Atuamos no município do RJ

Entenda o que é e qual a importância do paisagismo residencial para a sua casa

14/05/2024min de leitura

Você já ouviu falar do paisagismo residencial? Muito além de apenas decorar a casa com algumas plantas bonitas, ele ajuda a transformar os ambientes internos e externos de uma residência para criar espaços ainda mais acolhedores, agradáveis e harmoniosos. Logo, a importância de adotar o paisagismo residencial supera o aspecto estético de um imóvel. Isso porque, com ele, casas e apartamentos têm seus espaços mais bem aproveitados.

Considerado um “upgrade” no imóvel, o paisagismo residencial ajuda o visual a ganhar destaque e, de quebra, o valor de revenda sobe. Ou seja, ele é a arte de criar, organizar ou recuperar a paisagem natural dentro de casa, proporcionando ou recuperando a beleza dos lares. O paisagismo colabora para o bem-estar físico e mental não só dos moradores, mas também dos visitantes.

Seja com pequenos jardins ou grandes quintais, esse tipo de projeto pode trazer um novo significado para a casa ou o apartamento, promovendo não apenas a estética, mas também a conexão com a natureza que nós precisamos para ter uma qualidade de vida melhor. Nesse contexto, a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo para explicar o paisagismo residencial, além de trazer ideias e inspirações para integrar o verde na sua casa, transformando-a em um verdadeiro refúgio particular.

Afinal, o que é paisagismo residencial?

Conforme mencionamos anteriormente, o paisagismo residencial é basicamente a arte de planejar e organizar espaços, como áreas verdes, jardins ou cômodos internos, de forma a harmonizá-los com o meio ambiente. Com uma combinação de flores, elementos orgânicos e plantas, esse conceito de decoração se propõe a cultivar ambientes que harmonizam os espaços.

O principal objetivo do paisagismo residencial é promover conforto, bem-estar e um elo mais profundo dos moradores do imóvel com o meio ambiente. Muitos profissionais dessa área usam princípios de design, conhecimentos botânicos e a criatividade para criar projetos que podem incluir jardins ornamentais, áreas para relaxamento, estruturas de lazer e até mesmo soluções sustentáveis, como jardins verticais e telhados verdes.

Qual a diferença entre paisagismo residencial e jardinagem?

Quando falamos sobre o paisagismo residencial, é importante ressaltar as diferenças entre essa técnica e a jardinagem, uma vez que isso pode confundir muitas pessoas. Porém, eles possuem diferenças significativas. Enquanto o paisagismo abrange o planejamento e a criação de espaços externos de maneira geral, incluindo a seleção de plantas, elementos decorativos e mobiliário, a jardinagem se foca mais especificamente no cultivo e na manutenção de plantas.

Ou seja, podemos dizer que o paisagismo é um conceito mais amplo, que desenvolve um design mais estruturado do espaço externo com o objetivo de garantir a harmonia entre o imóvel e o meio ambiente. Por outro lado, a jardinagem é uma alternativa mais específica, uma vez que é mais voltada para o cuidado com as plantas, como adubação, poda e controle de pragas.

Como podemos observar, os dois conceitos são diferentes, mas atuam em conjunto para manter um bom projeto de paisagismo, uma vez que é necessário fazer a manutenção do espaço criado pelo paisagismo com a jardinagem.

Qual a importância do paisagismo residencial?

Conforme mencionamos anteriormente, por contar com elementos naturais e artificiais de maneira equilibrada, o paisagismo vai contribuir para a estética do imóvel e para a qualidade de vida dos moradores. Quando bem planejado, um paisagismo residencial pode ajudar a solucionar problemas como a drenagem de água da propriedade, além de fornecer sombra, melhorar a qualidade do ar e contribuir com a preservação do meio ambiente.

É a partir do projeto que é possível criar um ambiente específico para atividades ao ar livre, relaxamento e socialização, considerados alguns dos pontos essenciais para estabelecer um equilíbrio entre qualidade de vida e nossa residência. Além dos pontos até agora, o paisagismo também ajuda na valorização imobiliária, uma vez que ele aumenta o apelo visual e o valor de revenda do imóvel.

Quais os benefícios do paisagismo residencial?

Conforto térmico

Sabemos que a umidade e a “respiração” das plantas são o que mantêm o ambiente mais fresco, reduzindo a temperatura em até 10 graus e reduzindo a sensação de calor. Nesses casos, o paisagismo elimina ou reduz a necessidade do uso de equipamentos para a climatização do ambiente, como aparelhos de ar-condicionado.

As plantas podem ser usadas de maneira estratégica, próximas às janelas. Assim, elas funcionam como uma cortina verde para barrar a entrada dos raios de sol.

Menos fungos

Outro benefício do paisagismo é ser uma alternativa inteligente aos umidificadores elétricos, que muitas vezes podem ser ineficientes para manter o ar do ambiente inteiro com a umidade adequada, além de serem focos e dispersores de ácaros, bactérias e fungos.

Mudanças alimentares

Um projeto paisagístico também pode incluir plantas aromáticas e medicinais, como ervas, verduras, temperos e outras folhagens, o que ajuda a favorecer uma alimentação mais saudável através do consumo de produtos naturais, cultivados em uma horta caseira.

Além disso, adotar o paisagismo residencial em casa ainda ajuda a diminuir o desconforto causado por vias aéreas ressecadas, permite o plantio de alimentos orgânicos e frescos e proporciona um ambiente com ar muito menos poluído.

Gostou do nosso post? Compreendeu a importância do paisagismo residencial e os benefícios de adotá-lo em casa? Se você procura por mais conteúdos sobre decoração, o mercado imobiliário e muito mais, não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":