Gerenciador financeiro: entenda o que é e qual a sua importância

12/09/2023min de leitura

Se você acompanha o blog, está cansado de saber que a compra de um imóvel exige muita responsabilidade financeira, cuidado e organização. Para quem está procurando controlar os gastos e os ganhos, seja em um âmbito pessoal ou profissional, uma boa ferramenta para isso é o gerenciador financeiro. Ela pode ser usada em computadores, celulares e tablets para registrar o que entra e sai da conta. Além disso, você também pode criar gráficos sobre gastos mensais do usuário.


Pode-se dizer que essa ferramenta se trata de uma evolução do antigo método de anotar tudo em um papel. Com ela, o controle das finanças fica ao alcance dos dedos, a qualquer hora e em qualquer lugar, o que beneficiará tanto empresas quanto pessoas. Mais comumente usado por empresas, o gerenciador financeiro também pode ser uma grande ajuda se você está se preparando para uma compra de grande investimento, como a compra de um imóvel, ou se você está se planejando para viajar e precisa de um grande capital, por exemplo.


Independentemente do motivo que você escolherá usar essa ferramenta, ela vai se mostrar importante em muitos momentos da vida, especialmente quando o momento inclui a compra de um imóvel. Para te ajudar a compreender como de fato funciona o gerenciador financeiro e quais as suas vantagens, a Nova Época Imóvel preparou esse post para esclarecer tudo sobre o assunto! Para mais assuntos importantes sobre o mercado imobiliário ou se você gostaria de conhecer nossos imóveis, não deixe de nos seguir nas redes sociais!


O que é o gerenciador financeiro?


O gerenciador financeiro nada mais é do que uma ferramenta, mais especificamente um software, que permite o responsável pelas finanças, seja ele uma pessoa ou uma empresa, o controle financeiro online e completo de maneira unificada. Com ela, é possível administrar todas as atividades, além de acompanhar o fluxo de caixa de qualquer lugar. 


Com essa ferramenta, fica mais fácil se ter um controle de gastos mais efetivo, além de ter acesso a relatórios completos das atividades em andamento. Isso ajudará a identificar as áreas da sua vida que mais demandam sua atenção e facilita sua tomada de decisão, como onde cortar gastos, por exemplo. 


Qual a importância de um gerenciador financeiro?


Usar planilhas como um tipo de administrador financeiro também é uma boa ideia, porém, na prática do dia a dia, pode não ser a mais adequada. Como os gerenciadores também funcionam em celulares e tablets, o controle de gastos se torna mais fácil de ser feito e é muito mais acessível. Existem três tipos básicos de gerenciadores financeiros, alguns com versão gratuita, outros pagos, porém, em ambos os casos ele mostra como o dinheiro flui pela conta de forma detalhada e concreta.


Com isso, é possível ter uma noção melhor de como lidamos com ele e como podemos fazê-lo render mais. Além disso, também existem os gerenciadores financeiros, tanto pessoal quanto empresarial, oferecidos por bancos e instituições financeiras. Os métodos vão variar de acordo com cada aplicativo, mas existem características em comum, como locais onde se notam os gastos, os ganhos e a data de ocorrência.


Quais as vantagens de um gerenciador financeiro?


Uma das maiores vantagens de ter um gerenciador financeiro, especialmente no celular, é que com ele acessível você pode anotar seus gastos diários de maneira individual para um melhor controle financeiro da sua conta. O aplicativo registrará os valores e classificará em categorias. Se você escolher usar um papel para descrever os itens comprados, as categorias informacionais e os valores, certamente o trabalho será mais complexo. 


Por conta disso, a ferramenta facilita nossa vida na hora da organização dos gastos financeiros, além de gerar dados sobre nosso hábito de consumo. No entanto, essas não são as únicas vantagens de ter um gerenciador financeiros. A seguir vamos listar algumas:


Precisão das informações


Uma das principais funcionalidades do gerenciador financeiro é a precisão das informações. Ele é capaz de reunir todos os dados financeiros tanto de entrada quanto de saída de dinheiro, realizando cálculos mais precisos do que se fossem feitos à mão. Com isso, é mais fácil observar o fluxo de dinheiro da semana ou do mês, dependendo do seu objetivo.


Por isso, é importante não se esquecer de anotar todos os gastos ou ganhos de dinheiro no gerenciador, da menor compra às compras mensais, todas precisam ser registradas para que o gerenciador realize sua função. Essas informações vão ser muito importantes para se chegar a um planejamento financeiro a longo prazo, por exemplo.


Segurança


Outra grande vantagem do gerenciador é a segurança. Isso porque a perda dos dados financeiros em qualquer cenário é o pior pesadelo de qualquer pessoa. Por conta disso, diferente das ferramentas convencionais, como as planilhas e o bloco de notas, o gerenciador é um software que faz backup das suas informações.


Além disso, a ferramenta também te dá a opção de guardar todos os dados em uma janela confidencial com criptografia, o que aumenta ainda mais a segurança das suas informações financeiras. Isso evitará acessos indevidos por parte de outras pessoas, ajudando a manter o seu sigilo.


Mobilidade e centralização de dados


O gerenciador financeiro também oferece mobilidade, outra vantagem especialmente nos dias atuais, onde o critério mais considerado é se uma ferramenta pode ser usada e baixada no celular, sendo outra grande vantagem dessa ferramenta. Isso porque, dessa forma, é possível usá-la em todo lugar, no celular, no tablet ou no computador. 


Além disso, o gerenciador financeiro une todas as suas informações financeiras mais importantes em um único lugar, o que permite que você movimente as suas contas bancárias de qualquer ponto. Também é possível importar, gerar e faturar dados, aplicar em investimentos e até mesmo emitir relatórios. 


Deu para perceber que ter um gerenciador financeiro pode ser de grande ajuda se você está tentando controlar gastos e economizar para a compra de um imóvel novo, não é? A Nova Época Imóveis está aqui para tornar sua vida mais fácil e, com isso, esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o assunto. Para mais temas importantes sobre o mercado imobiliário não deixe de acompanhar nosso blog!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":