Fundos Imobiliários (FIIs): entenda o que são e como funcionam

13/03/2024min de leitura

Atualmente, os fundos imobiliários (FIIs) estão entre os produtos de investimentos que mais atraem investidores nos últimos anos. Isto se deve por conta das suas principias vantagens: sua valorização, seus rendimentos isentos e a facilidade para comprar e vender. Para exemplificar essa afirmação, pesquisas apontam que hoje o número de investidores em fundos imobiliários está próximo de 2 milhões. 

Se você acompanha a Nova Época aqui pelo blog, já ouviu falar dos fundos imobiliários, afinal, não é a primeira vez que os mencionamos. Mas ficou interessado em conhecer melhor sobre o assunto? Então continue por aqui, pois falaremos sobre como funcionam os dividendos dos fundos imobiliários, o que a legislação diz sobre eles e quais os FIIs mais pagam rendimentos. Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para saber mais sobre o mercado de imóveis!

O que são os FIIs?

Fundos imobiliários ou FIIs são um tipo de fundo de investimento onde uma pessoa pode se aplicar em empreendimentos imobiliários, como hospitais, shoppings e prédios comerciais. Ativos relacionados, como CRIs, também entram nessa conta. Comprando cotas de FIIs você vira um dos “donos” do dito imóvel, recebendo rendimentos do aluguel. Esta é uma ótima opção para quem gostaria de fazer uma renda extra.

Como funcionam os FIIs?

Assim como qualquer gestora, as construtoras financiam suas obras, dividindo parte do imóvel em cotas deste fundo. Neste negócio, cada dono de cotas recebe um valor proporcional dos aluguéis, que se torna o rendimento do fundo. Além desse rendimento, os investidores podem ganhar vendendo as cotas por um preço mais alto, comparado ao preço que comprou. Agora, falaremos um pouco mais sobre os rendimentos dos FIIs.

Afinal, o que são os dividendos dos FIIs?

Os dividendos dos FIIs, também conhecidos como rendimentos, correspondem ao valor que os cotistas vão receber pela participação nos lucros do fundo investido. Por isso a maioria dos investidores desse fundo usam desses rendimentos para ganhar uma renda passiva. Eles são parecidos com os dividendos das ações. Por outros milhares de investidores participando desse fundo, seus riscos também ficam diluídos, tornando a aplicação mais segura.

Quando as empresas da Bolsa conferem o lucro de determinado período, eles também vão definir qual será o valor distribuído entre os proprietários das ações em forma de proventos. Com os FIIs é a mesma situação, ao final de um resultado, o fundo paga seus cotistas proporcionalmente ao número de cotas de cada um. É uma forma de receber aluguéis sem precisar ser dono do imóvel sozinho. 

Como funcionam os dividendos dos FIIs?

A distribuição de dividendos pelos FIIs é regulada pela Lei 9.779/99 e, segundo a legislação, a remuneração dos cotistas segue uma regra: o fundo deverá distribuir para seus cotistas, no mínimo, 95% dos lucros embolsados, que serão apurados segundo regime de caixa, com base em balanço ou balancete semestral encerrado em 30 de junho e 31 de dezembro de cada ano.

Logo, os FIIs são obrigados a dividir entre os cotistas praticamente todo o resultado líquido, ou seja, o que sobra após o pagamento de despesas e outras obrigações. Após contabilizar todas as receitas das vendas e dos aluguéis de imóveis, os CRIs e outros ativos nos quais investe, o FII paga suas despesas, que incluem salários, despesas administrativas, gastos com manutenção dos imóveis, entre outros. 

Com a porcentagem mínima que deve ser dada sendo 95%, fica na mão da administração decidir se vai seguir essa porcentagem regulamentar ou mais. Inclusive, é comum encontrar os FIIs que distribuem mais de 95% do resultado, principalmente quando eles se encontram em uma situação financeira confortável. O que não for usado para pagar os cotistas pode ser usado na expansão do patrimônio do fundo. 

A única situação em que o FII não segue essa regra é caso o resultado líquido seja negativo, ou seja, um prejuízo ou caso consiga a autorização especial para remunerar abaixo da obrigatoriedade dos 95%. 

O que é subscrição de FII?

Podemos concluir, depois da leitura do item cima, que as cotas de um fundo imobiliário nada mais são do que “fatias” do seu patrimônio total vendidas aos investidores. A primeira venda dessas cotas ocorre por meio de uma oferta pública na Bolsa, mas os FIIs costumam emitir novas cotas posteriormente ao lançamento, assim, captam mais recursos. Sempre que isso acontece, os atuais investidores terão o direito de adquirir cotas lançadas antes que sejam oferecidas ao público geral. 

O momento em que as novas cotas são emitidas, é o momento de subscrição, que proporciona ao investidor a chance de não ter sua atual participação no investimento reduzida. Porém, o percentual das primeiras cotas é reduzido no investimento quando o fundo faz uma nova emissão de cotas. Neste caso, exercer seu direito de subscrição pode ajudar a manter a atual participação e aproveitar algumas vantagens.

Os FIIs ficam sempre isentos de Imposto de Renda?

Afinal, quem investe nos fundos imobiliários fica isento de pagar o Imposto de Renda? Essa é uma pergunta comum e muito justa. A resposta é sim, os FIIs são isentos do Imposto de Renda. Logo, o investidor ganha mais uma vantagem para aplicar nesse tipo de ativo: sua rentabilidade não será reduzida pela tributação. Porém, mesmo com a isenção, você ainda precisa informar os rendimentos recebidos na declaração anual do IR. 

Gostou do nosso post? Conseguiu entender como funcionam os fundos imobiliários e como investir neles? Para lidar com o mercado imobiliário, é importante conhecê-lo bem a fundo. Por isso, não deixe de acompanhar a Nova Época Imóveis aqui pelo blog e em nossas redes sociais para conhecer nossos imóveis e mais informações sobre o setor imobiliário!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":