Fundos DI: entenda quais são e como funcionam

15/09/2023min de leitura

Você já ouviu falar dos fundos DI? Eles são velhos conhecidos dos brasileiros, pois todos os bancos e corretoras oferecem ao menos uma opção deles para os investidores. Sendo considerado uma das melhores alternativas quando a poupança tem baixos rendimentos, esses fundos são conhecidos por serem mais rentáveis e seguros, rendendo conforme a variação do Certificado de Depósito Interbancário ou da taxa Selic. Além disso, os fundos DI também ajudam os clientes a criarem uma reserva de emergência.


Os fundos DI ainda permitem que o dinheiro seja sacado sempre que o cliente quiser ou precisar da reserva de emergência, uma vez que possui liquidez diária. Essa é vista como uma das principais vantagens desse tipo de investimento para quem necessita retirar dinheiro com frequência, especialmente se essa necessidade for a compra de um imóvel. Mas, afinal, será que ele é suficiente para quem quer ver as economias crescerem e se multiplicarem?


Se você está interessado em investir em fundos de investimento, chegou ao lugar certo! Aqui a Nova Época Imóveis te explica o que são os fundos DI, como funcionam, como você pode investir nessa modalidade e quanto eles costumam render, assim, você pode avaliar se eles valem à pena no seu caso! Para mais conteúdos relevantes sobre o mercado imobiliário, decoração e investimentos, não deixe de acompanhar nosso blog!


O que são Fundos DI?


No geral, podemos definir os fundos DI (Fundos de Renda Fixa Referenciados DI) como fundos de investimento em títulos públicos e privados de baixo risco, nos quais é possível investir no mínimo 95% do patrimônio em Títulos do Tesouro, atrelados a taxa Selic e ao Certificado de Depósito Interbancário. Os fundos DI são muito conhecidos por serem investimentos mais seguros e com bom retorno financeiro. Além disso, eles são considerados conservadores. 


Conforme comentamos mais acima, os fundos DI são de renda fixa, considerada a melhor opção para investidores que preferem investimentos seguros, de alta liquidez e com rentabilidade superior à poupança. Ainda sobre sua rentabilidade, os títulos dos fundos DI têm lucratividade de 100% da taxa Selic, sendo a base de comparação o CDI, com o mesmo percentual. Dessa forma, os títulos comparados por um fundo DI vão render 100% do CDI. Ao serem descontados os custos com taxa de administração, que são em torno de 0,35% e 3,5%, o rendimento dos fundos fica entre 80% e 100% do CDI.


Para qual tipo de investidor os Fundos DI são mais indicados?


O investimento nesses tipos de fundos é altamente recomendado para quem deseja ficar com dinheiro sempre à disposição para fazer saques quando quiser, usar como reserva de emergência ou para projetos de família, como a compra de um imóvel, férias, reformas na casa, viagens, entre outros. Ou seja, é indicado para investidores iniciantes ou conservados, que tenham como foco o curto prazo e desejam manter distância de investimentos de risco. 


Além disso, os fundos DI também são indicados como uma ótima opção para investidores que tem dinheiro em CDBs de liquidez diária. É um tipo de investimento de baixo risco, conforme comentamos mais acima, pelo fato de boa parte do dinheiro ir para títulos públicos, considerados seguros pela garantia do governo federal. Outra vantagem do investimento nos fundos DI é a diversificação de carteira. 


Entre as desvantagens de investir nesses fundos, pode ser mencionada a falta de amparo do Fundo Garantidor de Crédito, que cobra o investimento em caso de quebra do banco. Outro ponto negativo é que não existe a possibilidade de o investidor escolher onde colocar seu dinheiro, essa escolha fica a critério do gestor do fundo. 


Como funcionam os Fundos DI?


Embora esteja entre as aplicações mais comuns e simples do mercado, o funcionamento básico de um fundo DI ainda é desconhecido por muitas pessoas. Essas carteiras costumam ter tributação que devem ser dominadas por quem tem intenção de aplicar. Por isso, listamos aqui como funcionam os fundos DI para facilitar na hora de você investir:


Rentabilidade


Conforme já sabemos, a rentabilidade dos fundos DI costuma acompanhar o desempenho da taxa do CDI. Com isso, geralmente fica um pouco abaixo do indicador, já que alguns custos são desconhecidos do resultado. O retorno dos fundos DI é próximo da remuneração de outros produtos de renda fixa, como os CDBs. Porém, do ponto de vista operacional, eles apesentam uma diferença importante em relação à poupança, outra aplicação muito comum para os brasileiros.


Os fundos DI têm rentabilidade diária, diferente da caderneta que tem rentabilidade mensal, e isso significa que todos os dias os administradores calculam quanto as aplicações da carteira renderam e creditam o valor no patrimônio. Mesmo aqueles investidores que aplicam e decidem sacar o dinheiro no dia seguinte recebem a remuneração equivalente ao curto período em que manteve o investimento. 


Para acompanhar o histórico de desempenho de um fundo DI, você só precisa buscar pela carteira nos sites da Comissão de Valores Mobiliários e da Anbima. Além disso, alguns documentos publicados pelos administradores e gestores também podem trazer esses dados, por isso, é importante ficar atento.


Liquidez


Um dos maiores atrativos dos fundos DI é que, no geral, eles costumam oferecer liquidez diária e, muitas vezes, até imediata. Isso significa que é possível solicitar resgates a qualquer momento, sem sofrer nenhuma perda de valor por conta da retirada do dinheiro. No entanto, ao investir nesses fundos, é importante conhecer os prazos com relação aos resgates para não ter surpresas! Você pode procurar informações sobre a data de conversão e de pagamento no regulamento da carteira.


No caso desse tipo de investimento, é comum que a data de conversão e de pagamento ocorra no prazo de um D+1, com isso, o valor das cotas usado como referencial para o pagamento do resgate será de um dia útil após a data que o resgate for solicitado. O cálculo e o pagamento também vão ocorrer no mesmo dia em que a retirada for pedida. Além disso, os fundos DI raramente preveem prazo de carência, ou seja, período mínimo no qual o investidor não pode pedir pelo resgate.


Tributação


No geral, os fundos DI costumam ser tributados da mesma forma que os fundos de renda fixa. Nele incidem dois impostos diferentes, o Imposto sobre Operações Financeiras e o Imposto de Renda. No entanto, o IOF é cobrado somente no caso do resgate realizado em menos de 30 dias a partir da data de aplicação. Nesses casos, a porcentagem sobre o rendimento pode variar de 96% a 0% dependendo do prazo. Já o IR incide sobre a rentabilidade de todos os fundos DI, mantendo ou não a aplicação por muito tempo.


Porém, durante o período de permanência na aplicação, existe um efeito direto sore o tamanho da porcentagem. Ou seja, quanto mais tempo o dinheiro permanecer investido, melhor. Esse tipo de fundo é dividido em dois grupos para efeitos de tributação, tendo os fundos de longo prazo com a carteira formada por título vencimento médio acima de um ano. Já no caso dos fundos de curto prazo, seus papéis têm vencimento mais curto, em média, abaixo de um ano. 


Como investir nos Fundos DI?


Para investir em fundos DI, é importante definir o perfil de investidor do cliente. Isso porque a instituição bancária precisa verificar o índice de tolerância ao risco de quem deseja investir nesses fundos, além dos seus objetivos financeiros, da necessidade de saques constantes e do prazo de investimento solicitado. 


Com tudo isso levado em consideração, o próximo passo é comparar os gastos e as rentabilidades dos fundos DI que existem no mercado, o que torna mais fácil a criação de uma conta em determinada corretora e a efetiva realização do investimento, transferindo o valor da conta-corrente para a conta da corretora escolhida. 


Como podemos perceber, assim como qualquer tipo de investimento, os fundos DI apresentam vantagens e desvantagens que devem ser consideradas antes de qualquer tomada de decisão. A Nova Época Imóveis espera que você tenha compreendido todas elas e tirado suas dúvidas. Não deixe de visitar nosso site e nossas redes sociais para conferir nossos imóveis!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":