Feira da Glória e seus encantos: conheça mais sobre esse encontro de culturas e tradições no mais novo point do Rio

31/07/2023min de leitura

Se você mora no Rio de Janeiro, certamente já ouviu falar da famosa Feira da Glória, mas caso você ainda não esteja muito familiarizado com ela, não precisa se preocupar, a Nova Época Imóveis preparou esse post para falar um pouco mais sobre ela e o porquê de toda a sua fama. Mais conhecida por entreter os domingos dos cariocas, bem antes de o sol nascer já começa o vaivém na Rua Augusta Severo. 


A movimentação na rua começa às quatro da manhã, horário em que os caminhões descarregam as estruturas de madeira das tão famosas barraquinhas de cobertura listrada, que oferecem uma gama de produtos desde legumes e verduras a itens de artesanato, roupas de brechó e comidas típicas de outros países, como Nigéria e Peru. Ela reúne várias histórias e sabores, além de promover uma verdadeira união de culturas em um ambiente único.


Representação viva da tradição carioca, onde o samba se mistura com a culinária de diversos lugares do Brasil e do mundo, esse evento é realizado no centro da cidade e é um verdadeiro ponto de encontro para moradores e visitantes que desejam experienciar a rica diversidade reunida na região, uma experiência inesquecível.


As origens dessa feira são incertas, mas alguns moradores mais antigos relatam que ela vem acontecendo desde o século passado, quando era muito comum a presença de feiras livres em vários pontos diferentes da cidade. Porém, foi somente na década de 80 que a Feira da Glória ganhou mais força e passou a atrair, além de pessoas da região, visitantes de todas as partes do Rio de Janeiro. 


Considerada a maior do gênero no Rio, no começo da manhã os moradores já começam a marcar presença para garantir seus ingredientes das refeições da semana. Mas é no final da rua, onde 120 expositores dividem espaço, que fica localizado o novo point que mudou a inclinação do local. Atualmente, este já é um destino de cariocas de todas as partes da cidade para curtir, almoçar e comprar mercadorias que só vão encontrar na Feira da Glória.


Seja para fazer compras ou se divertir, a Feira da Glória agita os domingos daqueles que ali visitam em busca de frutas, verduras, peixes, pastéis, queijos, tapiocas, flores, arte e música. A cada dia de feira chegam barraquinhas com ofertas para todos os gostos e paladares. Ao longo dos anos, a Feira da Glória se consolidou como um espaço multicultural, acolhendo também a presença de imigrantes e suas culturas. 


Programa perfeito tanto para descontrair com a família ou com os amigos, a Feira da Glória é conhecida por seu clima agradável, que entretém os mais diversos públicos. Além de tudo o que já falamos aqui, a feira ainda conta com rodas de samba, onde diversos grupos se revezam para tocar, e cervejas artesanais para todos os gostos. A feira acontece, ainda, em um lugar histórico, cercado por prédios marcantes, o que só acrescenta à experiência.


Localizada na Avenida Augusto Severo, a Feira da Glória acontece todos os domingos do mês das 7h às 15h. Por conta da sua localização privilegiada, é fácil chegar na feira, podendo ser de metrô ou de ônibus. Ela fica montada em frente ao Parque do Flamengo, e você também pode ir de bicicleta, o que torna o passeio ainda melhor, pedir um carro de aplicativo, táxi ou até mesmo ir de carro, você encontra vagas nas ruas adjacentes à feira. 


Após a pandemia, os programas ao ar livre se tornaram ainda mais concorridos e, por conta disso, o número de barraquinhas na Feira da Glória aumentou 50% e ainda há uma lista com mais de quarenta nomes de pessoas à espera de uma chance de exibir seus produtos em uma das feiras mais famosas do Rio. Com cada vez mais opções, a Feira da Glória já garantiu seu espaço no rol de eventos semanais que integram o circuito da Cidade Maravilhosa, junto com a Feira Hippie de Ipanema, que também acontece aos domingos, e com a Feira da General Glicério em Laranjeiras, que acontece aos sábados.


Um fator importante que vem trazendo cada vez mais holofotes sobre a feira e o próprio bairro onde ela acontece são as obras do programa Dias de Glória, realizadas pela Secretaria Municipal de Turismo, que promovem uma revitalização generalizada em catorze áreas da cidade, sendo a primeira delas a ser entregue a da Praça Edson Cortes, onde acontecem as rodas de samba que encerram o fervo na Feira da Glória. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do nosso post e espera que tenha dado para conhecer um pouco mais desse programa que chama cada vez mais a atenção de cariocas e estrangeiros. 


A cidade do Rio de Janeiro tem mil encantos e mil programas de lazer para fazer com a família e amigos, não esqueça de ficar antenado no nosso blog para saber mais sobre eles e estar sempre por dentro de tudo o que acontece no Rio e no seu mercado imobiliário! E se você está procurando por um imóvel, não deixe de visitar nosso site e conferir nossos imóveis, temos mais de 18 mil imóveis em todas as regiões da Cidade Maravilhosa, inclusive no bairro da Glória!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":