Entenda o que faz um captador de imóveis e sua importância

22/01/2024min de leitura

No universo do mercado imobiliário, existem diversos profissionais que atuam para possibilitar negociações entre as partes interessadas. Dentre essas funções está o captador de imóveis, que se relaciona à formação do inventário de propriedades das imobiliárias. Uma importante parte em um negócio é sem dúvidas a coleta do produto para venda e, por isso, trouxemos algumas curiosidades sobre a função de captador de imóveis.


Para introduzir um pouco mais essas funções em uma imobiliária, é importante primeiro entender que a venda de imóveis passa por várias etapas. A primeira é a busca ou captação do imóvel, através da conversa com possíveis compradores, visitação, assinatura do contrato, entre outros momentos que são igualmente importantes. 


Nesse contexto, o captador de imóveis é o profissional que age em primeira instância, possibilitando que a venda seja realizada. Mas, afinal, o que um captador de imóveis de fato faz? Qual a sua importância para a imobiliária? Como encontrar alguém influente no mercado? Para responder todas essas perguntas, a Nova Época Imóveis preparou esse post para explicar tudo o que você precisa saber sobre esse profissional! 


Afinal, o que faz um captador de imóveis?
 

O captador é o profissional responsável pela busca de imóveis que podem ser comercializados dentro da sua empresa. É ele que vai atender a procura de imóveis específicos ou ainda formar a carteira de ofertas do corretor. Para explicar melhor, podemos entender que o captador de imóveis é o indivíduo que negocia o produto para o mesmo ser vendido.


Ou seja, o captador de imóveis é o indivíduo que buscará o produto diretamente com o fornecedor, que nesse caso é o atual proprietário. Em seguida, o imóvel será mediado pelo corretor de imóveis e chegará nas mãos do comprador. 


Nem todas as imobiliárias possuem uma variedade de profissionais especializados nos diferentes setores de venda. Na realidade da dinâmica do mercado, os corretores estão se adaptando para exercerem diversas funções, inclusive a de captador de imóveis.


Qual a importância do captador de imóveis para a imobiliária?


Como mencionamos anteriormente, a função do captador de imóveis está diretamente ligada com a prospecção do produto de essência da imobiliária: os imóveis. Por conta disso, seria praticamente impossível dar andamento a uma venda sem ter em mãos a autorização de venda das casas e apartamentos. Logo, quando um corretor está realizando a função de captação, deve pensar nas características do imóvel em relação ao perfil da sua imobiliária.


O trabalho de um captador de imóveis irá demarcar parte do sucesso do negócio, assim como a dificuldade de manter uma empresa de má ou de altíssima qualidade. 


Quais as principais características que um captador de imóveis deve ter?


Muitas vezes, o captador de imóveis será um profissional, independente dos corretores, responsável pela apresentação das casas e apartamentos futuramente comercializados. Por isso, é importante que esse profissional tenha algumas particularidades que influenciam nesse processo e auxiliam na procura por imóveis aptos para vendas. A seguir, listaremos algumas delas:


Ótima avaliação de imóveis
 

Já falamos aqui sobre o fato de a captação de imóveis ser importante para o sucesso ou fracasso de uma imobiliária, mas, afinal, como encontrar a propriedade certa? Talvez não exista uma resposta certa para essa pergunta. O que entrará em jogo aqui são os atributos e a relevância deles para o comprador. Por isso, o captador terá que avaliar com precisão as qualidades e os defeitos da propriedade, analisando se a venda será ou não um bom negócio para sua imobiliária.


Confiança e compromisso com a venda do imóvel


O profissional captador de imóveis será o responsável pela venda de um edifício, gerando lucro para determinado cliente. Por conta disso, confiança e compromisso são virtudes básicas e imprescindíveis para o processo poder ir para frente. É importante revelar que seu compromisso é todo para com o sucesso daquela negociação e, a partir desse ponto, é feito o contato com compradores, com quem o profissional já deve ter conexão.


Conhecimento sobre o mercado de imóveis


O captador de imóveis deve entender sobre o mercado e como estão as áreas econômicas e estruturais das vendas na região, além de saber quando um negócio será ou não bem-sucedido. Por isso, a experiência é muito útil nesse segmento. Isso porque a experiência nessa função proporcionará uma gama de conhecimento sobre esse mercado e, com isso, o profissional terá domínio sobre as características dos imóveis que de fato vendem dentro da sua imobiliária.


O captador de imóveis precisa ter CRECI?


No setor imobiliário, ter o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis é uma exigência legal para corretores. Esse é o fator essencial que ajuda a conferir autorização para a intermediação de transações imobiliárias. Já no caso do captador de imóveis, a situação é um pouco diferente, pois esse profissional não realiza vendas, mas sim identifica e atrai propriedades para imobiliárias.


Embora o captador não efetue transações diretamente, ter o CRECI pode, sim, ser benéfico. Isso porque ter o registro demonstra credibilidade e profissionalismo, aspectos que podem fortalecer a confiança entre o captador e os proprietários de imóveis. Logo, apesar de o CRECI não ser obrigatório para esse profissional, tê-lo pode ser considerado uma prática recomendável, pois a posse desse registro pode ampliar as oportunidades do mercado por trazer diferenciais para o profissional.


Gostou do post? A Nova Época Imóveis espera ter sanado suas dúvidas sobre o que de fato faz um captador de imóveis e qual a sua importância para uma imobiliária. Para mais conteúdos importantes, tanto para corretores quanto para quem pensa em comprar um imóvel, não deixe de nos acompanhar aqui no blog.
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":