Entenda os principais benefícios da terceirização em condomínio

01/03/2023min de leitura

O aumento do número de condomínios e, consequentemente, das áreas comuns oferecidas por eles fez crescer o volume de atividades necessárias para manter o bom funcionamento do espaço e o bem-estar dos moradores. Com isso, a terceirização em condomínio de serviços como limpeza, recepção, segurança e portaria pode se mostrar uma excelente alternativa para melhorar a gestão. 


A prática da terceirização em condomínios está sendo cada vez mais adotada por síndicos e administradores, trazendo muitos benefícios que se tornaram ainda mais evidentes com a regulamentação da Lei da Terceirização, que aconteceu em março de 2017. A nova legislação amplia as possibilidades de contratação para serviços que pode ser usada tanto para atividades meio, de segurança, limpeza e portaria, como para atividades fim, aquelas específicas para determinados tipos de empresa.


Além disso, outro benefício importante para os condomínios é o que a nova regulamentação calcula para trabalhos temporários, pois o prazo para contratação de funcionários temporários, que antes era de no máximo seis meses, agora é de nove. Nesse contexto, é mais fácil substituir colaboradores efetivos que precisam se ausentar por motivos pessoais. 


Quer entender quais os principais benefícios da terceirização de serviços em condomínios, tanto para quem mora no lugar quanto para quem o administra? Chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis trouxe as vantagens da terceirização em condomínio, assim, você pode avaliar se realmente vale à pena adotar esta prática. E para mais conteúdos como este não deixe de acompanhar nosso blog!


Ajuda na gestão de colaboradores


A terceirização dos setores do condomínio, como a portaria, a manutenção ou a limpeza, ajuda a isentar o síndico da responsabilidade de gerenciar a rotina dos colaboradores. Essa responsabilidade fica totalmente na empresa contratada para os serviços, por isso, se um funcionário faltar é obrigação dela providenciar um substituto, por exemplo. Isso permite que o síndico foque em outras questões.


Mais um ponto positivo da terceirização em condomínios, no que diz respeito à gestão de colaboradores, é a eliminação de processos trabalhistas, já que o condomínio não vai ter nenhuma ligação jurídica com os colaboradores, mas sim com a empresa que os fornece.


Diminui os custos


A contratação direta acaba trazendo muitas despesas, como treinamento da equipe, uniformes, 13° salário, horas extras, férias e outros encargos trabalhistas. Esses gastos farão uma grande diferença no orçamento do condomínio. Ao terceirizar os serviços os tornam responsabilidade da empresa contratada, o que também ajuda na economia em equipamentos e materiais. 


Isso porque, ao terceirizar serviços como jardinagem, por exemplo, não será preciso gastar com a compra de certas máquinas e ferramentas pouco usadas, isso é responsabilidade da empresa fornecedora. A redução de custos é um dos maiores objetivos de todo gestor, pois, assim, é possível direcionar essa quantia economizada para outros setores e melhorar tanto a estrutura quanto os serviços do condomínio.


Redução da burocracia


Contratar colaboradores vai exigir certo conhecimento da área trabalhista e previdenciária, já que é preciso fazer a seleção, análise de currículos, verificação de referências, preparação de contratos sem erros, encaminhar documentos e negociar com cada funcionário. Esses assuntos podem ser bem complexos para quem não está habituado. Qualquer erro no envio de documentos ou cadastro de dados pode gerar grandes problemas e até mesmo prejuízos, pois alguns casos podem ser penalizados com multas.


O fato de que toda burocracia também exige bastante tempo também conta aqui, pois muitos síndicos já são incumbidos de muitas tarefas e responsabilidades, não sobrando muito tempo para cuidar dessa parte com a atenção necessária. Optando pela terceirização, boa parte dessa burocracia é eliminada. A empresa contratada terá experiência e conhecimento para lidar com esses assuntos da melhor maneira tanto para os colaboradores quanto para o condomínio. 


Maior eficiência nos serviços prestados


O ganho na qualidade dos serviços é uma das maiores vantagens na terceirização em condomínios. As empresas trabalham com mão de obra especializada, investem em treinamentos e ainda realizam a seleção dos colaboradores mais capacitados para prestar os serviços solicitados com a maior eficiência possível. 


Contratando os funcionários por conta própria, síndicos e administradores precisam gastar tempo e muito dinheiro oferecendo treinamentos e atualizações para terem as habilidades necessárias para realizar tarefas da maneira esperada, o que pode comprometer o orçamento do empreendimento. Um colaborador não tão bem preparado pode comprometer o funcionamento do empreendimento e interferir negativamente na rotina dos moradores.


Diminuição dos riscos de reclamações trabalhistas


O fato de os funcionários não terem nenhum vínculo direto com o condomínio, somente com a empresa, diminui os riscos de quaisquer reclamações ou problemas trabalhistas recaírem sobre o condomínio. Além disso, é importante lembrar que ações judiciais desse tipo -costumam envolver grandes quantidades de dinheiro, além do fato de uma grande rotatividade de funcionários gerar muitas despesas.


Com isso, mais uma vez, a terceirização se mostra uma alternativa mais econômica para o síndico. Porém, o condomínio pode ser considerado corresponsável em alguns casos e, por isso, é fundamental que você se certifique da idoneidade e do profissionalismo da empresa que pretende contratar para fazer essa terceirização.


Substituição imediata de pessoal


Em qualquer imprevisto que impossibilite o funcionário de comparecer ao trabalho, a empresa vai enviar outro que esteja disponível para a tarefa. Desse modo, o dia a dia do condomínio não é prejudicado. Isso porque, caso os responsáveis pela limpeza não puderem trabalhar devido a algum impedimento, por exemplo, certamente afetará a conservação do local e gere muitas reclamações entre os moradores. 


A substituição de pessoal também vai acontecer no caso de férias ou demissão de pessoal. Quando a contratação é direta e um colaborador falta, entra de férias, tira licença, pede ou recebe demissão, o síndico precisa correr contra o tempo para encontrar alguém que o substitua. Ele ainda corre o risco de o profissional não ser totalmente capacitado para desenvolver as tarefas do jeito correto.


Otimização do tempo


Como dissemos aqui algumas vezes, o síndico tem inúmeras tarefas e responsabilidades. Além da agenda que deve ser cumprida, algumas atividades inesperadas que exigem sua atenção também podem surgir. Optando pela terceirização, o síndico tem mais tempo disponível para se dedicar às outras atribuições que sua função exige. O ponto positivo está no uso desse tempo para outras tarefas, o que vai deixar o síndico tranquilo ao saber que todos os serviços serão realizados com qualidade.


Com isso, é possível se organizar melhor para administrar o espaço com mais eficiência em todos os setores, aumentando significativamente a eficiência da gestão. Porém, para obter todos os benefícios, é importante contar com uma empresa de confiança, que tenha o conhecimento e a experiência necessários no setor.


Estabelecimento do calendário de manutenção


A empresa contratada costuma fazer um controle dos serviços prestados ao condomínio, gerando uma série de dados. A análise dessas informações permite que o síndico crie planos ainda melhores de manutenção preventiva e preditiva, observando o calendário das áreas envolvidas. Uma abordagem preventiva e não emergencial garante o bom desempenho dos serviços e prolonga a vida útil dos equipamentos, evitando contratempos e despesas desnecessários.


Entendeu como a terceirização em condomínios pode ser muito vantajosa para uma gestão ainda melhor e menos caótica? Se você gostou do post, não deixe de visitar nosso blog para entender sobre outros assuntos importantes! 


 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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