Entenda o que faz um arquiteto, quais áreas atua e qual a importância desse profissional

22/03/2024min de leitura

Afinal, o que torna um projeto residencial perfeito? Será que é a escolha do terreno? Ou do design? Talvez a escolha dos materiais, o uso de luz, as formas, texturas e a qualidade da obra? Na verdade, tudo isso ajuda a tornar o projeto mais assertivo e perfeito, porém, ainda mais é a conexão entre estes elementos. Isso porque de nada adianta uma boa ideia com bons materiais e mão de obra especializada se a execução não for igualmente boa.

Uma boa arquitetura ajuda a auxiliar nosso cotidiano de inúmeras maneiras. Os melhores projetos residenciais são aqueles que visam aumentar nosso conforto e proporcionam coisas que, muitas vezes, nem imaginávamos ser possível. Tudo isso se deve graças ao arquiteto. Mas, afinal, o que de fato faz um arquiteto e quais as suas diferentes funções no universo decorativo? Uma das suas especializações é a projeção de espaços, uma vez que é ele quem planeja construções, cria plantas, define materiais e propões soluções para os clientes.

Com a arquitetura, é possível criar e organizar diferentes tipos de ambientes essenciais para a vida social no geral. O profissional formado nessa área cuida não só da estética, mas também da segurança e do conforto de cada projeto, prezando a funcionalidade e a otimização das construções. Ou seja, o arquiteto basicamente entende suas necessidades e elabora um espaço perfeito para você e sua família. 

Logo, se você está pensando em se mudar, seja para um imóvel novo ou um usado, é importante entender como esse profissional pode te ajudar a tornar o espaço novo ainda mais confortável e aconchegante! Para te ajudar com isso, a Nova Época Imóveis preparou esse post para falar um pouco mais sobre as funções de um arquiteto e a importância desse profissional. Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais para mais informações importante sobre o mercado de imóveis, de decoração e seus profissionais!

Afinal, o que é a arquitetura?

Esse campo envolve o estudo, a criação e a organização de construções, constituindo, assim, uma grande importância social. Essa profissão é vista como uma arte que cria ambientes para abrigar todos os tipos de atividades humanas, visando um conceito estético, artístico e, principalmente, funcional. 

Classificada, ainda, como uma ciência social, a arquitetura está presente em casas pequenas, grandes edifícios, no planejamento de cidades, entre outros. Essa é uma atividade que se preocupa com a segurança, o conforto e a comodidade de cada espaço e é o arquiteto que garantirá um projeto impecável e de qualidade. Para isso, o profissional deve obedecer a um conjunto de regras e normas essenciais para entregar.

Por ser uma profissão essencial para construções de edifícios, casas e empreendimentos, ela exige formação especializada, com uma graduação que leva, em média, 5 anos para ser concluída. 

Qual a função do arquiteto em um projeto?

A área de arquitetura atualmente é muito abrangente, logo, os jovens profissionais têm um leque de possibilidades, tanto em projetos de interiores quanto de exteriores. Alguns profissionais de arquitetura são especializados em mais de uma função, por isso, falaremos um pouco mais delas para entendermos melhor as vertentes para, quando você precisar, possa ter certeza de estar contratando um profissional que entregue o serviço completo.

1. Projeto arquitetônico 

Esta é uma etapa importante para a arquitetura, uma vez que é esse projeto que garante a segurança, o conforto e a viabilidade de uma construção. Com os projetos arquitetônicos, é possível projetar desde as casas mais simples e compactas até grandes edifícios residenciais e hospitais. Arquitetos e engenheiros civis costumam trabalhar em conjunto para que o sucesso de uma obra seja atingido. 

Com o projeto arquitetônico, é possível realizar e acompanhar as obras, sejam construções novas ou reformas. Por conta disso, esse projeto passa por diversas etapas, como o briefing, um estudo preliminar, levantamento de dados, projeto legal, projeto executivo e, para finalizar, uma visita técnica. 

2. Projeto de interiores

Já o projeto de interiores envolve mais alternativas e soluções que possam otimizar espaços já construídos pela arquitetura. Porém, essa atividade vai muito além da decoração, estando presente também na disposição de layout, em projetos mobiliários, ergonomia, detalhamentos, compatibilizações de plantas e luminotécnica. 

Logo, um projeto de interiores bem realizado resulta em espaços que ganham valor estético sem deixar de oferecer bem-estar para os usuários. Um arquiteto pode personalizar uma casa a partir do gosto de determinado cliente, ao passo que preza pela otimização dos espaços para o dia a dia, por exemplo. 

3. Execução e acompanhamento de obras

Na arquitetura, a área de acompanhamento de uma construção engloba visitas técnicas para verificar a execução e o andamento dos projetos. Essa função é responsável pela administração de mão de obra, de agendamentos de fornecedores, entregas, orçamentos, entre outros nessa linha. 

4. Projeto luminotécnico

Já o projeto luminotécnico fica responsável pela iluminação artificial de uma construção, sendo o arquiteto responsável por ele o que realiza um estudo detalhado para identificar qual é a luminosidade adequada para cada espaço. Em regra, esses profissionais costumam considerar a quantidade e o tipo de lâmpada, além da altura da instalação de cada luminária de teto e as cores presentes nos ambientes. 

5. Design de mobiliário

Para essa função, o arquiteto usa da sua criatividade para desenvolver mobílias que sejam tanto bonitas quanto funcionais, além de atenderem às necessidades do cliente. Logo, o designer de móveis é responsável por construir peças com acabamentos artísticos e, principalmente, personalizados. Para isso, o profissional precisa considerar questões de ergonomia aplicadas na arquitetura.  

6. Paisagismo

Esta é uma função que visa integrar a natureza aos espaços públicos ou privados, buscando organizar cada ambiente com a paisagem. Para atuar nesta área, o arquiteto precisa levar em consideração as questões ecológicas, para diminuir os impactos ambientais, além de ter um bom conhecimento de cada tipo de planta e seus significados. Isso porque as plantas são uma tendência em casas sustentáveis. Um bom profissional dessa área consegue transformar um jardim em obra de arte. 

7. Restauração

Um arquiteto também pode atuar na área de restauração de edifícios e casas antigas. Essa formação garante conhecimento e capacidade técnica necessários para atuar na manutenção e preservação de construções, sejam elas quais forem. Logo, um arquiteto pode trabalhar em museus, em obras tombadas e em órgãos de Patrimônio Histórico e Cultural. No entanto, para trabalhos de restauração, o profissional precisa ter conhecimento histórico, especialmente do local que será restaurado. 

8. Planejamento urbano

Ao passo que a maioria dos projetos de arquitetura cuida de espaços menores e interiores, o planejamento urbano fica responsável pelos ambientes maiores, de grandes proporções. Essa função também prioriza a funcionalidade dos espaços e o conforto dos usuários. Este profissional pode projetar um leque de espaços públicos e privados, como jardins, loteamentos, praças, condomínios fechados e até mesmo cidades, como um todo. 

Agora que você entende um pouco melhor sobre a arquitetura e o que os profissionais dessa área fazem, a Nova Época Imóveis espera que seja mais fácil de entender qual profissional contratar, caso você precise um dia. Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e em nossas redes sociais para mais conteúdos importantes sobre o mercado de imóveis!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":