Entenda quais tipos de seguros imobiliários que existem e seus benefícios

01/08/2022min de leitura

Assim como qualquer outro seguro, os seguros imobiliários têm como objetivo garantir o pagamento de indenização ao segurado para cobrir prejuízos que ele possa vir a sofrer em consequência de riscos previstos nas coberturas que constam nos contratos assinados, respeitando os percentuais dos valores da importância segurada de cada garantia, assim como os limites de responsabilidades e os riscos excluídos. 


Proteger o que é nosso é uma das coisas mais importantes que devemos fazer, especialmente quando se trata de uma aquisição tão grande, como a compra de um imóvel. Quando conseguimos conquistar o sonho da casa própria, qualquer dano que possa atingi-la pode se mostrar um verdadeiro pesadelo. É por isso que existem os seguros imobiliários, que servem para proteger o proprietário de qualquer dano ao imóvel. 


No entanto, você sabia que existem diversos seguros? E é importante que você conheça todos, principalmente se está procurando por um imóvel, mas mesmo se não for o caso, é fundamental conhecer e entender todos. O seguro residencial é a proteção feita sob medida para a sua casa ou apartamento e seus diferentes tipos oferecem diferentes coberturas para a estrutura física do imóvel, para os bens que ali se encontram e para os moradores.  


Seja qual for o tipo de seguro residencial, existe um feito para você, basta conhecer todos e analisar qual o melhor para a sua situação! Para te ajudar com isso, a Nova Época Imóveis preparou esse post com todos os tipos de seguros residenciais, suas diferenças e coberturas, dessa maneira, você pode avaliar cada um e escolher o que melhor se encaixa na sua situação e do seu imóvel. Em caso de dúvidas ao final desse texto, não deixe de falar com um dos nossos corretores seja pelo nosso site ou pelas redes sociais!


Tipos de seguros imobiliários


1. Seguro Imobiliário


Quando falamos de seguro imobiliário, estamos nos referindo a um contrato que engloba, também, o próprio seguro locatício, onde o proprietário fica confortável para alugar o lugar, com o recebimento do dinheiro garantido. As nomenclaturas podem se confundir, por isso é fundamental explicarmos todos os tipos. 


O seguro imobiliário residencial também está envolvido no contrato de locação e não é obrigatório, mas a maioria dos contratos têm cláusula que diz que o locatário tem que contratar uma cobertura contra incêndio, assim, é possível garantir que não haverá a perda do imóvel. O valor é definido em contrato, podendo ser de 100x o valor do aluguel, por exemplo. No caso de um aluguel que seja R$ 1000 por mês, nesse caso, a indenização é de até 100 mil reais, dependendo do prejuízo causado pelo sinistro. 


2. Seguro Habitacional


Esse seguro é obrigatório por lei e deve ser contratado por quem vai financiar um imóvel. Ele vai oferecer indenização ao banco em caso de invalidez permanente ou morte e danos físicos ao imóvel. O Seguro Habitacional oferece garantia de que, caso algo aconteça com o dono do financiamento, o imóvel permanecerá com sua família, no caso de morte ou invalidez, ou até que ele fique nos trinques, no caso de danos físicos. 


No entanto, apesar de obrigatório, você pode escolher a seguradora que oferecer um seguro mais vantajoso. Uma boa dica é experimentar simuladores de financiamentos imobiliários para saber qual o percentual do seguro e quanto ele vai impactar no seu financiamento.


3. Seguro Residencial


Já o Seguro Residencial é um dos tipos oferecidos para proteger o patrimônio. Existem dois caminhos para esse tipo de seguro: pelo contrato de locação ou por um convencional, para proteger a própria casa ou a moradia em que um inquilino vai morar. Esse seguro é muito parecido com o imobiliário, é usado quando o dono do imóvel quer proteger sua casa e não está ligado a locação nem a um financiamento. 


Diferente do seguro anterior, esse é opcional e existe a possibilidade de contratar diversas coberturas, como roubo, danos elétricos ou vendaval, sempre com uma cobertura maior, segundo a preferência e necessidade de cada cliente.


4. Seguro Fiança Locatícia


Dentro de todos os tipos de seguros oferecidos para imóveis, esse é para quem precisa locar ou alugar um imóvel. Pode ser solicitado no momento da locação como garantia e substitui o fiador e o cheque caução. Na prática, sabemos que às vezes é complicado para o inquilino encontrar uma pessoa que possa ficar responsável pelos valores de um aluguel. O fiador precisa ter um imóvel em seu nome quitado e nem sempre quem precisa alugar consegue encontrar alguém com rapidez.


No caso de inadimplência do pagamento de um aluguel, este seguro pode ser acionado para cobrir os pagamentos em atraso. Dependendo das coberturas contratadas, ainda existe a possibilidade de cobertura com problemas de pintura e danos ao imóvel. 


Quais tipos de seguros posso aplicar no meu imóvel?


Uma coisa importante para se destacar é sempre observar a possível sobreposição dos seguros, checando cada um, pois para cada caso e finalidade existe um seguro, às vezes mais de um até para o mesmo imóvel, podendo acumular coberturas iguais. Como resultado, isso pode se mostrar vantajoso. Uma vez que algumas coberturas apresentam semelhanças, é importante entendermos bem a necessidade que temos para contratar o mais vantajoso para a situação. 


Opções de benefícios nos tipos de seguros


As possibilidades de benefícios podem variar amplamente, dependendo do tipo de seguro escolhido. O seguro fiança, por exemplo, vai englobar pintura, IPTU, condomínio e várias outras, além da cobertura básica que é a de inadimplência. 


Já no caso do imobiliário, a cobertura mais contratada é a de incêndio e uma cobertura chamada “perda e despesas de aluguel”. Dessa maneira, no caso de incêndio, o morador tem outro lugar garantido para ficar enquanto a restauração é feita, sendo a despesa deste local provisório também coberta até a restituição do imóvel. 


O seguro residencial tem coberturas opcionais também atendendo prejuízos em decorrência de furtos. Ou seja, no caso de uma invasão no seu imóvel, os prejuízos podem ser minimizados, como mencionamos mais acima. 


Conhecer melhor a respeito dos direitos de quem adquire um desses seguros é importante para avaliarmos qual o que se encaixa melhor na nossa situação. Com essas explicações, a Nova Época Imóveis espera que essa escolha seja mais fácil e assertiva para você. Em caso de outras dúvidas ou para mais ajuda, entre em contato com um dos nossos corretores! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":