Feng Shui: dicas que vão ajudar a harmonizar seu lar

25/08/2022min de leitura

Sabemos da importância de nos sentirmos confortáveis e seguros no nosso lar, afinal, é importante, depois de um dia cheio, poder chegar em casa e relaxar. Para quem ainda não está familiarizado, o Feng Shui é uma técnica milenar chinesa, mais popularizada nas últimas décadas, que nos ajuda a harmonizar diversas áreas da vida. Para isso, no entanto, é preciso aplicar nos ambientes a decoração certa para cada cômodo. 


Cada ambiente do lugar onde você vive é fundamental para manter o equilíbrio e o bem-estar. Com o Feng Shui, você pode compor ambientes mais saudáveis e harmônicos a partir de padrões de vibrações energéticas. A ideia aqui é decorar a sua casa de modo que ela proporcione a sensação de equilíbrio mental, físico e espiritual. É fato que os cômodos organizados dentro dessas diretrizes ficam realmente mais incríveis e equilibrados.


A beleza, nesse caso, vem da combinação harmônica das cores, tecidos e outros elementos, como vidro, metal e madeira, e da disposição dos móveis para aproveitar melhor o espaço ou os benefícios da presença do sol nos ambientes. Com o significado de “vento-água”, o Feng Shui é a arte de harmonizar os espaços internos dos lugares, melhorando a energia vital das pessoas e dos ambientes trabalhados. 


Para te ajudar a implementar essa técnica na sua casa e tornar os ambientes mais equilibrados, harmoniosos e confortáveis, a Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas simples e fáceis! E para mais dicas sobre decoração ou informações importantes sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog


Dicas que vão te ajudar a adotar o Feng Shui na sua casa


1. Mantenha a porta de entrada livre


É muito comum que, na hora de decorar a casa, as pessoas encham a porta de entrada com enfeites, vasos e colunas. Afinal, queremos dar a primeira melhor impressão e a entrada da casa é o primeiro contato que temos com o espaço. No entanto, esse hábito é desaconselhado pelo Feng Shui, pois, segundo essa técnica, o ideal é que o espaço fique livre para não bloquear o fluxo de energia que entra na casa. 


2. Não bloqueie passagens com móveis


Seguindo a mesma lógica da dica anterior, o Feng Shui recomenda que a disposição dos móveis nos cômodos deve sempre permitir a livre circulação das pessoas pela casa. Por isso, colocar móveis bloqueando entradas pode significar vários tipos de limitações, como, por exemplo, dificuldade para gerenciar a vida. Lembre-se: essa técnica visa equilibrar todos os aspectos da sua vida harmonizando o lugar onde você vive e desbloqueando caminhos.


3. Evite colocar móveis e objetos entre duas portas


Na técnica oriental do Feng Shui, colocar móveis e objetos entre duas portas pode gerar um obstáculo para a aproximação entre duas pessoas, ocasionando problemas de desentendimentos e conflitos. É importante dar uma atenção especial aos itens que são colocados em cada ambiente e entre eles, pois cada um implica uma coisa e tem seu próprio significado. 


4. Procure evitar colocar janelas e espelhos na frente da porta de entrada


Colocar janelas e espelhos na frente da porta de entrada pode acabar dissipando toda a energia que entra, atraída pela luz. Quando isso não for uma opção, uma boa dica é colocar uma cortina na janela, pois ela pode ajudar a amenizar a perda de energia. Você também pode pendurar um cristal multifacetado na distância entre a porta e a janela para solucionar isso. Os espelhos demonstram a intenção de sucesso e de multiplicação de bons valores, por isso, procure posicioná-los em um ponto onde eles reflitam coisas que você gostaria de multiplicar.


5. Não construa escadas na frente da porta de entrada


No caso de casas ou apartamentos com mais de um andar, para evitar que a energia que entra pela porta da frente escape do térreo e vá apenas para o andar superior, o Feng Shui recomenda que não se construa escadas na frente da porta de entrada. O cristal multifacetado também pode ajudar muito nesse caso, assim como um biombo, amenizando a situação e distribuindo melhor essa energia pelo ambiente. 


6. Evite alinhar a porta de entrada e do banheiro


Poucos sabem, mas o banheiro é o cômodo mais pesado da casa, pois absorve muita energia. Com isso, alinhá-lo com a porta de entrada é o mesmo que abrir um canal para que toda a energia absorvida literalmente desça pelo ralo. Distúrbios digestivos e problemas financeiros são uma tendência para quem convive em um ambiente onde o banheiro é alinhado com a porta de entrada. Um espelho na porta do banheiro ou um biombo podem ajudar. 


7. Evite deixar a cana de costas para a porta ou janelas


O Feng Shui acredita que a disposição de todos os móveis vai influenciar na harmonia da casa. Por isso, camas mal posicionadas podem significar energias negativas. O certo é receber a energia sempre de frente. É importante, também, que o quarto seja composto de cores mais leves e que transmitam calma, como o azul, o violeta ou o verde claro. A escolha de cores mais claras e leves também ajuda na hora do sono. 


8. Procure eliminar quinas e móveis que podem machucar


Se você se machucar toda hora que passar pela sala, topando o joelho na mesa de centro, por exemplo, a mensagem que você estará passando para seu cérebro é de que o seu lar não é um ambiente seguro, contrário do que deve ser. Por isso o Feng Shui aconselha que se coloque protetores nas quinas dos móveis e não hesite em se desfazer de objetos e móveis que machucam na hora da circulação. 


9. Não adie o conserto das coisas


Uma das regras básicas do Feng Shui é que coisas quebradas e mal cuidadas dentro de casa refletem coisas mal resolvidas internamente, o que pode acabar atraindo energias mais pesadas. Por isso, é fundamental que você conserte o que não funciona mais dentro de casa e jogue fora o que não tem mais salvação. Evite adiar essas tarefas, você sentirá a diferença!


10. Adote plantas dentro de casa


Por último, mas não menos importante, a técnica do Feng Shui acredita que nossa essência natural sente falta do verde e do contato com a natureza, principalmente com a rotina corrida e urbana das grandes cidades. Existem várias espécies de plantas fáceis de cuidar que são mais indicadas para dentro de casa, inclusive a Nova Época Imóveis falou sobre isso e deu algumas dicas de quais são as que melhor se adaptam ao ambiente residencial no nosso post sobre plantas para apartamento


O Feng Shui tem sua inspiração baseada na natureza, por isso, ter alguns materiais retirados diretamente dela dentro de casa é necessário para conseguir o equilíbrio e a harmonia que o uso dessa técnica promete. 


Gostou das nossas dicas? A Nova Época espera ter facilitado o processo da adoção do Feng Shui na sua casa! Para mais dicas de decoração, não deixe de conferir os inúmeros posts que temos no nosso blog! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":