Entenda o que é e como funciona uma incorporadora imobiliária

10/10/2022min de leitura

Tanto para os corretores, sejam eles independentes ou não, quanto para quem deseja comprar um imóvel, é essencial entender o que de fato é uma incorporadora imobiliária, principalmente porque muitas pessoas costumam confundi-la com as construtoras. É importante entendermos que, na prática, elas não são a mesma coisa, apesar de ser possível muitas construtoras também serem incorporadoras e vice-versa. 


Quando o assunto é a compra e venda de imóveis, muitas dúvidas podem surgir e dentro desses questionamentos dois se destacam: o que é uma incorporadora imobiliária? Qual a sua diferença em relação às construtoras? É fundamental, principalmente para os profissionais de corretagem, entender exatamente como funcionam as incorporadoras imobiliárias, especialmente porque é possível aproveitar grandes oportunidades de negócio por meio delas, pois são organizações que podem gerar muitos negócios para os corretores. 


Além de saber como elas funcionam, é preciso entender como se relacionar bem com elas. Afinal, no momento de lidar com o cliente, caso ele questione sobre o assunto, é preciso demonstrar esse conhecimento para repassar informações que sejam corretas. Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, chegou ao lugar certo! 


A Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa entender o que é e como funciona uma incorporadora imobiliária. Para mais informações importantes e dicas sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog. Em caso de dúvidas entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para te ajudar com o que precisar! 


O que é uma incorporadora imobiliária? 


A incorporadora imobiliária nada mais é do que a responsável em articular toda a concepção de um empreendimento que está para ser construído. Basicamente, é ela que faz estudos para identificar oportunidades de mercado, além de verificar qual a viabilidade da construção do edifício e da construção dos imóveis, comprar o terreno e definir todos os detalhes dos imóveis que serão vendidos. 


Além disso, na questão do relacionamento com o consumidor, ele deverá acionar a incorporadora caso haja qualquer descumprimento do contrato ou outro problema. 


Qual a diferença entre a incorporadora e a construtora? 


Agora que entendemos o que é uma incorporadora imobiliária e como ela funciona, é importante falarmos das diferenças entre uma incorporadora e uma construtora. Primeiramente, antes de mais nada, é importante entendermos que a construtora é a responsável pela construção civil do imóvel, desde a contratação da mão de obra necessária até a realização de testes para segurança e qualidade da construção, ou seja, tudo o que envolve a construção do empreendimento é responsabilidade da construtora. 


Nesse cenário, é muito comum que as incorporadoras imobiliárias contratem construtoras para construir os imóveis que são de sua responsabilidade  de venda ou locação. Com isso podemos notar a primeira diferença entre as duas. Outra grande diferença é que a incorporadora corre mais riscos na execução dessa obra, mas por outro lado é a que tem a margem de lucro maior. Por último, é importante ressaltar mais uma vez que as incorporadoras também executam o papel de construtora, já que podem fazer parte do mesmo grupo empresarial, por exemplo. 


Qual a relação das incorporadoras com as construtoras? 


A forma como as incorporadoras se relacionam com as construtoras é simples, quando a construtora identifica uma oportunidade de começar a construção de um novo empreendimento, ela vai precisar envolver outras partes para que seja possível que esse projeto seja feito da maneira correta e caminhe bem. 


Dentre essas partes que ela precisará, entrar em um financiamento para tornar possível a obra financeiramente, serviços de consultoria para o planejamento imobiliário, escritórios de engenharia e arquitetura para desenhar os projetos, empresas que são especialistas em licenças que vão ser necessárias para iniciar a obra e fazer pesquisas de mercado, além de agências de marketing para publicidade e propaganda. 


Adicionada a todas essas partes que listamos acima, ainda há a construtora, que é a responsável pela execução da obra e com todos os envolvidos no que diz respeito à obra do empreendimento em si. 


Como o corretor atua junto a uma incorporadora imobiliária? 


Os negócios de uma incorporadora podem ser uma grande vantagem para os corretores que optam por trabalhar de forma independente. Alguns desses pontos são: 


1. Segurança para o cliente 


É possível passar mais segurança ao cliente quando tem uma incorporadora envolvida nesse processo, pois o cliente se sente mais seguro quando a transação envolve um CNPJ empresarial e negociação. Além disso, é muito importante a incorporadora ter uma boa reputação.


Com isso, no momento de prospectar e negociar com os clientes, é importante não esquecer de usar dessa reputação da incorporadora a seu favor, para facilitar que a transação seja concretizada. 


2. Flexibilidade no atendimento


Outro ponto para usar a seu favor ao trabalhar com uma incorporadora é a flexibilidade ao atender os clientes, no sentido geográfico e na questão de tempo, pois o profissional autônomo possui uma maior liberdade para se deslocar para ir até o cliente e levá-lo ao local do imóvel na hora que for preciso. 


Como o horário de trabalho também é flexível, não vai ter riscos de o cliente não poder conversar ou visitar o imóvel por causa do horário comercial. Isso já oferece uma ideia de que há um atendimento de qualidade, qualidade que ajuda muito no sucesso da negociação. 


3. Retorno financeiro


Outra vantagem de trabalhar com uma incorporadora é na questão do retorno financeiro, pois as comissões para um corretor autônomo são muito maiores e com as incorporadoras isso não é diferente. Essa vantagem se intensifica porque, muitas vezes, as incorporadoras podem disponibilizar imóveis que tenham valores mais altos. Com isso, a cada venda que o corretor realizar, uma boa comissão vai entrar na sua conta. 


Esse é um dos maiores motivos por que trabalhar com incorporadoras de forma autônoma pode trazer um ótimo retorno financeiro. 
A Nova Época Imóveis espera que você tenha entendido mais sobre esse assunto, caso restem algumas dúvidas não deixe de entrar em contato com um dos nossos corretores! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":