Flex Stay: entenda mais sobre esse novo tipo de moradia que chegou para ocupar uma lacuna no mercado imobiliário

11/08/2023min de leitura

Atualmente é cada vez mais comum uma percepção do cliente que não se encaixa nem na definição clássica de um hóspede, nem na de um inquilino. Desse modo, não é por acaso que o conceito de Flex Stay está ganhando cada vez mais visibilidade e chamando a atenção de quem quer investir em um imóvel de temporada. Isso porque, com o dinamismo da rotina cada vez maior, muitas pessoas não conseguem ficar muito tempo em um espaço. 


Você já ouviu falar de short stay?  Também conhecido como aluguel de curta duração, o short stay é a soma da praticidade do hotel com o acolhimento de uma casa. Mas, afinal, o que é o flex stay? Traduzido para o termo estadia ou locação flexível, esse tipo de moradia conta com muito potencial a ser explorado e está chamando a atenção de quem quer investir em um imóvel de temporada, ou seja, por um curto período. 


Ficou curioso para conhecer essa nova tendência que está tomando conta do mercado imobiliário? A Nova Época Imóveis trouxe esse post com tudo o que você precisa saber do assunto, explicando o conceito dessa nova tendência, como funciona e porque ela chegou para ficar. Para conhecer mais do mercado imobiliário não deixe de acompanhar nosso blog


Afinal, qual o conceito de flex stay? 


O conceito de flex stay ou aluguel flexível é um novo formato de moradia que permite que o cliente ocupe um imóvel sem as dores de cabeça comuns do modelo tradicional. Entre as facilidades que ela traz, estão poder entrar e desocupar o imóvel com a liberdade de escolha na data, ter o agrupamento de despesas em pacotes, serviços embarcados e possibilidade de utilização do cartão de crédito. Esses diferenciais são muito valorizados atualmente por uma parcela do público que não é atendida. 


Enquanto isso, também existem investidores que estão de olho na rentabilidade desses formatos, afinal, o aluguel tradicional tem sofrido para competir com as aplicações de renda fixa em tempos de juros altos. Por isso, um novo e mais flexível formato é a solução ideal para conquistar novos clientes. 


Entenda como o short stay e o flex stay atendem um novo perfil de cliente


Para um cliente que está viajando de férias e procura uma hospedagem para estadias curtas, as pousadas, os hotéis e os AirBnB são a solução ideal. Já para quem procura uma estadia mais longa, uma boa opção é a locação tradicional e seus contratos de longo prazo. No entanto, o mercado de imóveis possui um vazio entre essas opções, que está se fazendo necessário. 


Um número cada vez mais expressivo de pessoas vive em constante transição, se deslocando entre diferentes cidades e trabalhos, por exemplo. Porém, esse estilo de vida não é muito bem contemplado pelos formatos tradicionais de moradia. Cada vez mais vemos uma crescente de clientes que não se encaixam no perfil clássico de um hóspede ou de um inquilino. 


Com isso, o mercado apresenta um vazio de soluções para quem procura um imóvel por 3 meses em determinada cidade, para avaliar se pretende de fato se mudar para lá. Existem, ainda, os casos de pessoas que estão em uma cidade para um tratamento de saúde ou aguardando o resultado de um concurso. Como podemos perceber, são várias as situações em que o cliente não se encaixa na definição clássica de um hóspede ou de um inquilino. 


Esse tipo de cliente deseja residir no local por um período curto de tempo, mas resolver tudo com a facilidade de um cartão de crédito e podendo ficar longe de preocupações como vistoria ou pintura. 


Flex Stay e as novas necessidades alavancadas nos últimos anos


Um movimento que cresceu muito depois da pandemia do Covid-19  foi o surgimento dos nômades digitais. Eles são profissionais que podem exercer o trabalho de maneira remota, seja em home office ou anywhere office, formatos em que o profissional necessita somente de um espaço para trabalhar e conexão com a internet. 


Como podemos perceber, os hábitos do consumidor mudaram muito e a moradia flexível está em uma trajetória cada vez mais ascendente. Muitas pessoas não têm interesse ou condições de comprar um imóvel, mas precisa de um lugar. Logo, preferem investir mensalmente em estadias flexíveis, que abre muitas portas não só para os clientes, mas também para as imobiliárias. 


Nesse cenário, o investidor imobiliário passou a enxergar o short stay como uma forma de rentabilizar mais o imóvel, motivo pelo qual incorporadoras passaram a desenvolver imóveis para esse tipo de formato. 


Entenda como funciona o flex stay


O flex stay é um novo formato de alugar imóveis já mobiliados e decorados por temporada, onde você tem dias pré-definidos e pagamento antecipado via cartão de crédito. Cada vez mais têm sido criados empreendimentos pensados exclusivamente para esse tipo de serviço, principalmente em regiões próximas ao transporte público. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do nosso post e entendido melhor dessa nova tendência do mercado imobiliário. Se você quer conhecer mais sobre o mercado imobiliário, suas vertentes e receber as melhores dicas, não deixe de acompanhar nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":