Entenda se vale à pena quitar o financiamento com consórcio imobiliário

27/04/2022min de leitura

Se você está procurando formas de realizar o sonho de comprar a casa própria, atualmente já existem vários meios de fazer isso acontecer. Como já falamos em alguns posts aqui no blog, o financiamento imobiliário, por exemplo, é um dos recursos mais comuns para a aquisição de bens, especialmente de um imóvel próprio, feito por meio de créditos perante instituições financeiras. 


Entre os principais métodos de pagamento para a compra de imóveis, os mais conhecidos são o financiamento e o consórcio imobiliário, que costumam estar no topo das escolhas de quem tem como principal desejo sair do aluguel. Porém, esses métodos são bem diferentes em seus processos e etapas, desde a contratação até a utilização do crédito para a compra do imóvel novo. 


Contudo, depois de um período pagando as parcelas, é muito comum que o consumidor procure outras formas de abater os valores e abater os valores ainda devidos. E você sabia que uma das formas de fazer isso é utilizando o consórcio? Para te ajudar a entender como esse processo acontece, a Nova Época Imóveis vai falar sobre como você pode quitar o financiamento com o consórcio e as vantagens de escolher esse método. Em caso de dúvidas ao final desse texto, não hesite em entrar em contato com um dos nossos corretores! 


Como quitar o financiamento com um consórcio? Quem pode fazer isso?


O processo de quitar o financiamento imobiliário acontece quando uma pessoa decide utilizar a carta de crédito do consórcio, à qual ela tem direito, para pagar as parcelas pendentes do contrato já assinado. Esse método se tornou possível de ser usado com a promulgação da Lei dos Consórcios, assinada em 2008, que passou a vigorar no ano seguinte. Além disso, a carta de crédito do consórcio é valorizada anualmente pelo INCC, o que te garante que o valor sempre estará atualizado com juros e correções quando você for utilizar sua carta. 


Porém, para concretizar a operação, você vai precisar seguir algumas regras. A primeira é que tanto o financiamento quanto o consórcio devem ter o mesmo titular. Os contratos precisam antecipar essa possibilidade, além de serem posteriores a 2009 e pertencer ao mesmo segmento de mercado, ou seja, consórcios imobiliários só podem quitar financiamentos imobiliários. 


Ao quitar seu financiamento, é necessário que você já esteja de posse da sua carta de crédito contemplada e pronta para uso. Sendo assim, basta entrar em contato com a administradora ou a imobiliária intermediadora da sua compra e procurar a instituição financeira responsável pelo contrato e solicitar a quitação do financiamento com o consórcio imobiliário. 


Além disso, a administradora e a instituição financeira devem entrar em consenso e concordar com a operação, e a carta de crédito precisa ter valor igual ou superior ao saldo devedor no financiamento. Com todas as regras preenchidas, o próximo passo é contratar um consórcio e aguardar sua contemplação, que pode ser por sorteio ou lance. 


Quais as vantagens de quitar o financiamento com um consórcio?


Quitar o financiamento imobiliário é o desejo de muitos, principalmente quando o assunto é realizar o sonho da casa própria. Dependendo do prazo escolhido para o financiamento, ele pode significar mais de 30 anos pagando essa dívida, algumas vezes com valores que dariam até para comprar outros bens. 


Para muitos, o financiamento imobiliário é uma das únicas maneiras de sair do aluguel e realizar o sonho de comprar a casa própria. No entanto, muitos não sabem que, para melhorar o cenário, existe outra possibilidade: quitar o financiamento com o consórcio imobiliário, alternativa que tem inúmeras vantagens. 


A primeira, e principal, vantagem de optar por essa alternativa é a economia, pois você pode economizar até 60% do seu saldo devedor quitar seu financiamento com o consórcio imobiliário. Além de adiantar o pagamento da dívida, ainda elimina as taxas e os juros do financiamento, assim, você não vai precisar pagar o valor equivalente a duas ou até três casas, por conta de juros e custos extras. 


Outra vantagem de utilizar a carta de crédito do consórcio imobiliário para quitar o financiamento é  reduzir o prazo de pagamento em até 20 anos. Ademais, usando desse recurso você ainda tem um plano adaptado com parcelas que cabem no seu orçamento. 


Vale à pena quitar o financiamento com consórcio?


Essa é uma opção de negócio muito interessante principalmente para quem consegue tirar proveito das vantagens acima. Dessa maneira, o consumidor pode se ver livre de uma obrigação com cobrança de juros e, ao invés, faz a troca por um compromisso com parcelas mais em conta. Isso permite liberar parte do orçamento que ficaria comprometido com o financiamento e até colocar as contas em ordem.


Porém, não esqueça que tudo que envolve o mercado imobiliário precisa de pesquisa, atenção e cuidado. Por isso, antes de quitar seu financiamento com o consórcio imobiliário, consulte todos os detalhes previstos em ambos os contratos, para que a operação saia conforme o esperado. 


Como contratar o consórcio imobiliário?


A aquisição de um consórcio imobiliário é conhecida por ser mais fácil e flexível. Você pode fazer uma simulação para comparar e entender as melhores opções e valores do mercado, de acordo com o imóvel que você deseja comprar, e se cadastrar para que um representante entre em contato. O melhor é que o plano é flexível à sua escolha, com parcelas que cabem no seu orçamento. 


Além disso, o consórcio não cobra adesão ou entrada, nem taxas ou juros, e não é necessário comprovar renda para a sua contratação. Você ainda pode usar seu FGTS para contemplar o valor da carta de crédito, dar um lance, quitar o financiamento imobiliário ou abater as parcelas.

 
Onde posso utilizar o consórcio imobiliário?


Muitas pessoas não sabem, mas o consórcio imobiliário contempla muitas possibilidades dentro do segmento imobiliário, além de quitar financiamentos. Você pode usar o crédito do consórcio para:

 

  • Comprar terrenos;
  • Construir ou reformas;
  • Comprar imóveis;
  • Como investimento.


Gostou da nossa dica? Ficou com alguma dúvida? Não deixe de entrar em contato conosco para saná-las! E para mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário, dá uma olhadinha no nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":