Entenda o que é real estate e qual a relação deste ativo com imóveis
Você já ouviu falar em real estate? O termo, traduzido do mercado imobiliário norte-americano, vem sendo cada vez mais amplamente usado no Brasil, especialmente quando o assunto é investir em imóveis. Porém, ainda não existe muita clareza sobre o que o real estate significa, uma vez que é um termo empregado tanto para fundos imobiliários como para incorporadoras, imobiliárias e corretores de alto padrão.
Com o crescente aumento do número de investidores no Brasil, o termo real estate tem ganhado cada vez mais popularidade e, por isso, é fundamental compreendermos o que ele quer dizer e qual sua relação com o mercado imobiliário. Por ser uma novidade para muitas pessoas, é comum que surjam dúvidas sobre o termo e sobre como é possível aproveitar as oportunidades associadas a essa área.
Pensando em mudar esse cenário, a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo para explicar o que é real estate e qual a sua relação com o mercado de imóveis, assim, você pode se certificar de investir nesse setor do mercado com segurança. Não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais dicas e informações sobre o mercado de imóveis, sua termologia e muito mais!
Afinal, o que é real estate?
Como mencionamos mais acima, real estate é um tipo de ativo relacionado ao mercado imobiliário. Na tradução livre do inglês, a expressão poderia ser definida como “propriedade real”, que se assemelha ao conceito de “ativos reais”. Ou seja, bens físicos com aplicação inerente por si só, como os imóveis, e não abstrações que representem valores, como títulos e ações. Em outras palavras, você encara seu imóvel muito além de uma simples propriedade, tornando-o um potencial ativo que pode gerar lucros acima da média.
Apesar de existirem outros tipos de ativos reais, o real estate se tornou quase um sinônimo do mercado imobiliário, de maneira ampla, porém, geralmente associado a possibilidades de investimento, lucro e geração de renda. Isso significa que o real estate pode abranger diversos segmentos do mercado imobiliário que incluem:
- Gestão e administração de ativos imobiliários;
- Compra de imóveis para ganho de capital ou reforma;
- Fundos Imobiliários, que em inglês são chamados de Real Estate Investment Trust;
- Atividades de incorporação e desenvolvimento imobiliário com o objetivo de venda;
- Geração de renda através de aluguéis residenciais, comerciais, produtivos ou logísticos.
Por conta disso, nos Estados Unidos, muitas imobiliárias e profissionais especializados já usam o termo real estate para apresentar e oferecer seus mais variados serviços. No Brasil, o termo é mais usado para investimentos em imóveis de alto padrão ou segmentos do mercado financeiro que aplicam em imóveis.
Quais tipos de imóveis podem ser considerados potenciais real estate?
É importante compreendermos que não existe uma definição específica de quais tipos de imóveis se enquadram no contexto do real estate ou não. Na verdade, é o contrário, uma vez que qualquer tipo de propriedade pode ter um potencial de lucro, desde que exista um projeto bem definido, demandas no mercado e uma visão estratégica de negócio.
Geralmente, a associação ao real estate está relacionada ao objetivo de explorar o imóvel para gerar lucro ou renda. Logo, o real estate pode incluir:
- Imóveis residenciais;
- Imóveis com finalidade especial, como escolas, parques, cemitérios;
- Imóveis comerciais, como hotéis, galpões, escritórios, hospitais;
- Imóveis produtivos, como fábricas, fazendas.
Como investir em real estate com seu imóvel?
Conforme dissemos até aqui, o conceito de real estate engloba uma ampla gama de possibilidades de investimentos através de um imóvel. O primeiro passo aqui é enxergar as possíveis oportunidades e tendências do mercado imobiliário na sua região. Por exemplo, para quem tem apartamento grande, mas atualmente não possui retornos financeiros satisfatórios com aluguéis convencionais, talvez expandir as opções considerando aluguel de temporada, coliving ou reforma e venda para investir em imóveis menores pode ser uma boa opção.
Logo, podemos dizer que existem diversas frentes nas quais o investidor pode agir no mercado imobiliário, cada uma delas com níveis de risco, exigência e liquidez de capital diferentes. Agora vamos falar um pouco mais sobre cada uma:
Desenvolvimento e incorporação
A incorporação e o desenvolvimento imobiliário são, basicamente, o mapeamento de local e construção do imóvel, com o objetivo de venda do espaço. Normalmente, costuma ser uma atividade que traz mais riscos, porém, também maiores retornos. Além disso, também exige certo nível de profissionalismo e especialização.
Produtos financeiros
Por ser considerado um importante vetor de uma economia, o investimento em real estate também tem muito espaço no mercado financeiro, por meio de fundos imobiliários, no caso dos condomínios que adquirem propriedades, e dos títulos de dívida atrelados a imóveis, como CRIs, LCIs e LIGs.
Compra e venda
A compra de imóveis subvalorizados para reforma ou posterior venda com lucro também vai se encaixar como real estate. Esta é uma opção interessante, uma vez que a modalidade pode ser acessada por investidores menores.
Geração de renda através de aluguéis
A compra de imóveis para exploração e geração de renda extra também pode ser executada por investidores de diferentes portes. Trata-se de uma atividade com menor risco quando comparada à incorporação.
Gostou do post? A Nova Época espera ter esclarecido tudo o que você precisava saber sobre o real estate, como ele funciona e qual sua relação com o mercado imobiliário. Lembre-se de que, para investir nesse mercado e ter a possibilidade de lucrar com ele, é necessário ter um nível de conhecimento no setor, conhecer seu perfil de investidor, seus objetivos e o capital disponível para investir.
Por isso, se você pensa em investir no mercado imobiliário, seja para a compra de um novo lar ou para ganhar uma renda extra, não deixe de falar com um dos nossos corretores e entrar no nosso site para conhecer os imóveis que temos disponíveis! Estamos sempre à disposição para tornar sua experiência ainda mais segura e tranquila.
Escrito por Mariana Carvalho