Entenda o que é o seguro condominial e o que ele cobre

05/10/2022min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou sobre alguns tipos de seguros aqui no blog, mas você já ouviu falar do seguro condominial? Praticamente todos os seguros são contratações que nós não desejamos precisar, mas conhecê-los é importante para se prevenir no caso de algum imprevisto acontecer. No caso de condomínios, isso pode acontecer em todas as áreas de uso comum.


É muito comum as pessoas terem questionamentos em torno do seguro condominial, que vão desde sua obrigatoriedade até o que diz respeito à responsabilidade do síndico diante de imprevistos. Isso porque, de fato, a rotina de um local onde vivem muitas pessoas consequentemente envolve uma série de decisões administrativas que precisam focar, acima de tudo, na segurança. 


Levando isso em consideração, acertar na cobertura adequada do seguro condominial é uma importante forma de facilitar o trabalho da gestão administrativa. Além disso, ajuda a tornar a convivência mais harmoniosa, além de manter a tranquilidade à frente dos problemas e ajudar na organização financeira. Você deseja saber mais sobre esse seguro? Então chegou ao lugar certo!


Pensando em te ajudar a entender melhor o assunto e a importância deste seguro, a Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber! Em caso de dúvidas fale com um dos nossos corretores e para mais informações ou dicas do mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog, lá temos muitos conteúdos que podem te ajudar a ter experiências mais seguras e tranquilas! 


Na prática, o que é o seguro condominial?


O seguro condominial é a cobertura dos danos relacionados à estrutura dos prédios e dos objetivos dos condomínios de forma geral. Esse tipo de assistência engloba toda a edificação, as áreas comuns e as partes estruturais dos apartamentos do condomínio. Porém, fique atento, pois cada tipo de contrato pode estabelecer coberturas específicas de acordo com as necessidades do local. 


A contratação de um seguro condominial é obrigatória, de acordo com o Código Civil para Condomínios e outras duas leis que amparam essa obrigatoriedade. A responsabilidade pela contratação é do síndico e, caso alguma situação inesperada seja capaz de prejudicar a estrutura do empreendimento acontecer e seja provado que tal contratação foi negligenciada, o síndico pode sofrer consequências de âmbito criminal. 


O prazo para que o seguro seja contratado é de até 120 dias depois de expedida a permissão de habitação e não é necessário que o síndico convoque assembleia para votar sua contratação. O custo do seguro é uma despesa ordinária e, como tal, precisa ser rateada entre todos os condôminos. 


O que o seguro condominial cobre?


O seguro condominial está cada vez sendo mais procurado e, por isso, as empresas especializadas desenvolveram uma série de modalidades adicionais que abrangem coberturas mais amplas. Abaixo vamos enumerar algumas dessas coberturas que podem ser incluídas neste seguro:

 

  • Desmoronamentos completos ou parciais;
  • Danos elétricos;
  • Impactos causados por veículos;
  • Vazamentos em tanques e tubulações;
  • Roubos dos bens do condomínio;
  • Danos causados por chuvas de granizo ou vendavais intensos. 


Qual a importância do seguro condominial?


Um condomínio possui áreas comuns e áreas privativas, no entanto, o que poucos sabem é que os condôminos podem permanecer protegidos contra acidentes mesmo enquanto frequentam as áreas comuns. Essa proteção é graças ao seguro condominial e é apenas um dos motivos para contratá-lo. Desastres naturais e acidentes de proporções maiores também podem acontecer e ter um seguro condominial também ajuda nesses momentos.


Um exemplo disso são as fortes chuvas que vez ou outra assola o país e diversas cidades, trazendo abaixo construções e deixando muitos desamparados. A obrigatoriedade do seguro condominial cobre a destruição total do empreendimento, o que pode ajudar muito em situações como essa. 


Vale à pena contratar um seguro condominial?


Manter o pensamento positivo é importante, mas considerar todas as possibilidades de ocorrerem acidentes e outros tipos de imprevisto também é essencial para que possamos nos prevenir. Quando isso acontece em grandes escalas, como em um condomínio, por exemplo, os problemas se multiplicam e as consequências de não ter a assistência adequada também. 


Por isso, além de identificar a melhor proposta financeira, encontrar a cobertura mais adequada às necessidades do condomínio faz toda a diferença na gestão do síndico, na segurança e na tomada de decisões de outros inúmeros fatores. O grande diferencial aqui está em verificar os limites e as categorias que devem ser incluídos nas coberturas para enquadrá-las dentro da realidade dos valores que serão inseridos na taxa dividida entre os condôminos. 


Quais as diferenças entre seguro residencial e condominial?


Mesmo sendo parecidos, existem algumas diferenças importantes entre esses tipos de seguros. É comum que as pessoas pensem que se o imóvel já conta com uma proteção predial, a cobertura residencial é dispensável, no entanto, não é bem assim. Enquanto o seguro condominial é obrigatório, o seguro residencial é eletivo e fica a cargo do dono do imóvel determinar se será necessário ou não. 


Outra diferença entre esses seguros é a cobertura. Em unidades autônomas, o seguro condominial provê somente fundos para reparações de áreas comuns e os prejuízos estruturais, como danos nas paredes, danos hidráulicos e elétricos. Já no seguro residencial, seu lar é protegido, além dos bens mobiliários, dos eletrônicos e dos eletrodomésticos. 


No entanto, é importante sabermos que também existem pontos semelhantes entre esses dois seguros. Um exemplo é a cobertura básica contra incêndio, queda de raio e explosão. Caso exista interesse da parte do contratante, e disponibilidade por parte da seguradora, ainda é possível incluir coberturas adicionais em ambos os contratos. 


Gostou do nosso post? Conseguiu tirar suas dúvidas e compreender a importância desse tipo de seguro? Caso tenham restado dúvidas, não deixe de falar com um dos nossos corretores e para mais informações importantes do mercado imobiliário confira os conteúdos disponíveis no nosso blog! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":