualmente, contar com uma gestão transparente e ética é o grande foco dos condomínios e o compliance é uma forma prática de prevenir fraudes e desvios de dinheiro. 


Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então você chegou no lugar certo! A Nova Época Imóveis elaborou esse post acerca do conceito de compliance e como aplicar em condomínios. Caso, ao final deste post, restarem dúvidas, entre em contato com um dos nossos profissionais pelo nosso site ou pelas redes sociais


O que é compliance condominial?


Por si só, o compliance tem relação com a integridade corporativa e com estar sempre alinhado às regras da empresa de forma que todos cumpram. Muito usada em grandes empresas multinacionais, o compliance é uma medida para controlar atitudes antiéticas e escândalos de corrupção. 


Já no caso do compliance condominial, seu objetivo é evitar desvios de verbas, fraudes, desfalques e outros problemas sérios que possam ocorrer em um condomínio. Com isso, ele ajuda a promover uma gestão mais honesta e transparente. 


Como funciona o compliance condominial?


Em um condomínio, a gestão costuma ser exercida pelo síndico, eleito com o suporte da administradora e dos conselhos. Ou seja, se trata de um pequeno grupo de pessoas que cuida do patrimônio de todos os moradores. Porém, erros podem ser cometidos tanto por desconhecimento quanto por má fé. 


Nesse cenário, as empresas prestadoras de serviço e até mesmo os colaboradores do condomínio podem apresentar riscos caso não haja regras bem definidas. Dessa maneira, o compliance condominial promove mais segurança através de documentos. A legislação vigente, por exemplo, o regimento interno e a convenção do condomínio devem ser cumpridos por todos, sem nenhuma exceção.


Como aplicar o compliance em condomínios?


Agora que entendemos o que é compliance e a importância de aplicá-lo em condomínios, o próximo passo é saber como colocar ele em prática. Aqui destacamos algumas dicas que podem te ajudar com esse processo:


1. Entenda a realidade do condomínio


Assim como toda casa é diferente, cada condomínio também segue uma realidade diversa que determina o nível de exigência e de rigor das leis sobre alguns dos seus aspectos. Reconhecer essas variações é uma importante maneira de manter as normas internas bem alinhadas, sem prejudicar os moradores. 


2. Estruture um código de conduta e procedimentos


Considerada uma das principais ferramentas do compliance, o código de conduta é o documento que permite determinar valores e a conduta do condomínio, dos condôminos e dos funcionários. Além disso, ele também auxilia a definir os procedimentos para o monitoramento e controle das normas de um condomínio.


3. Promova a comunicação


Outro fator essencial aqui é o canal de comunicação. É importante que haja um canal de comunicação sempre aberto entre a gestão do condomínio, o compliance e os moradores. Dessa maneira, é possível tirar dúvidas e facilitar o cumprimento das normas no dia a dia. 


4. Avalie e acompanhe os contratos de prestação de serviços


Dentro de um condomínio existem determinadas situações que podem acontecer e que cabem um suborno, como em um contrato de manutenção ou prestação de serviços. Por conta disso, é fundamental avaliar e acompanhar cada contrato com o objetivo de identificar e corrigir possíveis falhas que possam prejudicar os moradores. 


5. Conte com uma equipe engajada


Por último, porém não menos importante, para que o compliance condominial seja implementado e surte os efeitos desejados, é imprescindível que o condomínio conte com uma equipe engajada. Ou seja, os colaboradores devem cumprir e fazer com que as normas sejam cumpridas. Também é preciso, inclusive, fazer denúncias quando uma irregularidade é cometida. 


Diferenças entre compliance e auditoria


Atenção, pois o compliance não é uma auditoria! Diferente desta, cujo profissional analisa o histórico passado e presente das finanças e condutas de um condomínio, o compliance é um exercício diário de avaliação sobre os processos atuais e os que se pretende chegar no condomínio. 


Isso vai se estender desde a solicitação de orçamento, buscando as melhores condições, até ações mais subjetivas, mas tão importantes quanto a tomada de preço, que é a ação pensada no coletivo, de maneira controlada, ética e transparente. Além disso, o compliance não depende só de uma lei, ele é mais abrangente: vai além dos números, tem valores éticos e morais que envolvem o acordo com uma regra, principalmente no caso do regulamento interno do condomínio. 


Já no caso da auditoria, é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em certa empresa ou setor, com o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições previamente planejadas e estabelecidas, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas. Com isso, podemos dizer que a auditoria ajuda na realização do compliance e no cumprimento de alguns procedimentos, como orçamentos, definições para contratações e planos de concorrência e investimentos. 


Gostou do nosso post? Conseguiu entender o que é o compliance e como aplicá-lo em um condomínio? A Nova Época Imóveis espera ter ajudado a esclarecer o necessário, contudo, no caso de dúvidas não deixe de entrar em contato com um dos nossos corretores e para mais conteúdo sobre o mercado imobiliário, confira nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":