Entenda o que você precisa saber antes de alugar uma sala comercial

16/08/2023min de leitura

Com o enorme leque de opções de salas comerciais disponíveis para alugar, é importante que o inquilino esteja atento, pesquise e visite alguns lugares antes de tomar sua decisão final. De fato, essa será uma tarefa um pouco cansativa e desafiadora, muitas vezes podendo gerar expectativas aos possíveis locadores, que nem sempre serão concretizadas, pois não dependerá só do querer de quem busca o espaço, mas também de muitos outros fatores que podem interferir no processo.


Abrir uma empresa e começar um novo negócio envolve vários pontos que precisam ser estudados e analisados, um deles é sobre ter ou não um escritório estabelecido. Dentro desse quesito, entram preocupações com relação ao sucesso do negócio de acordo com a localização adequada dele, a decoração, fachada, entre outras coisas, além dos detalhes legais do negócio. É nesse contexto que entra a pergunta: quais aspectos devo me atentar ao alugar um imóvel comercial?


Esse tipo de transação envolve alguns cuidados não somente para o empreendedor, que está abrindo seu negócio, mas também para quem já tem uma empresa estabelecida. Escolher o ambiente onde será localizado o escritório impactará diretamente as pessoas envolvidas, a produtividade da empresa e os seus resultados. Optar pela locação oferecerá muitas vantagens para o dono da empresa, sendo uma delas o fato de não precisar investir na compra de um imóvel, o que ajudará a garantir um maior capital de giro para o negócio. 


Além disso, outra vantagem da sala comercial é que ela garante maior segurança aos seus pertences de trabalho, pois a maioria delas está situada em um condomínio ou em conjuntos comerciais, que muitas vezes possuem serviços de portaria ou sistemas de vigilância. Nesse sentido, antes de decidir pelo imóvel comercial certo para sua empresa, é importante observar alguns fatores que podem fazer a diferença em todo o seu processo de locação, no orçamento e para o negócio.


Ficou interessado no assunto e quer saber mais? A Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber e observar antes de alugar uma sala comercial. Dessa forma, você tem todas as informações certas do seu lado para tomar a decisão certa e não ter nenhum prejuízo! Para mais dicas e informações importantes sobre o mercado imobiliário não deixe de acompanhar nosso blog, lá temos os mais diversos conteúdos que podem te ajudar muito a entender esse mercado. 


O que é importante saber antes de alugar um imóvel comercial?


A primeira informação importante aqui é que você saiba que para buscar uma sala comercial é necessário ter um bom planejamento da sua empresa e escolher um imóvel que atenda a todas as suas necessidades, além de encaixar no seu orçamento. Esse ponto é praticamente uma obrigação por parte de quem pensa em encontrar um novo espaço para trabalhar, porém, além dele, outros fatores também precisam ser considerados para que o plano de locação possa seguir. 


Pagar um aluguel mensal é uma tarefa que exigirá muito planejamento financeiro e responsabilidade, principalmente se o espaço alugado for se tornar o seu ambiente de trabalho. Por conta disso, é imprescindível que você esteja muito bem estruturado com isso antes de começar sua busca por um espaço comercial para chamar de seu. A seção III da Lei 8.245, a famosa Lei do Inquilinato, tratará da locação não residencial de imóveis, ou seja, para fins comerciais. Por isso, para mais informações não deixe de conferir. 


O que é preciso avaliar na hora de alugar uma sala comercial?


Agora que já entendemos o que é importante compreender do assunto antes de fazer qualquer negócio, falaremos do que você precisa ficar atento para encontrar o espaço perfeito. Alguns dos fatores que devem ser avaliados são:


Fique atento à localização do espaço


A localização será um dos principais fatores na hora de alugar seu espaço comercial e é por isso que é importante considerar locais que vão facilitar a sua rotina de trabalho e que possuem algum tipo de relação com o que a sua empresa se dedica. No caso de negócios que dependem do público, como lojas, padarias, lanchonetes, mercearias e conveniências, por exemplo, é interessante que se escolha um local que não seja isolado, com pouca circulação de pessoas ou pouco trânsito. Isso pode dificultar o acesso de clientes ao estabelecimento.


Da mesma forma, mesmo que não dependa diretamente do público, é válido estar perto do centro comercial da cidade para se beneficiar do fluxo de pessoas e dos pontos que se relacionam com seu negócio, direta ou indiretamente. Isso ajuda a criar os conhecidos polos comerciais, lugares com a mesma finalidade que ficam próximos uns dos outros, como consultórios médicos próximos a hospitais, escritórios de advocacia perto de fóruns, entre outros. 


Nesse contexto, nossa dica é que você procure pesquisar um imóvel com uma localização mais favorável tanto para você quanto para seus clientes. Isso será uma vantagem para os mesmos manterem uma relação mais duradoura com o seu negócio. 


Verifique se o espaço precisará de adaptações e/ou ajustes


Ao alugar um espaço comercial, independentemente se ele é um escritório particular ou uma sala de atendimento, dificilmente se consegue um imóvel exatamente do jeito que você gostaria. Sempre será necessário realizar um ajuste, instalar prateleiras ou instalações elétricas, fazer uma pintura, colocar armários ou cortinas, persianas, ar condicionado, entre outros. Todo esse processo pode acabar consumindo um, dois meses ou mais, dependendo de cada caso.


Parando para analisar, tudo isso serão gastos sem fatura, que serão feitos na esperança de recuperar todo o capital investido nos próximos meses. Além disso, a entrega do espaço precisará ser feita com ele pintado e conservado, da mesma forma como fora recebido, assim como nos imóveis residenciais. Por isso, caso você invista muito capital para melhorar o local para a sua realidade comercial, você não ganha reembolso ou pode desfazer o que investiu.


Justamente por isso, é imprescindível que você analise bem cada espaço que visita para não precisar realizar uma grande reforma antes de começar a usar de maneira efetiva o local. Isso vai não só te poupar dinheiro com adaptações, mas também fará com que você coloque o negócio para funcionar mais rápido. 


Saiba se a documentação e os serviços básicos do espaço estão em dia


Os serviços básicos que estamos colocando aqui dizem respeito à energia elétrica, água, telefone, internet, gás (no caso de alguns modelos de negócios), limpeza e a manutenção do ambiente, pois, assim como os imóveis residenciais, os comerciais também precisam desses serviços para que tudo possa funcionar da maneira correta no dia a dia. 


Além disso, também há a parte burocrática de documentação que você precisa saber se estão regulares. Os documentos que precisam ser conferidos são:

 

  • Habite-se – este é o documento que comprova que a obra está regular diante da Prefeitura;
  • AVCB – também conhecido como Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, este é o documento expedido pelo corpo de bombeiros. Por ser um documento do imóvel, o locador deveria ser o responsável por emitir o documento, porém isso pode ser resolvido com um acordo entre as partes para definir de quem é a responsabilidade de providenciar e arcar com seus custos;
  • Laudo de Vistoria Elétrica – este é outro documento importante para quem está procurando um imóvel comercial para alugar;
  • Alvará de Funcionamento – os itens acima são essenciais para conseguir o Alvará de Funcionamento, imprescindível para todas as empresas, especialmente para as que possuem atendimento ao público. Isso se deve por conta da fiscalização rigorosa. No momento em que são abertas, as empresas devem assinar um documento que atestam que não vão operar sem este alvará. 

 

Conheça o prazo do contrato de locação do imóvel comercial


Outra questão muito importante quando o assunto é a locação de imóveis comerciais é o período pré-fixado pela Lei do Inquilinato que rege as locações de imóveis comerciais ou residenciais. Segundo esta Lei, o período mínimo de um contrato de locação para salas comerciais é de até 12 meses, ou seja, o empresário, profissional liberal ou autônomo deve cumprir com este prazo ou assumirá a multa de rescisão contratual, caso desista do imóvel antes do tempo.


Isso significa que se, em seis meses, seu negócio não se der bem e sua empresa não conseguir arcar com os custos mensais, incluindo a parcela de aluguel do escritório, e você pensar em rescindir o contrato de locação, você precisará pagar uma multa proporcional aos meses restantes até o final da data acordada em contrato. Por isso, é imprescindível estar sempre atento a este quesito. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do nosso post e que ele tenha sanado todas as suas possíveis dúvidas. Para mais informações sobre o mercado imobiliário que vão te ajudar a conhecer mais esse meio, fique sempre ligado no nosso blog!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":