Entenda o que é e como funciona o aluguel online

01/06/2023min de leitura

Como sabemos, e conforme a Nova Época Imóveis comentou aqui mais de uma vez, vários recursos da tecnologia vêm sendo incluídos na nossa rotina, tanto que atualmente mal percebemos quando passamos o dia todo conectados ou que a internet está presente até mesmo nas situações mais corriqueiras e cotidianas das nossas vidas. Com isso, é essencial aprender como funcionam alguns desses recursos e um deles é o aluguel online ou digital, que pode ser uma opção muito interessante e vantajosa.


O mercado imobiliário, assim como todos os outros setores do mercado, também foi atingido com as diversas transformações tecnológicas nos últimos anos. Uma das atividades desse setor que mais sofreu com essas mudanças foi a locação de imóveis e, por isso, surgiu o processo do aluguel digital. Mas você sabe como ele funciona? Ou quais as suas vantagens? Caso sua resposta seja não, fica por aqui que a gente te explica tudo!


Essa modalidade vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário brasileiro, por isso, seja você um corretor ou um cliente, é imprescindível entender suas nuances. A Nova Época Imóveis preparou esse post explicando o que é o aluguel digital, como ele funciona e quais as suas vantagens, assim, você pode avaliar se ele se encaixa na sua situação. Em caso de dúvidas ou para mais informações fale com um dos nossos profissionais, eles estão sempre à disposição para ajudar!


Afinal, o que é o aluguel online ou digital?


Como o próprio nome já sugere, o aluguel online é uma opção de realização de locações que usa a internet como base do processo. Resumidamente, quer dizer que os trâmites são realizados de maneira virtual e remota, desde a visitação do imóvel via web, com fotos e vídeos de alta definição, até a assinatura dos contratos feita de forma eletrônica. 


Resumindo, o aluguel digital é um processo inovador, além de ser a promessa de uma das maiores tendências do segmento para os próximos meses. Com poucos cliques, você pode pesquisar imóveis de forma dinâmica, usando filtros para ver locais com preços acessíveis para você, que atendam suas necessidades do dia a dia, como localização próxima a comércios, escolas, transporte público, trabalho, enfim, facilita e muito esse processo.


Além de garantir muita agilidade para o processo, o aluguel digital também assegura mais segurança e praticidade nessa transação, tanto para o cliente, pois ele não precisa se deslocar até a imobiliária para conseguir todas as informações que precisa, quanto para a empresa, que tem um alcance de pessoas muito maior. 


Como funciona o processo de aluguel online?


Assim como uma locação tradicional, feita presencialmente, o processo de locação digital começa da mesma maneira: um cliente interessado em encontrar um imóvel procura algumas opções disponíveis na internet, de acordo com suas necessidades e preferências. A diferença aqui é que a imobiliária pode oferecer fotos e vídeos do local, além da possibilidade de realizar a assinatura do contrato de maneira digital.


Com a escolha do imóvel feita pelo interessado na locação, o próximo passo será ele enviar os dados necessários para dar entrada ao processo de garantia e análise do cadastro, que, nessa modalidade, pode ser feita até em minutos. Com a aprovação dos documentos, basta assinar eletronicamente o contrato e finalizar os trâmites, partindo para a retirada das chaves da propriedade em seguida.


O aluguel online é seguro?


Como podemos perceber até agora, o processo de locação online é bem rápido, simples e seguro. Isso porque as imobiliárias que planejam oferecer esse tipo de solução precisam garantir que empresas inovadoras e, principalmente, competentes ajudem na implantação da ideia. Oferecer locação online significa ter controle de muitos dados importantes, por isso, a empresa precisa se equipar bem antes de oferecer o serviço, o que garante ainda mais segurança para os clientes.


Já no caso dos inquilinos, é importante ter atenção na hora de pesquisar boas imobiliárias que demonstram seriedade ao oferecer esse tipo de serviço. Com relação à segurança do contrato de locação, a assinatura do contrato de forma eletrônica é precisa na lei do ICP – Brasil, que dá validade judicial para documentos assinados dessa forma. Com isso, podemos dizer que sim, esse é um processo seguro para todas as partes envolvidas. 


Quais as vantagens do processo do aluguel online?


Com a praticidade e correria cada vez mais presentes no nosso dia a dia, é comum que cada vez menos pessoas tenham tempo ou paciência para correr atrás de imobiliárias e ficar visitando diferentes imóveis um atrás do outro. Com as plataformas de locação online oferecendo rapidez e eficiência, é mais fácil entender porque esse serviço tem sido cada vez mais procurado. Caso você ainda não esteja convencido de que essa é uma boa alternativa, listamos mais vantagens que só quem aluga online tem.


Mais agilidade na procura por imóveis


Uma das maiores vantagens dessa modalidade de locação é a maior agilidade na procura do imóvel perfeito. Se você é uma daquelas pessoas que preza pela rapidez nas tarefas do seu dia a dia, o aluguel online é perfeito no seu caso, pois ajuda a economizar um bom tempo. Afinal, atualmente, tempo é dinheiro não é?


Acesso ao portfólio e a filtros personalizados


Outra vantagem do aluguel online é que você consegue deixar a pesquisa pelo seu imóvel ainda mais fácil graças aos filtros, que já mencionamos aqui, pois eles permitem selecionar as exatas condições e especificidades do imóvel que você deseja, seja valor do aluguel, quantidade de quartos ou cômodos, vagas de garagem e áreas comuns inclusas no condomínio. Isso facilita a navegação dos interessados e ajuda a economizar tempo nas buscas.


Facilidade para solucionar processos


Por tudo ser feito de forma remota e online, o suporte aos moradores e todo o processo legal pode ser solicitado também remotamente, o que torna a comunicação entre a imobiliária e o inquilino ainda mais objetiva. Com isso, ninguém mais precisa perder tempo procurando solução para problemas com serviço de moradia que muitos conhecemos bem. 


Modernização no processo


Quem já alugou um imóvel da forma tradicional ou conhece alguém que já passou por isso sabe que essa experiência pode ser bem difícil e cansativa, pois envolvem muitos papéis e documentos tanto para ler quanto para assinar, além das garantias que parecem que complicam tudo ainda mais. Com o aluguel online, toda a documentação é virtual, o que significa que você não precisa mais perder tempo com tantos papéis. 


Gostou do nosso texto? Conseguiu entender o que é e tudo o que envolve o processo de aluguel online? Caso restem dúvidas, não se esqueça que nossos profissionais estão sempre à disposição para ajudar e para mais informações sobre o mercado imobiliário acompanhe nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":