Especulação imobiliária: entenda o que é e como afeta o mercado

03/03/2023min de leitura

Se você está familiarizado com o mercado imobiliário, certamente já ouviu falar da expressão especulação imobiliária. Porém, muitas dúvidas ainda surgem na cabeça das pessoas envolvendo este termo, seu significado e seu impacto no mercado. Destrinchando o termo, a palavra “especular” tem, entre outras, duas definições: estudar com atenção ou detalhadamente, investigar, pesquisar e se aproveitar de circunstâncias para conseguir vantagens pessoais.


Nesse contexto, podemos compreender que especulação é o estudo sobre determinado assunto. Contudo, não é só isso. Na verdade, é o estudo com intenção de obter vantagens futuras. Comprar e manter um terreno ou espaço sem uso, esperando por melhorias em seu entorno que valorizem o espaço e possibilitem sua venda futura com lucro, é um exemplo de especulação imobiliária. 


A especulação imobiliária é uma das estratégias de investimento mais antigas do mercado. Investimentos como a compra de ações, por exemplo, envolve pessoas que investem dinheiro toando uma decisão com um risco calculado, esperando um resultado positivo no final. E de fato todo tipo de investimento gira em torno da especulação. Quer saber mais sobre o assunto ou tirar dúvidas? Então você chegou no lugar certo!


A Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo para explicar melhor o que é e como funciona a especulação imobiliária, além de apontar seu impacto no mercado e com é possível tirar vantagem dela para investir nesse mercado. Caso restem dúvidas ao final desse post entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para te ajudar com o que for necessário, e para mais conteúdos como este não deixe de conferir nosso blog!


Afinal, o que é especulação imobiliária?


Explicando mais a fundo, a especulação imobiliária é o ato de investir em bens imóveis, como casas, apartamentos, terrenos, salas comerciais, edifícios, entre outros, esperando obter lucros acima da média em comparação aos demais investimentos, com seu aluguel ou venda futuros. Com isso, podemos dizer que a especulação imobiliária estoca bens imóveis visando aumentar seu valor futuro no mercado. 


A especulação imobiliária visa lucros maiores ao pressupor que os preços dos imóveis vão subir. O lucro que essa especulação pode trazer não é derivado de investimentos feitos no imóvel pelo seu proprietário ou pelo uso que ele recebe, sua relação direta é com o aumento nos preços. 


Como funciona a especulação imobiliária?


Esse tipo de especulação resume a compra de um imóvel ou terreno sem a intenção de usá-lo, somente para aguardar sua valorização. Inclusive, muitos vazios urbanos, aqueles espaços desocupados dentro do perímetro urbano onde poderiam existir supermercados, residências ou outros tipos de empreendimento, surgem por conta da especulação. 


Quando uma pessoa ou empresa faz estoques de edificações, ou terreno em determinada região visando o aumento do seu valor, os deixando inutilizados ou vazios, podemos concluir, de forma hipotética, que acontece uma redução artificial da oferta de imóveis. Consequentemente, pode ocorrer um aumento no preço de imóveis desta região. Isso porque um espaço pode ser valorizado de inúmeras maneiras somente com modificações no seu entorno.


As construções ao redor do lote agregam valor a ele porque trazem mais atividades para o bairro. Quando bem planejadas, ajudam a aumentar as interações e as conexões possíveis na região, além da sensação de segurança, entre outros benefícios. O surgimento de empreendimentos como escolas, comércio, novos sistemas de transporte, abertura de vias que tornem a região mais acessível também ajudam a aumentar o valor dos terrenos no entorno.


Nesse cenário, quando esses estoques voltarem para o mercado imobiliário, a tendência é que seus preços voltem ao nível anterior, caso a demanda e outros fatores que têm ligação direta com os preços se mantenham constantes. Porém, se a demanda por imóveis, tanto residenciais quanto comerciais, na região aumentar, os preços também podem aumentar. Nesse caso, o especulador acertou na escolha e pode se aproveitar da valorização atual.


Esses investimentos podem acontecer através da iniciativa privada, como construções no entorno, por exemplo, ou através do poder público, como a melhoria da infraestrutura. O especulador imobiliário visa comprar o terreno apostando que essas mudanças vão acontecer, aguardando o momento certo para vender o espaço para ter maior ganho. Porém, não existe garantia de lucro, pois não é certo que as melhorias acontecerão, é tudo baseado na especulação.


Quais as consequências, no mercado, da especulação imobiliária?


A especulação imobiliária pode ser prejudicial para as cidades, pois pode criar falhas na malha urbana. Além disso, pode prejudicar o crescimento natural, forçando a cidade a se expandir para regiões mais distantes do centro, mesmo com espaços disponíveis e com demanda para ocupação de lugares onde, muitas vezes, já existe infraestrutura ou conexões que aconteceriam de maneira mais rápida.


Ou seja, a existência de bens imóveis ociosos ou subutilizados em regiões com boas infraestruturas, que só estão esperando a valorização. Também é a partir dessa valorização que os proprietários desses imóveis têm lucros privados em cima de investimentos públicos, o que pode ser socialmente considerado injusto. 


Durante o período de valorização, essas áreas, casas, apartamentos e terrenos não têm uso, deixando de cumprir suas funções sociais. Isso gera a necessidade da cidade se expandir, como dissemos mais acima, para regiões mais afastadas do centro, levando pessoas de classes menos abastadas a viver ainda mais longe, em condições mais difíceis, enquanto existem imóveis parados em locais mais perto do centro somente esperando pela valorização imobiliária.


Quais os limites da especulação imobiliária?


Conforme dissemos mais acima, quando o imóvel é estocado, seja ele rural ou urbano, acaba não cumprindo sua função social, pois não é usado para fins produtos nem habitacionais, somente como reserva de valor, afinal, pode ser usado para transferir poder de compra do presente para o futuro. 


No país, artigos sobre a função social estão previstos na Constituição de 1988 e foram regulamentados pelo Estatuto da Cidade. Além de colocar limites para a especulação imobiliária, o Estatuto também condiciona o direito de propriedade para o interesse coletivo. 


A especulação imobiliária é importante para entendermos se vale à pena realizar certo investimento imobiliário, sendo necessário conhecer os preços praticados na região, além do valor de mercado que aquele imóvel possui. Para conseguir benefícios com a especulação imobiliária, é importante que ela seja direcionada de maneira correta e, para isso, é preciso realizar uma detalhada pesquisa prévia. Poder contar com a ajuda de profissionais experientes na área também vai fazer toda a diferença.


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera ter sanado suas dúvidas a respeito do assunto, porém, caso ainda reste alguma ou se gostaria de saber mais sobre, fale com um dos nossos corretores pelo nosso site ou pelas redes sociais
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":