Entenda o que é plano de manutenção predial e qual a sua importância

31/01/2023min de leitura

O tempo de vida de um prédio tem muita relação com o seu nível de conservação, o que vai depender tanto dos próprios moradores quanto dos responsáveis pela propriedade. No entanto, esses custos podem ser maiores do que o esperado quando não há um controle adequado da execução de alguns processos. Por isso, é importante ter um plano de manutenção predial bem estruturado.


A Manutenção Predial se faz necessária por ser o conjunto de ações essenciais para manter a vida útil de todos os sistemas de uma edificação, como a troca de pastilhas do revestimento da fachada ou a modernização da fiação elétrica. Aplicadas da maneira correta e com a periodicidade necessária, esse planejamento ajuda a garantir mais segurança e melhor funcionalidade do edifício. Isso porque ter um plano de ação faz toda a diferença na execução de ajustes.


Este documento de manutenção é um documento que mostra as rotinas que um gestor deve implementar e monitorar em um edifício. Quer entender mais sobre a manutenção predial e sua importância? A Nova Época Imóveis te explica tudo o que você precisa entender, além de mostrar como ele pode ser melhor desenvolvido. Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com um dos nossos corretores!


Para quê fazer um plano de manutenção predial?


O plano de manutenção predial tem como objetivo garantir a funcionalidade dos espaços comuns e privados do condomínio sem problemas. No caso de anormalidades, os reparos que precisam ser realizados no local devem ser apontados, além das estratégias para evitar que a anomalia impacte negativamente na rotina dos condôminos. 


Qual a importância desse planejamento?


A manutenção predial é um processo complexo que vai exigir um plano adequado para poder ser colocada em prática. Aqui vamos falar sobre alguns dos benefícios de colocar este planejamento em prática.


Preserva a qualidade da estrutura com o tempo


É muito mais fácil para moradores e proprietários manterem uma bia qualidade de vida no longo prazo com um plano de manutenção bem estruturado. Isso porque ter que lidar com problemas estruturais, como infiltrações, pintura descascando, vazamentos, troca de piso, entre outras manutenções é cansativo e inconveniente. O planejamento permite que você execute todos os procedimentos de correção conforme a necessidade deles, podendo, ainda, responder rapidamente quando um imprevisto acontece. 


Otimiza despesas com manutenção


Procurar realizar reparos e manutenção preventiva são esforços essenciais não só para a longevidade de um imóvel, como também para economizar, pois são despesas bem altas e podem prejudicar o orçamento do proprietário. Um plano adequado permite obter retorno máximo em relação ao investimento em manutenção. Esse planejamento é ideal para maximizar o rendimento da propriedade a médio e longo prazo.


Reduz o risco para moradores


Defeitos como vazamento de gás, danos à base da estrutura ou infiltrações podem gerar graves acidentes, como incêndios, proliferação de fungos e bactérias e até mesmo desabamento do empreendimento. Isso é de grande risco para qualquer pessoa que frequente o prédio, seja morador ou visitante. Investir em um plano de manutenção predial é investir em um plano que ajuda a evitar acidentes como os citados de acontecer, evitando altos danos. 


Agilidade para corrigir problemas


No caso de um vazamento ou outro problema similar, o pior que podemos fazer é esperar para tomar uma atitude e resolver o problema. Afinal, cada dia que passa representa danos acumulados ao imóvel. Para evitar que pequenos problemas se espalhem, causando graves consequências, é importante lidar com eles o mais rápido possível. Um bom plano de manutenção pré-desenvolvido facilita e muito na tomada de decisões. 


Quais os tipos de plano de manutenção?


Os condomínios podem ter dois tipos de plano de manutenção: preventiva ou corretiva.

 

  • Preventiva – esse plano tem objetivo de prever problemas que podem atrapalhar a rotina do condomínio. Nesse caso, são feitas limpezas na piscina e a caixa d’água.
  • Corretiva – aqui o problema já aconteceu e pode incomodar muito os moradores do local, que é o caso do vazamento da caixa d’água, por exemplo. Nesse caso, resolve-se o problema na raiz para ele não voltar a incomodar os moradores.


Como fazer um planejamento de manutenção predial?


1. Conte com a ajuda de uma agenda para regular vistorias


A manutenção preventiva deve ser prioridade em qualquer edificação, independente do contexto. Para garantir que as manutenções sejam feitas sempre que necessário, é importante contar com o processo de vistoria, verificação aprofundada das condições do imóvel. Nas vistorias, o profissional vai verificar todos os principais pontos do imóvel e suas condições. Caso algum problema seja detectado, ele será notificado e serão informadas quais correções devem ser feitas, além do nível de urgência. 


2. Defina as prioridades


Pode ser difícil determinar por onde começar durante qualquer inspeção ou planejamento de manutenção predial, em especial quando há muita coisa para ser corrigida. Isso porque cada minuto a mais de indecisão tende a tornar o problema mais complicado de corrigir, dependendo da sua gravidade. Por isso, ter uma lista de prioridades pode ser importante quando houverem manutenções a serem executadas. 


Documente o plano detalhadamente


É importante ter seu plano de manutenção predial registrado em papel com todos os detalhes necessários. É muito provável que você precise conferir o número de uma empresa que já prestou serviço para o prédio há algum tempo ou um fornecedor de material, por exemplo. É importante que o documento explique também quais são os procedimentos que precisam ser executados, o processo esperado e outras coisas relevantes para sua melhor implementação, evitando que regras mudem acidentalmente.


Conheça as normas de acessibilidade do espaço


Alguns prédios possuem vários problemas de acessibilidade, principalmente no caso de idosos, cadeirantes e outros. Com as leis de acessibilidade, que garantem a esses grupos um bom tratamento, pode ser necessário reformar algumas coisas no espaço. Primeiro, conheça as normas de acessibilidade que se aplicam à propriedade em questão, seja ela um prédio comercial ou residencial, que seguem regras levemente diferentes. 


A Nova Época Imóveis espera que nosso conteúdo tenha te ajudado a entender melhor a importância de poder contar com um plano de manutenção predial, evitando possíveis dores de cabeça. Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com um dos nossos corretores! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":