Financiamento de terreno x de imóveis: entenda as diferenças

01/07/2022min de leitura

Diferente da preferência de muitas pessoas, que é comprar um imóvel já pronto, alguns preferem começar adquirindo um terreno para construir a casa própria no espaço. Porém, diante dessa situação, é comum que surjam algumas dúvidas sobre as etapas do financiamento e de quem pode solicitar o crédito. Isso porque realmente existe uma modalidade característica para esse tipo de negócio que se diferencia dos financiamentos para compra de um imóvel próprio.


É comum que algumas pessoas fiquem em dúvida, na hora de adquirir um imóvel próprio, entre usar um financiamento para comprar um imóvel pronto ou um terreno onde possa construir sua casa própria. O financiamento para terrenos é mais apropriado para compra de lotes urbanos que ofereçam condições de edificação e que se encaixem bem no perfil do comprador. Além disso, no caso de lotes urbanos, é possível dar entrada no financiamento do terreno de forma rápida e segura.


Para esclarecer todas as dúvidas sobre a diferença das modalidades de financiamento, dependendo do que você escolher adquirir, é fundamental entender como funciona o financiamento e as vantagens e desvantagens de cada um. A partir desse ponto, você pode preparar um bom planejamento e saber exatamente o que você está pagando. As modalidades são distintas principalmente por conta da diferença no valor das parcelas, nos juros, no preço final e no montante a ser pago a título de entrada. 


Pensando em te ajudar com esse assunto, a Nova Época Imóveis preparou esse post com todas as informações que você precisa saber sobre o financiamento, como ele funciona e as diferenças entre essas modalidades. Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com um dos nossos corretores e para mais informações importantes sobre o mercado imobiliário, visite nosso blog!


O que é o financiamento de terreno?


O financiamento de terreno é uma contratação feita entre uma instituição financeira e seu cliente para a compra de um lote de terras, onde o cliente poderá fazer o que quiser. Nesse caso, o comprador assume um compromisso de pagar as parcelas e o imóvel permanece como propriedade do credor até a dívida ser efetivamente quitada. Nesse caso, é possível, ainda, usar recursos procedentes do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.


No entanto, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ou FGTS não pode ser usado para dar entrada nem para abater prestações. Além disso, o valor das parcelas não pode exceder o percentual da renda familiar e o terreno deve se localizar em uma zona urbana. A área deve ter infraestrutura e não existe limite de valor. 


Como essa modalidade de financiamento funciona?


No caso do financiamento de um terreno residencial, o valor limite a ser financiado é de R$ 950 mil no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais e de R$ 800 mil nas demais regiões do Brasil. Essa regra é semelhante à do Sistema Financeiro da Habitação, SFH, e é válida para quem pretende solicitar o SBPE em algum banco. O limite das parcelas do financiamento de terrenos vai variar de acordo com cada instituição e, geralmente, é aplicada a mesma regra dos imóveis comerciais, ou seja, 10 anos e taxa de juros maior. 


Porém, quando o assunto é financiamento de terreno, o valor dos juros tende a ser relativamente mais alto se comparado aos imóveis já prontos, sendo que o limite de crédito fornecido gira em torno de 70% do valor da área. Já no caso da instituição financeira fazer uso dos seus próprios recursos ao conceder o financiamento, os juros cobrados mensalmente tendem a ser mais altos. Por isso, verifique e analise se vale a pena ou não solicitar a quantia necessária. 


Vale a pena financiar um terreno?


Caso você esteja se perguntando se financiar um lote urbano vale à pena, saiba que pode trazer diversas vantagens para o comprador. Isso porque esse negócio oferece liberdade para a construção de uma casa que vai atender a todas as necessidades e desejos da família. Para a construção da residência, você poderá usar o FGTS caso precise adquirir materiais de construção ou pagar a mão de obra. 


Além disso, nesses casos, o comprador pode, ainda, montar a planta da casa própria da maneira que quiser sem ter gastos com reformas que podem causar transtornos e custar muito caro. Dessa forma, o comprador poderá adaptar os espaços de acordo com as necessidades da família, podendo construir e criar espaços da maneira que quiser. 


Como financiar um terreno?


Caso você esteja pensando ou decida fazer um empréstimo para comprar um terreno, é importante que você faça uma análise de todas as instituições bancárias que oferecem esse tipo de crédito. Feito isso, analise e conte a melhor taxa e toda a assistência oferecida para você encontrar as taxas de juros que mais se encaixam com seu perfil e orçamento. 


Com o credor ideal escolhido, agora é hora de entregar a documentação exigida e esperar que a instituição analise para verificar se está tudo em ordem. Essa é uma etapa importante, pois é nela que o órgão responsável por oferecer o crédito vai consultar sua renda mensal e se você de fato não possui nome sujo. 


Por último, depois que o banco aprovar seu financiamento, basta escolher o terreno que mais se enquadra nos seus planos, assinar o contrato de compra e venda e registrá-lo em um cartório. Com isso, imediatamente, a quantia solicitada será depositada na sua conta e as parcelas vão começar a correr. 


Quais critérios são analisados no financiamento de terreno?


A aprovação do financiamento de um terreno vai depender de alguns requisitos que deverão ser analisados pela instituição financeira, como mencionado acima. O lote precisa ser regularizado junto ao Registro de Imóveis, sem qualquer restrição na matrícula imobiliária e os tributos com pagamento em dia. Para ter certeza de que tudo está em ordem, procure solicitar uma certidão no cartório.


Entre esses critérios estão:

 

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter comprovante de renda mensal;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Contratar os serviços de seguro oferecidos pela instituição. 


Além disso, o comprador não pode ter seu nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Instituições financeiras sempre recusam o crédito para pessoas que não cumprem suas obrigações dentro do prazo estipulado, afinal, essa é a garantia dos bancos de que o cliente se comprometerá a pagar as parcelas em dia. 


Qual a diferença desse tipo de financiamento?


Pagamentos


Após solicitado crédito à uma instituição financeira de sua confiança e depois de receber os valores, o cliente poderá comprar o terreno à vista. No entanto, ele terá que devolver essa quantia com pagamentos mensais de acordo com a data estipulada no contrato. As prestações poderão ser quitadas em até 10 anos, não em 35 como costuma ser nos financiamentos de casas ou apartamentos. 


Juros


Em certas situações, os juros cobrados pelo financiamento de um terreno podem ser mais caros. A taxa para financiar uma casa já edificada, por exemplo, chega a 12% ao ano, ao passo que a compra de um lote urbano pode variar entre 9%, 10%, 11%, 12% e assim por diante. Ela vai variar de acordo com o valor da entrada e a negociação entre as partes envolvidas. 


Limite de crédito


Embora seja possível identificar semelhanças nas operações, os tipos de financiamentos são diferentes. O limite do crédito é indicado pela instituição financeira, sendo que em certos casos algumas aceitam comprometer somente 20% dos rendimentos líquidos da família envolvida, enquanto na compra de imóveis prontos a limitação é de 30%. Haverá, ainda, a incidência de Imposto sobre Operações Financeiras. 


Agora que você já sabe como financiar um terreno, a Nova Época Imóveis espera tornar esse processo mais tranquilo e fácil. Não se esqueça, caso você esteja procurando um terreno ou imóvel, fale com um dos nossos corretores, eles estão aqui para ajudar a facilitar a realização desse sonho!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":