Estilo Colonial: conheça a origem e seus principais elementos na decoração
No momento de escolher a decoração da sua casa, é essencial imprimir sua personalidade para tornar o ambiente mais aconchegante. Logo, quem tem um perfil mais tradicional, uma boa opção é usar o estilo colonial no décor. Com semelhanças ao estilo rústico, clássico e o contemporâneo, este estilo colonial reúne várias características interessantes, sendo um dos principais estilos de decoração.
Com sua elegância atemporal e visuais clássicos, o estilo colonial é capaz de criar uma sensação de nostalgia e aconchego em qualquer ambiente da casa. Esse design é conhecido por transcender o tempo e carregar um toque rústico da era colonial, muito marcada por tecidos, madeiras mais escuras e acabamentos cheios de detalhes. Seu toque histórico e tradicional deixa a decoração com um ar muito mais intimista e familiar.
Pensando em te apresentar a esse estilo de decoração, a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo para falar um pouco mais sobre os elementos que compõem o estilo arquitetônico colonial e para trazer dicas de como incorporá-lo na sua casa. Para conhecer mais sobre decoração, organização, cuidados com a casa e mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais!
Qual a origem e a relevância do estilo colonial na decoração de interiores?
Estilo decorativo que diz respeito a toda estética estabelecida pelos europeus nos países colonizados por eles, o estilo colonial é uma expressão na arquitetura e na decoração de interiores inspirada no design clássico dos períodos coloniais. Essa estética une as influências dos colonizadores com características e materiais dos locais colonizados, misturando os costumes dos povos nativos com a tradição dos colonizadores, o que permite criar um visual único, personalizado e atemporal.
Com isso, sua relevância na decoração de interiores é que o estilo colonial carrega parte da história do Brasil. É comum que essa decoração combine tijolos, madeira e pedras com uma paleta de cores que remete à natureza. As tonalidades mais usadas costumam ser o bege, o marrom e o branco. A combinação desses elementos resulta em um ambiente muito sofisticado e aconchegante.
Além disso, os móveis coloniais puxam mais para o lado rústico, sendo complementados por cerâmica, renda e porcelana. No Brasil, esse visual costuma trazer características da arquitetura portuguesa, que combina materiais típicos do país europeu com influências de ocas indígenas e abrigos de pescadores locais.
Quais os principais elementos do estilo colonial?
Uma das principais características do estilo colonial é a combinação de elementos clássicos e rústicos, além da simplicidade e elementos que remontam à vida no campo. Com isso, os ambientes são mais confortáveis e aconchegantes, trazendo um ar tradicional aliado à sofisticação. Outras características importantes desse estilo incluem:
- Portas grandes com detalhes ornamentais;
- Casas com 1 a 3 pavimentos;
- Paredes construídas com tijolo;
- Uso de materiais locais, como pedra e madeira;
- Telhados em formato de pirâmide e telhas;
- Janelas retangulares com arcos em pedra;
- Uso de elementos arquitetônicos e artísticos de outras culturas.
Quais as características dos móveis do estilo colonial?
Os móveis do estilo colonial possuem muitos detalhes e um aspecto rústico antigo, sendo comum terem entalhes e formas torneadas. Por isso, são considerados elegantes e luxuosos. Um exemplo de móvel desse estilo de decoração são as mesas de jantar de madeira, as cristaleiras e as camas com dossel. Também é comum usar tapetes com estampas para complementar o visual do ambiente.
Os móveis usados nessa decoração costumam ser herdados ou adquiridos em antiquários, sendo robustos e podendo ter vidros e espelhos para complementar o visual.
E como são os elementos decorativos do estilo colonial?
Já os elementos decorativos do estilo colonial costumam ter tons terrosos e cores neutras para remeter aos elementos naturais, sendo a ideia trazer uma sensação rústica, mas agradável e de frescor ao ambiente. A iluminação nesse estilo também é um aspecto importante, por isso são usadas janelas grandes e cortinas de tecidos finos. Além de facilitarem a entrada dos raios solares, também ajudam a trazer uma sensação de leveza.
Os puxadores dos móveis costumam ser feitos de metal, principalmente de cobre, e as madeiras maciças mais usadas são ébano, mogno e peroba. Já para poltronas e sofás, são mais usados tecidos mais claros com estampas florais e o couro escuro. Vale a pena destacarmos que a decoração colonial privilegia o uso de materiais nobres, como cerâmica, renda e porcelana. Eles são combinados a tecidos simples, palha trançada e junco.
Como decorar sua casa no estilo colonial?
Agora que compreendemos qual é a origem, do que se trata o estilo colonial e suas características principais, vamos listar algumas dicas de como decorar sua casa nesse estilo elegante:
Conheça as medidas dos ambientes
O primeiro passo é planejar suas ações e saber qual é o espaço disponível na sua casa. É a partir disso que você poderá escolher os detalhes. Para isso, use uma trena para fazer uma medição mais precisa. Deixe claro a altura do pé-direito e o comprimento das paredes. Considere também a posição de portas e janelas para escolher móveis coloniais que sejam proporcionais ao tamanho do espaço.
Procure referências dessa decoração
Uma boa dica é procurar por inspirações para fazer um planejamento para a sua casa. Você pode pesquisar por ideias de móveis, cores para a casa, possíveis elementos decorativos, como tapetes e almofadas, além de outras inspirações. Tudo isso vai te ajudar a criar um ambiente mais harmônico.
Faça esboços
Você também pode desenhar o que pretende fazer na sua casa, dentro do estilo colonial. Para isso, é possível usar um papel ou um aplicativo. A principal ideia aqui é ter uma representação visual para saber se o resultado será igual ao esperado.
Use cores neutras e elementos clássicos
A melhor escolha é optar por usar branco, marrom e bege nas paredes e em boa parte dos móveis. Você pode investir em alguns elementos decorativos mais chamativos, mas sempre focando na simplicidade. Além disso, a decoração colonial também exige itens decorativos mais clássicos e históricos, como baús, lustres, candelabros, entre outros para dar o toque desejado.
Como preservar e manter o estilo colonial na decoração da sua casa?
Para manter e preservar o estilo colonial na decoração da sua casa, vale a pena investir na madeira, principalmente em móveis antigos. Outros materiais como palha trançada, renda, junco, cerâmica e porcelana também funcionam bem aqui. Além disso, procure uma casa com arquitetura colonial. Ou seja, com janelas e portas grandes, além de outros elementos. Isso torna mais fácil a preservação desse estilo.
Agora que você já sabe como usar o estilo de decoração colonial para tornar sua casa mais sofisticada, personalizada e única, que tal encontrar a sua com a Nova Época? Visite nosso site para conhecer as opções que temos e fale com um dos nossos corretores, nossa equipe especializada está sempre à disposição para ajudar com o que você precisa!
Escrito por Mariana Carvalho